Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Conheça a importância do licenciamento de software para as empresas

Baixar programas através da internet é algo bastante simples. Por conta disso, muitos usuários acabam não adquirindo produtos licenciados. Isso configura um grave erro, sobretudo quando falamos de negócios. Você sabe a importância do licenciamento de software para as empresas?

Se há alguma dúvida ou a resposta for negativa, este artigo vai oferecer as explicações de que você precisa. Em primeiro lugar, entenda que a licença é a permissão que o fornecedor dá para utilização do seu produto. Esse fato aparentemente simples é uma garantia de desempenho e segurança. Vamos entender todas estas implicações detalhadamente a seguir.

Conheça a importância do licenciamento de software para as empresas: segurança da informação

A segurança informacional é uma das maiores preocupações de uma empresa. Seja para evitar vazamento e roubo de dados ou para cumprir exigências legais, como aqueles presentes na LGPD. Assim, todo cuidado nessa área é bem-vindo, já que os danos podem ser irreparáveis.

Os softwares licenciados apresentam recursos para evitar que problemas relativos à informação ocorram. Acontece que muitas ferramentas e medidas para garantir a confiabilidade do programa só existem quando ele é adquirido legalmente. Outro fator exclusivo neste caso, e que garante a segurança de dados, é a atualização constante.

Atualização constante

Toda solução licenciada oferece atualizações que aprimoram o produto. A função primordial desses patches, no entanto, é aumentar a segurança. Pois quase sempre eles servem para corrigir vulnerabilidades presentes no software e que poderiam ser exploradas por cibercriminosos. A maior parte dos malwares opera em cima dessas falhas.

Vale lembrar que as atualizações conferem maior estabilidade aos programas. Sem o licenciamento a ferramenta pode se tornar muito menos funcional e até mesmo apresentar erros que gerem perda de trabalho e informação. Resumindo: licenciar confere segurança e bom desempenho para os seus softwares.

Suporte especializado

Não é raro que um software apresente algum problema inesperado ou então que a sua equipe fique em dúvida quanto à forma correta de configurá-lo. Nesse momento apenas a assistência do fornecedor pode ajudar. Acontece que o suporte especializado não estará disponível com itens piratas.

E mais uma vez o mau funcionamento do programa tem o potencial de fazer com que trabalhos e dados sejam perdidos. O impacto operacional pode ser desastroso. Por isso, temos no suporte mais um dos fatos que demonstram a importância do licenciamento de software para as empresas.

Ajuda a empresa a operar de forma legal

Além de tudo o que já dissemos existe ainda o componente legal a ser considerado. Programas não-licenciados podem gerar multas pesadas para a sua empresa. Para se ter uma ideia do prejuízo, a indenização à dona do software pode chegar a 3 mil vezes o valor do produto.

Definitivamente esse é um barato que sai caro. Para tornar a situação ainda pior, a imagem da sua empresa no mercado ficará manchada. Tanto fornecedores e parceiros, quanto clientes, perderão a confiança no seu negócio. Afinal, um software é propriedade intelectual que deve ser respeitada.

Confira outros artigos para mais dicas de TI para a sua empresa

Vimos neste artigo que negligenciar a importância do licenciamento de software para as empresas ocasiona uma série de problemas. Da mesma forma, a legalização implica em diversas vantagens para o negócio. Quer mais dicas para lidar de forma adequada com a área de TI na sua empresa? Basta ler outro artigo em nosso blog!