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A comunicação como diferencial competitivo

A comunicação como diferencial competitivo

A estratégia de comunicação é um dos meios mais eficazes para se desenvolver uma vantagem competitiva distinta para uma organização no mercado. O problema é que muitos gestores e empreendedores não sabem como fazer isso funcionar na sua empresa e em consonância com a equipe. É importante ser assertivo na sua comunicação e saber cada vez mais como expressar as ideias, não só para acelerar a realização das tarefas e processos internos, sem deslizes ou deficiências de compreensão e entrosamento, mas também para ampliar a produtividade do grupo.

Você acha que a comunicação é um ponto forte de seu negócio? Veja como esse fator pode ser estimulado e se tornar um elemento decisivo para sua cultura corporativa e o sucesso da sua empresa no mercado!

Alguns elementos para a boa comunicação

Ser assertivo e assegurar se foi bem compreendido não significa ser agressivo ou rude, provocando constrangimentos em seus colaboradores. É essencial ter assertividade, mas fazê-lo da forma adequada, com clareza e educação. Na comunicação eficaz, há muitos elementos que colaboram para a boa compreensão, transparência e franqueza, mas alguns são fundamentais:

Boa escuta

Procure entender o que as pessoas estão lhe dizendo em vez de só distribuir ordens — você está falando com alguém, o que significa uma via de mão dupla;

Compreensão de sua audiência

Como você pressupõe que sua audiência vai entender bem o que você tem a dizer? É importante estudar bem seu time de trabalho e as diferenças entre as pessoas que o compõem para desenvolver o discurso mais acertado para a equipe como um todo;

Contexto

Avalie a situação em que a conversa ou reunião se inclui: onde as pessoas estão, qual é o tema e a ocasião;

Mutualidade

As pessoas com quem você está conversando estão realmente interessadas no que você tem a dizer ou estão educadamente tentando fugir dali? É necessário criar conforto e bem-estar, mesmo para as conversas mais difíceis, e fisgar a atenção do outro;

Clareza

Fuja das ambiguidades e articule seus pontos claramente. Depois de falar, examine se as pessoas entenderam o que explicou ou solicitou. Confirme se os colaboradores não interpretaram mal o que foi dito e, ao final, resuma todos os itens abordados — uma boa ideia é fazer isso em forma de lista.

Evite os erros de idioma nos textos escritos

É importante fazer uma boa revisão do texto que vai ser passado para o setor ou a funcionários específicos para que não existam erros de português nem expressões confusas ou imprecisas. Os erros gramaticais, a prolixidade ou frases mal construídas podem tirar o foco da mensagem e impedir a boa compreensão do que você quer expressar.

Construa uma estratégia de comunicação bidirecional

A transparência na comunicação deve ser algo eficaz também dos colaboradores para o gestor. Essa prática vai abrir a mente das pessoas para se acostumarem com o hábito da assertividade e mais clareza, o cuidado no falar e ouvir, o que lhes dará mais disposição para assumir a postura semelhante à do líder. Essa será uma ótima maneira de construir a confiança e conseguir bons resultados nesse relacionamento.

Tenha empatia por quem vai receber sua informação

Entender como raciocinam, o modo de agir e quais são as diferenças comportamentais de seus colaboradores são princípios que permitem que o gestor tire o máximo de proveito do time. Antes de transmitir alguma mensagem, coloque-se no lugar do receptor e pense qual é a melhor forma de se comunicar com aquela pessoa.

O alcance e a eficiência na comunicação são decisivos para o sucesso da inteligibilidade interna e para o êxito de seus negócios. Você tem usado a comunicação como diferencial competitivo no seu negócio? Conte para nós a sua experiência!