Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Como não ficar sem internet?

Como não ficar sem internet?

Qual é o impacto de sua empresa ficar sem internet? E qual o custo disso?

Independente do tamanho da empresa o impacto de ficar sem internet  é grande. Hoje em dia o e-mail é mais importante que a telefonia, isso quando a telefonia é pelo clássico E1, pois se for através de um provedor VOIP o impacto é maior ainda deixando a empresa sem comunicação.

E qual o custo disso? Ele é proporcional a inoperabilidade do seu negócio. Para algumas empresas pode ser a ruína. mas para a maior parte delas um grande stress. As empresas estão cada vez mais dependentes da internet, hoje é praticamente indispensável.

Algumas decisões certeiras podem fazer a diferença e a redundância de links de internet é uma delas. Para isso é necessário:

  • um bom prestador de serviços de ti
  • um roteador com a função load balance
  • dois provedores de internet

Com os 3 itens acima sua empresa reduz bastante a possibilidade de ficar sem internet.

A escolha de um bom prestador é muito importante, pois uma boa consultoria pode ajudá-lo a desenvolver um projeto adequado e a melhor opção em equipamentos e provedores de links de comunicação. mas porque uma boa consultoria é necessária?

R- É necessário um estudo da sua estrutura, quantidade de postos de trabalho, tipos de aplicação utilizadas, ferramentas de acesso remoto, utilização de vpn, a necessidade de filtro de conteúdo para controle da internet, além de outras variáveis que devem ser analisadas na hora da escolha de qual o melhor roteador para sua empresa e qual “provedor vs tecnologia” tem disponível na sua região.

Não existe receita e todos os casos precisam ser analisados, mas vou arriscar e mencionar algumas combinações que tem dado certo. (dica: antes de investir consulte-nos)

Cenário 1:

Infraestrutura: a empresa tem 30 postos de trabalho + 10 Smartfones

Necessidade: ter redundância com internet e internet rápida

Solução: Compra de um roteador cisco rv320 + access point cisco wap 321 + 2 provedores de internet “Net Fibra + Vivo Fibra ou Tim(tem que certificar se estes provedores utilizam diferentes infraestruturas para chegar no seu prédio)

Cenário 2:

Infraestrutura: 80 postos de trabalho

Necessidade: a empresa não pode ficar sem internet porque todas as aplicações estão na nuvem

Solução: compra de um roteador cisco RV016 + a contratação de 3 ou mais provedores, suportando até 7 links, o ideal é contratar tecnologias diferentes como por exemplo, par metálico da tim 50mb down e 30mb up + vivo fibra de 30mb ou mais + net fibra 30mb ou mais e um provedor via antena.

Existem inúmeros cenários, aproveitem e contem qual é sua estrutura e responderemos com maior prazer as possíveis soluções.