Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

5 ferramentas essenciais para gerenciamento de TI

5 ferramentas essenciais para gerenciamento de TI

Se você é um profissional que trabalha com gerenciamento de TI, certamente tem de exercer na empresa tarefas que vão além das atividades de tecnologia da informação. Afinal, atuando como gestor é necessário que você tenha noções de planejamento e outras atividades relacionadas à administração.

Para que você possa realizar seu trabalho com mais facilidade e crescer ainda mais na empresa, preparamos este post com 5 ferramentas essenciais para o gerenciamento de TI. Ficou curioso? Então continue lendo e conheça as ferramentas!

PM Survey

Realizado pelo Project Management Institute (PMI), o PM Survey é uma pesquisa anual que traz informações sobre gestão de empresas de tecnologia de diversas partes do mundo. São abordadas questões relacionadas ao gerenciamento de projetos.

Lendo os relatórios você conseguirá ter uma noção de como está o mercado na concorrência e até mesmo poderá buscar inspiração nas gigantes para melhorar o desempenho de sua equipe.

Xmind

Você já ouviu falar em mapa mental? Trata-se de um diagrama de fácil edição em que você pode fazer representações e explorar a criatividade para a elaboração de um trabalho específico.

Uma boa ferramenta para desenvolver mapas mentais na web é o Xmind, que possui código aberto para a elaboração dos diagramas. Além disso, ele possibilita a exportação do trabalho para arquivos em PDF, de Word e de PowerPoint, facilitando o compartilhamento com outras pessoas.

LastPass

É comum que quem trabalhe com gerenciamento de TI tenha acesso a muitas senhas e, além disso, tenha que manejar diversos recursos que não são liberados a todas pessoas nos sistemas.

Para facilitar a geração e proteção de suas senhas, você precisa conhecer o LastPass, uma ferramenta que permite que você crie uma senha mestra para ter acesso a outras senhas. Assim, você não precisará guardar uma série de códigos complexos na cabeça e seus arquivos estarão bem protegidos.

Prezi

Nas reuniões de apresentações de projetos é comum utilizar o PowerPoint, não é mesmo? Mas que tal trazer mais dinamismo para suas explanações? Com o Prezi é possível criar apresentações muito mais interativas e interessantes.

No Prezi você não precisará se limitar ao formato retangular dos slides do PowerPoint, por exemplo. Certamente é uma excelente forma de impressionar seus superiores, apresentando relatórios e estatísticas de seu setor em um formato muito mais interessante.

EverNote

O EverNote é uma ferramenta que também pode ser muito interessante para os gestores de TI. Com o programa é possível capturar arquivos em qualquer local e armazená-los em um único lugar.

A ferramenta é ideal para quando você está em momentos de lazer ou fora da empresa e tem aquela ideia genial para um projeto que está desenvolvendo. Assim, é possível registrá-la em seu smartphone, por exemplo, e no dia seguinte ter acesso à nota no projeto que está em desenvolvimento.

E você, já conhecia essas ferramentas para gerenciamento de TI? Ficou interessado em experimentar alguma no seu ambiente de trabalho? Conte para a gente no espaço de comentários! Compartilhe também outras sugestões de ferramentas com os nossos leitores!