Quando mencionamos o termo “cloud computing”, falamos, também, sobre modelos de serviço que podem ser implementados em seu negócio, de acordo com as necessidades e demandas. Assim, é importante que essa escolha seja feita de forma orientada, permitindo potencializar resultados e minimizar possíveis erros em sua adoção.

Para isso, é importante dominar as principais características de cada modelo e suas diferenças. Afinal, se você implementar um que oferece menos funcionalidades do que o necessário, será ineficaz para seu negócio. Contudo, eles têm diferenças, muitas vezes, sutis, de forma que é normal haver algumas confusões sobre o tema.

Você sabe quais são as diferenças entre Iaas, Paas e Saas? Após este artigo, você entenderá de uma vez por todas as questões sobre esse tema. Boa leitura!

O que é IaaS?

IaaS é a sigla para Infrastructure as a Service (em português, Infraestrutura como Serviço). Nele, a empresa responsável pelo serviço disponibilizará para seu negócio uma série de serviços correlacionados essencialmente com infraestrutura. Estão entre eles:

  • backup;
  • redes;
  • armazenamento;
  • Virtual Machines;
  • servidores, entre outros.

Assim, sua empresa poderá utilizar serviços de infraestrutura oferecidos por um terceiro dentro do seu negócio. Nesse caso, os especialistas do seu negócio são responsáveis por realizar todas as configurações necessárias. Assim, o setor de TI deverá realizar:

  • instalação de servidores de aplicação;
  • adoção de certificados;
  • instalação de SO;
  • adoção de firewalls, entre outros.

O que é PaaS?

O PaaS é sigla para Platform as a Service (Plataforma como Serviço, em português). Nesse caso, o provedor de serviços oferece a plataforma completa para que seja possível desenvolver e gerenciar seus serviços e aplicativos em cloud computing.

Dito isso, não é preciso que seus colaboradores se preocupem com configuração de infraestrutura — esse ponto é resolvido por parte do fornecedor. Ele realizará a instalação de SO, servidores de aplicação, entre outros. Um exemplo disso é quando um site é hospedado em uma plataforma.

O que é SaaS?

O SaaS é a sigla para Software as a Service (Software como Serviço). Nesse tipo de serviço em nuvem, a pessoa realiza a aquisição de um produto de solução completo, que pode ser por meio de licença permanente ou temporária de uso.

O uso de soluções SaaS é amplamente realizado nas organizações. Por exemplo, aquelas que utilizem o Office 365, estão adotando uma solução SaaS. Ela pode ser utilizada para desenvolvimento de softwares da empresa nesse modelo.

Quais as diferenças essenciais entre eles?

Acredito que agora esteja mais claro quais são as principais diferenças entre eles. Mas ainda não ficou 100% claro? Tudo bem, vou ponto a ponto para auxiliá-lo nisso.

  • no IaaS, normalmente, os serviços fornecidos são focados apenas na parte de infraestrutura. Limita-se, assim, a máquinas virtuais, servidores, armazenamento e rede. As demais questões são de completa responsabilidade do seu negócio;
  • no PaaS, além dos itens que listei acima, ainda podem ser incluídos os Sistemas Operacionais, Middleware e Runtime sob gestão do provedor;
  • no SaaS, além de tudo que já está incluso nos itens anteriores, também temos a adoção de dados e aplicações em uma solução robusta e completa.

Ainda é possível fazer outros comparativos, como apontarei seguir.

Objetivos

O principal objetivo do IaaS é garantir maior facilidade e acessibilidade no provimento de recursos para o negócio, permitindo a criação de um ambiente sob demanda. Já no PaaS, permite-se uma maior possibilidade de transparência e automação para os sistemas. No SaaS permite melhor acessibilidade a serviços e soluções, que podem ser acessados por meio de cloud, sem a necessidade de instalação do software. Um exemplo de SaaS que utilizamos todos os dias é o Facebook.

Recursos

Como falei, cada um deles tem certo grau de recursos disponíveis. Assim, se você precisa apenas de ter infraestrutura disponível, pode contar com o IaaS. Se precisa de algo mais robusto, ou deseja ter acesso já as configurações prontas para suas atividades, o PaaS pode ser melhor opção. O SaaS, em contrapartida, já oferece todos os pontos anteriores, bem como uma solução pronta para ser utilizada pelo seu negócio.

Vantagens

Cada um será mais vantajoso de acordo com a necessidade de demanda do seu negócio. Por exemplo, o SaaS se aplica a demandas específicas, enquanto o IaaS a outras. Assim, cabe aos gestores e líderes de tecnologia analisarem qual oferece melhores benefícios para suas demandas.

Quando usar

Para isso, é importante pensar quando é indicado o uso de cada uma delas, como mostrarei a seguir:

  • o IaaS é utilizado quando há demanda de escalabilidade. Por exemplo, se precisa aumentar os recursos futuramente, basta solicitar junto ao provedor. É desejável para pequenas e médias empresas, que estão crescendo rapidamente, e não podem arcar com custos de infraestrutura robusta com dispositivos físicos em curto prazo;
  • o PaaS é indicado para negócios que não querem (ou não podem) perder tempo com configurações específicas, pois tudo estará já pronto pelo provedor. A atualização também fica a cargo dele. Além disso, muitas empresas oferecem várias ferramentas de desenvolvimento de software na plataforma, garantindo maior facilidade para os negócios que anseiam em desenvolver suas próprias soluções. É indicada para quem está em dúvida sobre qual modelo utilizar e tenha times de desenvolvimento que possam atuar na criação de soluções;
  • o SaaS permite uma maior escalabilidade e praticidade para os gestores, além de implementação facilitada. É indicado para organizações que não podem gastar tempo com compra de licenças, ou que utilizarão a solução apenas por um curto período de tempo.

Diante de todas as informações, como definir qual delas é, de fato, a melhor? O importante é optar pelo modelo de cloud que seja mais acessível para as necessidades do negócio. Assim, analise qual é a atual situação do seu negócio, qual o tipo de ação que deseja realizar, os planejamentos para curto, médio e longo prazo, entre outros.

Caso ainda tenha dúvidas, a Global Data Solutions pode auxiliá-lo nesse processo. Nossos consultores podem avaliar a atual conjuntura, quais os desejos e anseios de acordo com o planejamento da empresa e realizar a escolha mais adequada.

Ficou interessado? Entre em nosso site, conheça nossos serviços e veja como podemos auxiliar 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário