Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Afinal, minha empresa está preparada para usar backup em nuvem?

Afinal, minha empresa está preparada para usar backup em nuvem?

O backup em nuvem é um procedimento no qual é realizada a cópia de arquivos, dados e pastas de uma determinada empresa, em que tal procedimento é armazenado em um servidor remoto. Ou seja, o usuário pode guardar seu backup por meio de uma aplicação em um servidor on-line, que funcionará em tempo integral. O único item imprescindível para acessar tais dados é uma conexão de internet estável. Sendo uma alternativa eficaz e deveras prática.

Poucas empresas e órgãos pensam na utilização dessa ferramenta on-line de backup até realmente precisarem, como em caso de incidentes. Também há quem ache os custos dispendiosos. Contudo, são impressões já ultrapassadas, com o backup em nuvem sendo uma opção cada vez mais viável.

Alternativa prática e moderna

Anexar uma gama de documentos em um dispositivo físico é uma alternativa cada vez menos producente – além de ser um risco para a empresa ou organização em questão, uma vez que aparelhos dessa espécie estão sujeitos a danos, roubos, queima de energia entre outros incidentes. Ao realizar o backup em nuvem, tais riscos não são mais possíveis, visto que as informações ficarão disponíveis em um sistema virtual e seguro.

Além disso, tal modalidade de backup dispensa a sobrecarga de armazenamento no servidor e também as antigas unidades de fita. Afinal, trabalhar com um servidor on-line implica dispensar dispositivos físicos para cumprir tais atribuições. O que gera economia, afinal, máquinas em geral dependem de regulares manutenções, são sujeitas a roubos, perdas e eventuais danificações.

Isso sem contar que no panorama contemporâneo, muitas empresas já utilizam tal ferramenta, tornando o mercado desse segmento mais competitivo e, assim, preços mais justos passam a configurar uma realidade na busca por novos clientes.

É uma alternativa segura

Uma das ressalvas em quem não adere a serviços dessa estirpe é o receio de compartilhar dados na Internet. Porém, essa barreira necessita ser superada, uma vez que servidores atuantes neste segmento dispõem de um sistema seguro, no qual investem bastante. Isso caracteriza o backup em nuvem como uma ferramenta viável, na qual os dados estarão seguros.

Contudo, sempre existem cuidados de praxe ao utilizar sistemas desse porte, como um login e senha seguros, no intento de que outra pessoa não consiga acessar. Cuidado também com o local em que acessará o sistema. Todavia, são cuidados necessários quando se utiliza dados em ferramentas tecnológicas.

Assim como são necessários cuidados ao acessar um aplicativo de conta bancária, por exemplo, ou até mesmo uma rede social, são necessários cuidados para acessar o backup em nuvem da sua empresa, evitando roubo de senhas que acarretem em quebra de informações sigilosas do que foi armazenado.

Portanto, as ressalvas acerca dessa ferramenta de backup em nuvem tendem a desaparecer. Sendo uma opção prática e segura, além de moderna, uma vez que é importante para empresas, órgãos e instituições em geral se mostrarem em sintonia com as tendências do mercado atual. Logo, backup em nuvem é uma modalidade que configura a realidade contemporânea. A tecnologia veio para somar, trazer opções cada vez mais práticas e seguras, como a modalidade aqui especificada.