Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

A importância da temperatura dos equipamentos de TI

A importância da temperatura dos equipamentos de TI

Hoje vou abordar um assunto pouco comentado na TI mas muito importante: Temperatura. Nos carros, para manter o bom desempenho é necessário controlá-la. Na TI não é diferente, quanto maior o processamento maior o calor gerado. Mesmo com a evolução da tecnologia e todo o investimento em eficiência energética, os servidores, switches, nobreaks e qualquer outro equipamento ligado a energia gera calor e a medida que aumentamos os equipamentos teremos o desafio de resfriá-los. Resfriar uma sala de Ti, DC ou CPD é um desafio, pois não é simplesmente colocar um ar condicionado potente, é necessário projetar o fluxo de ar, corredor quente e frio e posicionar o ar condicionado de tal forma que a distribuição de ar seja o mais eficiente possível e capaz de distribuir a temperatura por igual. Abordaremos este assunto em outro artigo, pois além do resfriamento temos outros desafios.

Temperatura ideal dos servidores DELL, HP, Lenovo e outros

 

Todos os servidores independente do fabricante possuem uma temperatura ideal seja para maior eficiência,  desempenho e aproveitamento da energia.

Existem vários tipos de sensores de temperatura dentro de um Servidor, todos muito importantes, mas para controlar a temperatura do ambiente, precisamos de um  sensor de temperatura ambiental. Somente ele terá condição de identificar variação e problemas de resfriamento na sala de TI e servir de contra prova em casos de alertas dos sensores de temperatura dos equipamentos.

Agora você deve pensar, como vou monitorar isso? como saberei se existe uma falha no ar condicionado, ou até se a energia caiu desligando o ar. Somente olhando para os sensores de temperatura não será suficiente e contar com a sorte tampouco, o ideal é ter uma ferramenta para que gerencie estes alertas de forma proativa. Não adianta ter um monitoramento que avise simplesmente que a temperatura chegou ao máximo e que tudo vai desligar, precisamos aplicar as melhores praticas de alertas para termos tempo de tomadas de decisão ou de contorno.

A temperatura ideal para uma sala de servidores onde estão concentrados todos os equipamentos deve ser de 21ºC, com variação de +-4ºC. Qualquer medição acima desta variação será necessário mais atenção e acompanhamento, pois a temperatura interna dos equipamentos estará bem maior que a temperatura do ambiente. Este acompanhamento é uma das tarefas do monitoramento.

Além dos problemas ambientais, outros fatores também podem causar super aquecimento em servidores. Uma falha de ventoinha da fonte, ou dissipadores mal posicionados podem interferir no fluxo de ar interno e causar um super aquecimento em processadores e memorias. Este tipo de problema acontece mais em servidores de rack. Neste caso um monitoramento da saúde geral de um servidor pode ser muito importante. Veja abaixo um servidor HP sendo monitorado:

temperaturas-servidor-hp-ilo

Como podem ver na imagem, com esse conjunto de informações centralizadas você consegue facilmente achar a causa-raiz do aquecimento.

Vale mencionar que temperaturas ambientes acima de 27ºC causam desgastes prematuras dos componentes eletrônicos em geral, mas um item em especial que sofre mais ainda são as baterias do no-break, se você manter a temperatura da bateria até 27ºC elas podem durar até 4 anos, acima disso reduz drasticamente para 50%, ou seja em dois anos provavelmente você tenha que trocar. Isso pode variar de fabricante e tecnologia da bateria.

Temperatura das baterias de um Nobreak APC

 

Como mencionei no tópico anterior,  é de extrema importância manter o banco de baterias a uma temperatura abaixo de 27ºC  para não degradar sua capacidade e sua durabilidade.

Segue print do sensor de nobreaks da APC com informações de temperatura das baterias e o sensor de temperatura ambiental que foi adicionado separadamente.

Para saber mais detalhes sobre a vida útil da bateria associadas a temperatura, pesquise por “temperature battery life” . Existem vários estudos que explicam com detalhes e gráficos técnicos.

Uma das soluções que utilizamos para monitoramento é o PRTG, e recomendamos que façam o download e vejam na pratica a utilidade e facilidade de como podemos otimizar nosso gerenciamento com esta solução.

Saiba mais sobre o PRTG e faça download gratuito