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6 atitudes de um bom gerente de TI

Uma equipe só alcança o sucesso se tiver a sua frente um bom líder. Isso também vale para o setor de TI. Além de reunir características específicas, um bom gerente de TI precisa ter certas atitudes para motivar e fazer com que seus liderados atinjam as expectativas da empresa. No post de hoje elencamos seis condutas para que você tenha um bom desempenho nesse papel. Confira!

Deixe claro o papel de líder

Para que você tenha respeito perante sua equipe, é necessário deixar claro o papel de líder, principalmente no setor de TI, que é formado principalmente por pessoas mais jovens e que talvez ainda não estejam acostumadas com as hierarquias organizacionais.

Deixar claro o papel de líder não quer dizer que você deve ser um chefe arrogante e que só sabe mandar em todo mundo. É preciso exercer um papel de amigo e conselheiro de seus liderados.

Também é necessário esclarecer nas reuniões que você está sempre à disposição para o esclarecimento de dúvidas relacionadas às atividades do setor e que está ali para ajudar a organizar tudo e fazer com que o trabalho flua corretamente — e não para dar ordens.

Dê bons exemplos

Se você quer ser um gerente de TI de sucesso, precisa ter consciência de que precisa dar bons exemplos para sua equipe. No caso de você exigir que os colaboradores não se atrasem no horário de trabalho, por exemplo, procure sempre cumprir seu horário correto.

Também é importante que você pregue uma comunicação aberta, evitando problemas por falta de conversa ou informação. Outro bom exemplo que cabe em qualquer organização é o respeito por outros setores da empresa. Evite falar mal do setor de RH ou de comunicação na frente de seus colaboradores, por exemplo.

Comunique-se bem

A comunicação é muito importante nas empresas, sobretudo no setor de TI, onde qualquer detalhe que passar despercebido em uma atividade pode causar um grande problema ou retrabalho.

É melhor pecar pelo excesso do que pela falta de comunicação, por isso sempre informe aos colaboradores todos os detalhes da tarefa. Além da comunicação verbal, você pode também fazer um registro por e-mail. Só tome cuidado para não se tornar chato e repetitivo.

Saiba ouvir

Um líder precisa saber ouvir sua equipe. Se durante um processo ocorrerem erros ou falhas, tente manter um diálogo saudável com sua equipe. Explique que a ideia da conversa não é apontar culpados e sim descobrir o que aconteceu para que o erro não se repita.

Demonstre interesse na equipe

Para ter um relacionamento bom com a equipe é necessário que o gerente demonstre interesse. Por isso é sempre bom conversar sobre as expectativas de cada um dentro da organização, bem como deixá-los à vontade para sugerir melhorias no setor.

Nunca deixa de se qualificar

Para ser um bom gerente de TI é necessário estar se qualificando sempre, afinal essa área é muito volúvel e as novidades acontecem quase que diariamente. Leia muito, estude e acompanhe sites com notícias sobre tecnologia para que você esteja em qualificação constante.

Ser um gerente de TI não é uma tarefa das mais fáceis e exige muito esforço e dedicação, mas nós acreditamos no seu potencial e sabemos que você conseguirá exercer a atividade com maestria. Tem mais alguma dica para compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

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