Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

5 mitos e verdades sobre backup em nuvem que você precisa conhecer

Na era tecnológica em que vivemos, uma série de ferramentas surgem para facilitar o nosso dia a dia. Dentre elas, destaca-se uma que vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no meio corporativo, quanto no meio doméstico: o backup em nuvem.

É fácil explicar a popularidade desse tipo de serviço. Afinal de contas, ele nos permitiu dar adeus aos dispositivos de armazenamentos físicos, tão utilizados anteriormente para guardar informações importantes, como discos rígidos externos, CDs e pendrives.

Uma das vantagens mais evidentes dessa troca é que o usuário pode acessar os dados armazenados de qualquer local com internet, desde que esteja conectado ao aparelho.

Mas a verdade seja dita: diversas dúvidas ainda pairam em torno da tecnologia. É por isso que, no texto de hoje, vamos mostrar 5 mitos e verdades sobre backup em nuvem que você precisa conhecer. Confira a seguir!

1. Mito: dados ficam inseguros

Uma das coisas que podem afetar a decisão do usuário de aderir à tecnologia tem relação com a segurança dos dados. Tal preocupação é extremamente normal, já que ao armazenar informações valiosas, o mínimo que se espera é que elas estejam seguras em um local sem falhas.

No caso do backup em nuvem, o usuário pode ficar despreocupado, pois a segurança da criptografia desse tipo de tecnologia é de alto nível. Além disso, a chave de acesso aos dados é exclusiva para cada cliente, o qual se torna o único detentor dessa informação.

2. Mito: serviço fica indisponível

Um mito sobre o backup em nuvem diz que o serviço fica indisponível em algumas situações, o que inviabiliza o acesso aos dados. Para evitar esse tipo de problema, o mais indicado é usar diferentes provedores de nuvens, mesclando o armazenamento em nuvens privadas e públicas ao mesmo tempo.

3. Verdade: baixo custo

Uma das grandes vantagens do backup em nuvem é o baixo custo da tecnologia, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, por se tratar de um serviço pago. Algumas empresas, inclusive, deixam de contratar o serviço por acreditar que o valor seja inviável, especialmente no caso das pequenas organizações.

O baixo custo se deve à popularidade do backup em nuvem, o que faz com que cada vez mais empresas ofereçam o serviço e, consequentemente, o custo-benefício se torne cada vez menor.

4. Verdade: simplicidade

Se você associa o backup em nuvem a uma tecnologia avançada, complicada de utilizar e instalar, esqueça essa ideia. Isso porque com o crescente aumento da popularidade do serviço, não é mais preciso ser um especialista para configurar a ferramenta.

Nesse sentido, o backup em nuvem deixou de ser utilizado somente pelas grandes empresas, as quais contam com uma equipe de TI capacitada para o serviço. Atualmente, qualquer usuário doméstico pode adquirir a tecnologia, realizar a configuração e começar a usar o serviço sem maiores dificuldades.

5. Verdade: é ideal para pequenas empresas

Se o backup em nuvem pode ser facilmente utilizado por usuários domésticos, isso significa que as pequenas empresas também podem tirar grande proveito dessa tecnologia.

Afinal, como dito anteriormente, não é necessária uma equipe treinada para configurar o serviço e o custo-benefício é excelente, o que o torna viável para qualquer tipo de empreendimento.

Se você gostou deste texto, confira outros conteúdos e descubra mais sobre as soluções que oferecemos para você e para a sua empresa!