Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Cloud Storage: o que é e os benefícios do armazenamento na nuvem

Cloud Storage: o que é e os benefícios do armazenamento na nuvem

Os serviços de computação na nuvem se estabeleceram como uma nova solução para companhias manterem os seus serviços de TI plenamente operacionais e integrados à web. O cloud computing pode beneficiar empresas de pequeno, médio e grande porte com aplicações digitais de todos os tipos.

Gestores de TI de várias empresas trabalham para integrar o armazenamento de dados na nuvem às suas políticas de trabalho. Essa mudança facilita o acesso a informações e torna os registros digitais das corporações mais confiáveis.

Entender melhor como a nuvem funciona e as suas maiores vantagens é o primeiro passo para a adoção de novas abordagens de segurança de dados. Quer saber mais sobre cloud storage? Então leia o nosso post de hoje!

O que é cloud storage

Cloud storage pode ser definido como um modelo de negócios em que uma estrutura é demandada para o armazenamento remoto de informações. Isso pode ser feito contratando companhias que trabalham no setor ou por meio da construção de um data center próprio.

Todos os dados sincronizados devem ser disponibilizados para acesso via internet por meio de uma interface ou aplicação, permitindo o seu controle remoto fora do ambiente em que o arquivo foi criado.

Tipos de cloud storage

Para escolher a abordagem na nuvem mais adequada ao perfil da empresa, você deve entender como esse tipo de serviço funciona. Atualmente, existem três formas de trabalhar com a nuvem. São elas:

Nuvem pública

Nesse caso, a estrutura de um servidor (ou conjunto de servidores) é compartilhada entre vários usuários. Como consequência, os custos de contratação e manutenção do serviço tendem a ser menores.

Isso não implica que as informações armazenadas serão públicas. Por meio de uma série de políticas de controle de acesso, as empresas do ramo conseguem garantir que cada consumidor visualize apenas os seus próprios conteúdos.

Nuvem privada

Os serviços de nuvem privada fornecem um ambiente digital dedicado a apenas um cliente. Esse também pode ser o caso dos data centers criados e mantidos pelas companhais para o armazenamento de suas próprias informações.

Essa abordagem possui duas importantes características: o maior controle sobre as configurações e os dados armazenados, além do maior custo de manutenção — uma vez que toda a estrutura digital será utilizada por uma única empresa.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é uma combinação da nuvem pública e privada. Dessa forma, ela consegue combinar as melhores características de ambos os modelos. Isso permite, por exemplo, que novas abordagens operacionais possam ser criadas.

Empresas podem manter como públicas informações e serviços utilizados por parceiros comerciais e, ao mesmo tempo, manter em um ambiente seguro e privado dados de consumidores e outros registros sensíveis.

Quais os benefícios do armazenamento na nuvem

O cloud storage é apontado, frequentemente, como uma estratégia eficiente para quem busca diminuir os custos com o gerenciamento de informações digitais. Entre as suas principais vantagens, podemos destacar:

Diminuição de custos

Uma abordagem baseada em serviços de cloud storage público ou compartilhado diminui os custos com o armazenamento de arquivos. As atuais soluções disponíveis no mercado possuem modelos de negócio que reduzem significantemente os valores necessários para o uso da nuvem em ambientes domésticos e corporativos.

Gestão de TI mais simplificada

Serviços de cloud storage possuem métodos de contratação mais simplificados. Além de mais flexíveis, eles diminuem as chances de surpresas no final do mês, uma vez que a empresa só paga por aquilo que utiliza.

Aumento da segurança

Diversas soluções de armazenamento remoto efetuam backups automáticos das informações e trabalham com métodos de criptografia avançados. Isso diminui os riscos à privacidade do usuário e as chances de sucesso de ataques virtuais.

Maior mobilidade

O armazenamento na nuvem permite o acesso a dados em qualquer lugar com uma conexão à internet. Profissionais podem conectar-se aos seus documentos mais importantes sem dependerem de sistemas de armazenamento portáteis.

Escalabilidade

Um dos maiores problemas de se manter uma estrutura de TI própria é a escalabilidade. Por meio do armazenamento na nuvem, a companhia pode alterar a sua capacidade de armazenamento conforme necessidades sazonais em alguns cliques.

Gostou do nosso post mas ainda não sabe se a nuvem é ideal para o seu negócio? Então veja os principais motivos para realizar backups na nuvem!