Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Como aperfeiçoar a sua gestão de projetos de TI

Como aperfeiçoar a sua gestão de projetos de TI

O ambiente de TI de uma corporação precisa se reinventar de forma bastante frequente. Mudanças de estrutura da empresa, acréscimo de clientes e necessidades de otimização em processos são alguns dos motivos que tornam o setor um verdadeiro “berço de projetos”. Entretanto, muitos deles — na ausência de um planejamento e gestão adequados — acabam sendo interrompidos em meio ao desenvolvimento, onde se evidencia a obrigatoriedade de haver uma boa gestão de projetos em TI.

Confira, neste post, alguns dos principais entraves desse processo e aprenda como evitá-los para aperfeiçoar a gestão de projetos de TI!

O que é GP e porque ela é importante

Um projeto consiste em um esforço conjunto temporário cujo objetivo final é criar ou otimizar algum produto ou processo. Durante o período, recursos pessoais e computacionais são alocados, prazos e limites de orçamentos são definidos, partes responsáveis são estipuladas e objetivos específicos são mapeados.

A gestão de projetos (GP) visa garantir a qualidade na execução dos projetos dentro do prazo e orçamento definidos, sempre se atendo às métricas estipuladas na etapa de planejamento. Para que o projeto não desande, é crucial que a equipe de GP seja multidisciplinar, focada e experiente de modo a evitar que o projeto saia do papel e não acabe indo por água abaixo.

Planejamento do projeto

Assim como acontece em muitas empresas antes do primeiro ano de vida, muitos projetos também são abandonados em curto período de desenvolvimento em virtude da falta de um planejamento preciso, o que impede o bom andamento e a obtenção dos resultados.

Selecionar cuidadosamente a equipe e definir com clareza e estratégia os responsáveis, prazos, orçamentos, tarefas, métricas e objetivos específicos é um dos principais indicativos de uma boa gestão de projetos, além de ser imprescindível para o seu bom andamento.

Ferramentas de auxílio à gestão

Um projeto é composto por diversas especificidades, o que sempre torna seu escopo bastante complexo, e fica praticamente impossível geri-lo sem o uso de ferramentas específicas para a atividade em questão.

Além de permitirem mapear tudo com exatidão e organização, as ferramentas de GP permitem também o acompanhamento da efetividade do projeto com base em vários fatores-chave, como prazos, qualidade das execuções, entre outros.

Metodologia

Independentemente do tamanho, estrutura ou tipo de resultado vislumbrado, é importante definir uma metodologia para seguir durante o ciclo de vida do projeto. Aqui, vale ressaltar a necessidade de conhecer a sua equipe: habilidades, pontos fortes e fracos, limitações etc. Seja mais tradicional ou ágil, a metodologia é quem vai ajudar a manter o projeto norteado e nos trilhos.

Monitoramento de execução

Todo projeto conta com fatores externos que, muitas vezes, estão além do controle, isto é, os riscos e, além disso, a possibilidade de ocorrerem falhas — como atrasos — está sempre presente. Em virtude disso, é necessário estipular entregas periódicas das tarefas que compõem os projetos, monitorando constantemente se a qualidade do que foi entregue está correspondendo às métricas definidas no escopo, o que é crucial para evitar surpresas ao longo do caminho.

Comunicação e diálogo

Muitos projetos costumam morrer por falta de comunicação, que se personifica em diversas causas: demanda prevista e não transmitida aos membros da equipe, dificuldade encontrada e não comunicada, dúvida não sanada, dentre outros.

O diálogo entre toda a equipe é crucial para a extinção de arestas, dúvidas e problemas encontrados durante a execução do projeto, assegurando certeza e exatidão em tudo que é feito.

São diversos os fatores que contribuem para uma gestão eficiente de projetos em TI. Experiência na atividade, domínio sobre o assunto, conhecimento total do negócio e da equipe e prática com ferramentas e metodologias de gestão são algumas das características essenciais para que todos os objetivos de um projeto sejam alcançados com êxito, atendendo às expectativas do cliente ou da empresa com maestria.

E você, quais dificuldades você já enfrentou na gestão de projetos de TI? Como conseguiu lidar com elas? Compartilhe sua experiência nos comentários!