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5 características que definem líderes de TI

5 características que definem líderes de TI

O desempenho de qualquer equipe é um reflexo direto de seu líder, e no caso do setor de TI essa ideia ganha um significado ainda mais importante. Por se tratar do time que vai trabalhar em alguns dos aspectos mais importantes e, por vezes, sigilosos da empresa, é realmente necessário ter uma performance de alto nível. Mas quais são as características essenciais para bons líderes de TI?

Separamos algumas delas e vamos explicar como cada uma afeta esse profissional e a equipe sob sua supervisão. Confira!

Ser positivo diante de problemas

Problemas surgem o tempo todo, especialmente ao lidar com tecnologia. Mas é o modo de lidar com essas dificuldades que pode impactar todo o time. Como líder, procure ser positivo diante de qualquer problema para que os demais colaboradores também se sintam motivados a fazer o mesmo.

Quando a pessoa no comando expressa negatividade, é mais provável que o restante do grupo já não trabalhe mais com tanta vontade de reverter a situação. Por outro lado, se continuar otimista e se esforçar ao máximo, eles serão contagiados e é mais provável que resolvam a questão.

Mostrar confiança na equipe

Outra questão importante é não querer resolver tudo sozinho. Aquele pensamento de que “se quer algo bem-feito, faça você mesmo” simplesmente não se aplica aqui. É verdade que pode ser difícil resistir à tentação de mostrar todo o seu conhecimento, mas lembre-se de que o papel do líder é extrair o máximo dos colaboradores, e isso só poderá ser feito se tiver confiança neles — e vice-versa.

O melhor modo de fazer isso é delegar funções e tarefas importantes aos membros e deixar que eles decidam qual o melhor modo de trabalhar nelas. Então, coloque-se à disposição para ajudar, respondendo dúvidas ou dando sugestões pontuais.

Servir de mentor para os colaboradores

Uma das atribuições mais difíceis de um gestor é passar seu conhecimento a outros de maneira simples, prática e útil para o momento sem atrapalhar o fluxo de trabalho ou dar a impressão de que está apenas se exibindo. Servir como mentor é uma boa forma de conseguir isso.

Tire tempo para conversar com cada profissional da sua equipe, saber suas dificuldades, aspirações, habilidades mais destacadas e como eles esperam contribuir para a empresa. Depois de ouvir com atenção, dê conselhos práticos e ajude-os a melhorar as deficiências. Tudo isso vai ser bom, especialmente em médio e longo prazo.

Ser rápido nos diagnósticos

Já que cabe ao líder decidir como as atividades serão abordadas e quem trabalhará nelas, é preciso que o diagnóstico das situações seja rápido para que não se perca tempo precioso na hora de completar o serviço. Se isso acontecer, você perderá também o moral diante dos liderados.

Esforce-se para identificar rápido os problemas e pensar em soluções adequadas para eles, pois assim seu time terá mais confiança nas orientações dadas e fará o serviço com mais eficiência.

Ouvir o que outros têm a dizer

Um bom líder de TI não precisa saber de tudo, mas precisa ter humildade suficiente para ouvir o que outros têm a dizer — e perguntar quando tiver dúvidas. Esse tipo de comportamento, ao contrário do que alguns pensam, não demonstra fraqueza ou falta de preparo. Muito pelo contrário: isso indica que você é um profissional de mente aberta, que não vai hesitar em dar espaço para um colega de equipe se isso for benéfico para cumprir os objetivos propostos.

Com esses pontos em mente, vemos que são várias as características que formam bons líderes de TI. Seguindo esses pontos, você terá mais condições de levar a equipe na direção correta e conquistar os objetivos definidos com mais facilidade. Além disso, ganhará o respeito de todos e criará uma cultura colaborativa mais forte, essencial para o sucesso da empresa.

E você, o que acha crucial para um bom gestor? Como são as relações de liderança na sua equipe? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!