Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Como TI pode te ajudar em tempos de crise?

Como TI pode te ajudar em tempos de crise?

Ora tida como motivo de preocupação, ora vista como oportunidade, a crise já chegou e seus efeitos sobre a economia já são visíveis, trazendo cortes de custos e recessão nos investimentos. Em circunstâncias em que é mais urgente a necessidade de desenvolver novas estratégias para inovar no mercado, evidencia-se mais ainda a importância da TI em tempos de crise.

Confira neste artigo o porquê e saiba como utilizar a TI para potencializar o seu empreendimento em tempos de crise!

O Big Data e o BI a favor de novos negócios

Capital curto, poder de compra reduzido, necessidade em detrimento de desejo e outros. Serão inúmeros os motivos que levarão seus clientes a reduzir consideravelmente as compras em tempos de crise, porém, embora muitos pretextos tenham motivação externa, é possível que a estagnação ou alguma falha por parte da sua empresa seja uma das culpadas.

As ferramentas analíticas trazidas pelo paradigma Big Data possibilitam analisar eficientemente todos os indicadores do negócio. “Por que tal produto passou a vender menos?”, “por que eu perdi clientes?”; essas e outras perguntas podem ser respondidas por meio da coleta e análise crítica de dados.

Coleta de dados em busca de proposições de valor

O Big Data é capaz de coletar informações de fontes internas e externas, desde um simples help desk prestado ao cliente até comentários sobre seu produto nas mídias sociais e blogs, cruzar padrões e apresentar as informações de forma esmiuçada aos gestores.

Avaliando os dados e mapeando o comportamento do cliente, é possível entender suas dificuldades e necessidades, permitindo a otimização das soluções existentes, bem como a proposição de outras novas. Dessa forma, a empresa pode inovar em produtos e soluções diferenciadas, obtendo um upgrade mesmo quando a tendência é a recessão.

As ferramentas certas automatizam tarefas e economizam tempo e custos

Embora possa soar um pouco contraditório, para reduzir custos, também é necessário investimento, e essa equação pode ser aplicada e ter seus resultados notados em diversos setores da empresa. Muitas delas acabam optando pelo conservadorismo e, não se atentando ao mercado, deixam de otimizar tanto a estrutura computacional da empresa quanto a cadeia de processos de todos os setores envolvidos na operação. Com as ferramentas certas, é possível reverter esse quadro.

No relacionamento com o cliente, investir em um software CRM competente vai requerer um investimento inicial, no entanto, seu ROI é obtido notavelmente por meio da automatização de muitas tarefas, como e-mail marketing, newsletter, pesquisas de satisfação e coleta de dados, evitando que o trabalho precise ser feito de forma manual e por vários funcionários.

Outro problema bastante recorrente nas empresas é a falta de integração em virtude de equipamentos e softwares obsoletos. Ao prestar atenção aos lançamentos do mercado, é possível, por exemplo, substituir diversos softwares descentralizados usados por diferentes setores e substituí-los por um ERP integrado, reduzindo o custo com licenças, com suporte técnico e otimizando processos como atualização e gestão de dados.

Por fim, é possível aplicar esse mesmo conceito no próprio ambiente de TI. Por meio do método de virtualização, é possível centralizar as informações de de diversos setores — que muitas vezes possuem servidores distintos — com a adoção de um servidor mais potente em detrimento de outros menos potentes, reduzindo custos com energia, licenças de softwares e manutenção e, de quebra, conferindo mais agilidade aos processos importantes.

A TI pode ajudar a alavancar seu negócio em meio à crise

Muitas contramedidas se fazem necessárias na circunstância atual do mercado, e raramente algum setor da empresa fica sem sentir os efeitos delas. A tecnologia, por conseguinte, é capaz de auxiliar a empresa nessas medidas, e os benefícios da TI em tempos de crise vão além dos cortes de custos, pois as ferramentas permitem aos gestores aprimorarem toda a cadeira de processos, poupando tempo e gastos desnecessários, além de descobrir novas proposições de valor aos negócios.

Ainda tem alguma dúvida sobre o poder da TI para sua empresa em tempos difíceis para a economia? Não deixe de compartilhá-la nos comentários!