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Consultoria em TI o que faz e como funciona

O setor de TI é cada vez mais requisitado nas organizações, sendo um importante alicerce para que os negócios consigam se desenvolver e conquistar maior espaço no mercado. Para isso, no entanto, ele precisa ser eficiente, minimizando gargalos e evitando erros.

Então, como conseguir otimizar essa área da forma adequada e ter os resultados desejados? Como conseguir atualizar o negócio com as melhores práticas do mercado? Isso é possível por meio de uma consultoria em TI.

Neste conteúdo, falarei sobre o que significa utilizar esse serviço, além dos diferenciais que a consultoria pode trazer e como escolher aquela ideal para o seu negócio. Acompanhe a leitura, tire suas dúvidas e aprenda mais sobre o tema!

O que significa contar com uma consultoria em TI?

Em primeiro lugar, é preciso entender qual é o papel da consultoria de TI. Com isso, ficará mais claro como ela funciona e de que forma atua nos negócios.

Seu objetivo primário é aconselhar o cliente sobre quais são as melhores soluções para a questão demandada pela empresa. O consultor designado para avaliar determinado projeto estará, também, em conjunto com a liderança responsável, atuando como educador e conselheiro. Assim, deverá apresentar as razões pelas quais investir em determinada tecnologia ou solução, além de ajudar quanto à sua implementação.

Isso pode ficar mais claro por meio de um exemplo: imagine que uma empresa, ao montar seu primeiro escritório, contrata um consultor para avaliar as principais necessidades do negócio. Uma das primeiras que esse profissional evidenciará é a de armazenar arquivos de forma segura, com um sistema de backup para emergências.

A consultoria, então, terá o papel de apresentar a melhor opção possível. Avaliando tanto a demanda quanto o orçamento disponível, apresentará os principais fornecedores para esse fim — sem qualquer compromisso com nenhum deles e sendo honesto em suas indicações.

Como funciona uma consultoria de TI?

Agora, para entender de que forma os consultores conseguem trazer benefícios para as empresas, também é importante saber de que forma esse serviço é realizado.

Antes de tudo, o profissional define um objetivo, alinhado entre ele e a empresa, bem como as responsabilidades e a participação de cada parte no projeto. Trata-se da criação do escopo e da matriz de responsabilidade entre essas partes. Também é função do consultor questionar o cliente sobre o negócio (suas expectativas e necessidades) para conseguir uma visão completa e holística do projeto.

Imagine, por exemplo, uma empresa que contrata o serviço de consultoria para escolher a melhor solução de e-mail a ser implementada. Nesse caso, podem ser aplicadas duas opções:

  • ter um servidor dentro de sua infraestrutura, investindo em uma estrutura própria e licenciamento;
  • ter um serviço hospedado em nuvem, que ofereça uma boa estrutura e a segurança necessária.

Assim, baseado em uma visão global e holística, além da sua experiência de mercado com outros projetos, o consultor deverá entender as necessidades do negócio e apresentar as melhores opções para o serviço de e-mail.

Quais são os diferenciais que os consultores podem trazer para as empresas?

De fato, escolher uma consultoria de TI pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio, tais como:

  • encontrar os melhores serviços na área de TI;
  • reduzir gargalos que possam atrapalhar o funcionamento do seu negócio;
  • atualizar as soluções já utilizadas na empresa;
  • melhorar o custo-benefício de soluções e licenciamento;
  • garantir investimentos acertados;
  • obter soluções mais criativas para o negócio, entre outros.

O que a consultoria de TI realiza na gestão de projetos?

Para além do que falamos anteriormente, a consultoria de TI age de forma eficiente, também, na gestão de projetos das organizações, auxiliando na estruturação dos mesmos. Alguns dos pontos em que ela atua de forma eficiente são:

  • interpretação das informações coletadas por meio das soluções aplicadas na organização;
  • busca das melhores soluções para a aplicação dos projetos internamente;
  • detecção de problemas nos processos de elaboração dos projetos, entre outros.

Para isso, o profissional que trabalha com consultoria deve ser:

  • proativo;
  • analítico;
  • ter uma visão holística e integrada do negócio;
  • ter uma boa comunicação;
  • ter uma escuta ativa eficiente;
  • buscar atualização constante para verificar o que há de melhor no mercado atualmente que possa ser implementado na estruturação dos projetos, entre outros.

Qual a importância de compreender o grau de maturidade da empresa ao escolher a consultoria de TI?

Para compreender de que forma a consultoria de TI pode atuar em seu negócio, é fundamental que os gestores internos saibam identificar em qual ponto a empresa está entre os níveis de maturidade existentes. São eles:

  • inicial, no qual a empresa está ainda começando. Os processos são feitos de forma indefinida. O papel do consultor é, basicamente, traçar as diretrizes que nortearão o funcionamento do negócio a partir dali;
  • eficiente, no qual já há processos definidos e padronizados. Assim, o momento é de conseguir contornar possíveis erros e gargalos, tornando os processos mais fluidos e reduzir as eventuais limitações que possam atrapalhar a empresa a crescer;
  • efetiva, na qual a empresa já atua como uma excelente prestadora de serviços. Já tem uma gestão de serviços consolidada. Pode ser o momento de avaliar como melhorar indicadores de performance, estabelecer uma governança para tecnologia de informação e pensar em expansão dos serviços;
  • estratégica: é o ápice da maturidade para uma empresa de TI, conseguindo gerar diferencial competitivo no mercado. É a hora de implementar um planejamento estratégico para despontar ainda mais no mercado, a fim de tornar-se um agente de mudanças e entregar valor para os seus clientes.

Isso é importante de ser identificado, porque a consultoria de TI agirá de formas diferentes caso a caso. Afinal, se os processos não estão estruturados, pensar em uma expansão poderá acarretar um crescimento não-sustentável para sua empresa. Assim, faça essa análise previamente e encaminhe-a para o futuro consultor.

Como escolher a consultoria em TI mais adequada para o meu negócio?

Para aproveitar todos esses benefícios, é preciso ter ao seu lado a melhor consultoria de TI. Por isso, é importante considerar algumas questões antes de fazer a escolha adequada. Confira, a seguir, as principais delas!

Tenha clareza nos seus objetivos

O que a sua empresa deseja no momento? Encontrar um serviço específico? Melhorar a gestão de TI, como um todo? Realizar a migração de processos para a nuvem? Implementar uma política de segurança da informação eficiente?

Ter consciência sobre isso é essencial para conseguir selecionar parcerias que trabalham com temas específicos. Algumas empresas, por exemplo, são especializadas em cybersecurity — logo não atuam em outras vertentes (como o processo de migração para cloud computing).

Veja o alinhamento com a consultoria

Para que o serviço ocorra de forma adequada, também é preciso que haja uma sinergia entre o consultor e a organização. Então, lembre-se de conferir se a opção escolhida tem o alinhamento necessário para atingir esse objetivo.

Outro fator essencial para obter os melhores resultados é a comunicação entre as partes. Por isso, se a empresa que realiza a consultoria não priorizar essa escuta do que os seus gestores têm a dizer, esse pode ser um primeiro sinal de alerta.

Veja como é feito o suporte ao cliente

Analise bem como o suporte ao cliente é realizado pela empresa. Afinal, o trabalho de consultoria, muitas vezes, envolve o acompanhamento de um determinado projeto do início ao fim, bem como a adesão de novas soluções e metodologias.

Em vários casos, podem ocorrer dúvidas e necessidade que precisarão ser solucionadas diretamente com o consultor. Se você está implementando metodologias ágeis em seu negócio, por exemplo, dúvidas sobre como os passos devem ser seguidos podem surgir durante o caminho. O consultor deverá estar disponível para auxiliar os seus colaboradores nesse processo.

Analise o feedback dos clientes

Pesquise quais foram os outros clientes da consultoria e como eles avaliam o trabalho realizado. Aproveite esse contato para tirar suas dúvidas: veja como os consultores operam, se oferecem o suporte necessário, como ocorreu o crescimento dos resultados etc. Confira ainda se há algum tipo de reclamação em sites especializados.

Quais cuidados devem ser tomados ao contratar uma consultoria em TI?

Além do que já falamos até aqui, há alguns pontos que devem ser considerados na hora de contratar uma consultoria de TI. São eles:

  • certifique-se de que os consultores têm expertises nas soluções em que você está procurando;
  • verifique como será a conversa entre os gestores e os responsáveis;
  • pergunte sobre experiências anteriores com projetos similares ao que a sua empresa está procurando;
  • confira se os consultores têm know-how suficiente para aplicar as soluções que estão indicando, evitando erros no processo;
  • avalie se o consultor trabalha no modo hands on, ou seja, se ele realmente se predispõe a “colocar a mão na massa”.

Quais as responsabilidades da empresa em relação à consultoria de TI?

A contratante também tem responsabilidades ao contratar uma consultoria de TI. Afinal, nem tudo ficará a cargo desse profissional. Para que a questão fique devidamente esclarecida, é fundamental estabelecer um SLA (Service Level Agreement).

Nele, estarão os acordos sobre o que é competência de cada um, a fim de avaliar o que é requisito dele e o que será responsabilidade dos seus colaboradores. Lembre-se que, para um poder executar bem suas ações, é fundamental que o outro faça a sua parte de forma adequada.

Assim, o documento normatiza essas questões e evita-se desentendimentos e mal-entendidos. Não deixe de elaborá-lo ao contratar uma consultoria, ok?

Quais são os diferenciais da Global Data como consultora em TI?

Diante de tudo isso, se você quer contar com uma consultoria de TI eficiente, saiba que a Global Data oferece o melhor serviço para o seu negócio! Temos diferenciais importantes para que a sua empresa tenha a maior eficiência no dia a dia, aplicando as tecnologias necessárias para esse fim:

  • sempre indicamos as melhores soluções que podem otimizar a sua empresa, sem compromisso com fornecedores específicos;
  • oferecermos atendimento personalizado, com foco nas necessidades particulares do seu negócio;
  • garantimos uma comunicação aberta entre consultor e empresa;
  • realizamos um gerenciamento de TI completo em sua organização;
  • oferecemos suporte para pequenas empresas;
  • trabalhamos para melhorar a segurança e proteção de dados;
  • vigiamos os servidores 24 horas por dia, garantindo a execução das suas atividades ininterruptamente;
  • contamos com parceiros que oferecem os melhores serviços do mercado, entre outros diferenciais.

Com certeza, temos consultores de TI capazes de oferecer o serviço de que o seu negócio precisa para um crescimento consistente, conquistando os objetivos propostos a curto, médio e longo prazo.

Entender o que faz um consultor de TI é importante para evitar possíveis frustrações inadequadas no futuro e conseguir identificar o que realmente a sua empresa precisa desse serviço. Espero que tenha abordado suas principais dúvidas sobre o tema.

O consultor pode auxiliar, também, no aumento da produtividade do negócio. Saiba mais sobre esse tema neste artigo e tire suas dúvidas.