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6 erros de gestão de segurança da informação que sua equipe de TI não deve cometer

6 erros de gestão de segurança da informação que sua equipe de TI não deve cometer

Em uma época em que a informação vale ouro, uma empresa deve assegurar ao máximo a segurança de seus dados. Se a organização não proceder dessa forma, corre sérios riscos de comprometer suas atividades e até mesmo sua existência: os erros de gestão de segurança da informação podem, sim, te levar à falência.

Conheça alguns dos principais e veja em que você e sua equipe de TI precisam manter o foco:

Considerar os gastos com segurança como despesas desnecessárias

É claro que o gestor tem custos para implementar um sistema de segurança na empresa, mas isso não deve ser considerado como uma mera despesa, e sim como algo que trará retorno real para a organização. Visando resguardar suas informações e proteger seus dados, investir em TI, é um meio de evitar sérios prejuízos financeiros, cujo montante poderá ser muito superior aos gastos que se teria na instalação do sistema de segurança apropriado.

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Privilegiar o acesso de alguns funcionários em excesso

Uma boa politica aliada a uma solução especializada em segurança deve limitar e definir o acesso de usuários a certas informações. A utilização de senhas é um dos principais meios de defesa. Outra forma de evitar a invasão de privacidade é estabelecer a entrada no sistema de acordo com a função que cada funcionário desempenha, ou seja, cada um só acessará as informações pertinentes ao seu setor de trabalho. É obrigatório ter muita cautela com invasões externas, dando mais garantia ao transitar informações corporativas na rede e sempre vasculhar à procura de vírus e softwares mal-intencionados.

Não ter controle sobre as alterações do sistema

Com as constantes inovações e o próprio caráter dinâmico das empresas modernas, é natural que haja alterações constantes no sistema de TI. Porém, é fundamental que tais mudanças sejam devidamente registradas para impedir erros por falta de documentação suficiente ou de notificação aos outros funcionários. Toda mudança ocorrida no âmbito interno deve ser gravada e repassada, principalmente aquelas relacionadas ao desligamento ou remanejamento de um funcionário. Isso deve ser registrado, arquivado, notificado e, se for o caso, apagado para garantir a segurança e a produtividade da empresa — alterações não documentadas no sistema podem afetar a proteção dos dados, causando erros críticos e vulnerabilidades.

Falhar na conscientização dos funcionários

Entre os erros de gestão de segurança da informação, é comum a falta de cooperação por parte daqueles que trabalham em uma empresa. Para garantir a eficiência do controle da TI, é preciso que todos aceitem o sistema de segurança e trabalhem em conformidade com ele. Se cada um compreender que a exigência do uso de senhas, por exemplo, é uma prerrogativa para acessar determinadas informações, ele estará contribuindo para preservar dados sigilosos do qual dependem o crescimento da empresa e a segurança de seu próprio emprego.

Não acompanhar a evolução dos sistemas de segurança

Como tudo evolui, é preciso que a empresa também acompanhe o desenvolvimento da TI, atualizando seus sistemas de segurança com as novas tecnologias e softwares. É preciso fazer adaptações conforme as necessidades e isso exige uma análise meticulosa dos diversos setores da empresa, de como eles vêm se comportando e as suas principais vulnerabilidades.

Desconsiderar a auditoria de segurança da TI

É preciso que o sistema de TI desenvolva a sua própria auditoria de segurança mais específica, chamada de gerenciamento de risco. Recomenda-se aplicar essa prática uma vez por ano, porém, investir em uma auditoria de segurança regular é fundamental, buscando definir questões sobre a responsabilidade individual, mudanças ocorridas e consequências das atividades (veja em nosso post como sobreviver a uma auditoria de TI).

Quais são os principais erros de gestão de segurança da informação em sua empresa? Você tem obtido êxito em controlar o acesso às informações, atualizar as mudanças tecnológicas e fazer as alterações necessárias? Compartilhe suas dúvidas e opiniões sobre o assunto!