Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

8 Filmes que profissionais de T.I. deveriam assistir

8 Filmes que profissionais de T.I. deveriam assistir

Para todos amantes de T.I. e amantes e de cinema indico alguns filmes que possam acrescentar mais conhecimento:

O Poderoso Chefão (1972): Nada melhor do que começar com um clássico que dá início à famosa trilogia que mostra a trajetória da família Corleone e seus negócios ilícitos. Os filmes nos mostram as vantagens e desvantagens de um empreendimento em família, nos ensinam como é importante construir uma comunidade a sua volta, pois não vivemos sozinhos, e também que se deixar levar para o lado emocional não é uma opção viável e que ser decisivo pode mudar o rumo no seu ambiente de trabalho.

The Net – A Rede (1995): Angela Bennett (Sandra Bullock) é uma especialista em corrigir sistemas de informática que recebe um disquete que revelador dos segredos do governo. Para protege-la, um esquema é criado com a finalidade de mudar seu nome e seu passado. Eu indico esse filme pois é um dos primeiros a tratar o tema Hacker, que na época era um assunto pouco difundido. É uma boa pedida pra quem prefere um suspense, e serve de ensinamento para os curiosos incuráveis.

Pirates of Silicon Valley – Piratas do Vale do Silício (1999): Mostra como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois, além das estratégias que utilizaram para criar suas respectivas empresas. É um filme bem interessante que destaca a ambição dos protagonistas: serem reconhecidos e bem sucedidos profissionalmente.

Anti Trust – Ameaça Virtual (2001): Um jovem gênio da informática vê seus sonhos se tornarem realidade quando recebe um convite para trabalhar na empresa de seu ídolo. Porém, ele logo descobre que a empresa e seu chefe possuem ligações ilegais, que ferem as leis americanas de antitruste. Com Ryan Phillippe, Claire Forlani, Rachael Leigh Cook e Tim Robbins. O filme questiona e critica valores e assuntos ligados à informática, como as gigantes da computação, a ganância, o monopólio, a imagem, a disputa pelo poder. E mostra, com pitadas de exagero, o mundo e o submundo da programação.

“O lobo de Wall Street” (2013): Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um jovem que procura em Nova Iorque o sucesso profissional. Consegue trabalho numa empresa cotada em bolsa, mas o “crash” da “segunda-feira negra” faz com que ele perca o emprego, obrigando-o a traçar um plano B. Juntamente com um amigo, decide abrir a sua própria firma, a Stratton Oakmont, que vai funcionar como plataforma para a sua ambição tão desmedida. Bom, a indicação desse filme veio por vários motivos, um deles é a força motivacional que ele causa em quem o assiste. É quase inevitável você terminar o filme e não desejar sair vendendo algo ou querer tomar os rumos da sua empresa. Esse presente cinematográfico nos mostra como é importante uma boa oratória e poder de liderança.

Jobs (2013): De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.

Tenho que admitir que o filme foi um certo fracasso de bilheteria e crítica, mas por que então coloquei ele aqui? É inegável o poder que a figura de Jobs tem sobre os empreendedores de todo o mundo e isso é bem colocado no filme, além de fazer um belo apanhado da sua vida.

TPB:AFK(2013): é um documentário sobre a vida dos três fundadores do site de compartilhamento de arquivos, The Pirate Bay. É muito bom agregar conhecimento sobre o que você usa, ainda mais quando é sobre um dos maiores sites para baixar arquivos pirada. É um documentário muito interessante e você não vai correr o risco de ficar insatisfeito após o termino dele.

Downloaded(2013): esse é outro documentário que indico para vocês, e neste caso, é sobre O Napster, outro serviço pioneiro no compartilhamento de arquivos na internet. O filme relata a jornada do Napster desde o nascimento, em 1998, até a sua venda à Rhapsody, loja de música online, em 2011. Na trajetória será possível acompanhar mais detalhes da briga do Napster com a indústria da música e como ele perdeu audiência para outros serviços como iTunes e Spotify

Atualização 15-05-2017

Confiram o artigo sobre a serie Silicon Valley.