O setor de TI é cada vez mais requisitado nas organizações, sendo um importante alicerce para que os negócios consigam se desenvolver e conquistar maior espaço no mercado. Para isso, no entanto, ele precisa ser eficiente, minimizando gargalos e evitando erros.
Então, como conseguir otimizar essa área da forma adequada e ter os resultados desejados? Como conseguir atualizar o negócio com as melhores práticas do mercado? Isso é possível por meio de uma consultoria em TI.
Neste conteúdo, falarei sobre o que significa utilizar esse serviço, além dos diferenciais que a consultoria pode trazer e como escolher aquela ideal para o seu negócio. Acompanhe a leitura, tire suas dúvidas e aprenda mais sobre o tema!
Em primeiro lugar, é preciso entender qual é o papel da consultoria de TI. Com isso, ficará mais claro como ela funciona e de que forma atua nos negócios.
Seu objetivo primário é aconselhar o cliente sobre quais são as melhores soluções para a questão demandada pela empresa. O consultor designado para avaliar determinado projeto estará, também, em conjunto com a liderança responsável, atuando como educador e conselheiro. Assim, deverá apresentar as razões pelas quais investir em determinada tecnologia ou solução, além de ajudar quanto à sua implementação.
Isso pode ficar mais claro por meio de um exemplo: imagine que uma empresa, ao montar seu primeiro escritório, contrata um consultor para avaliar as principais necessidades do negócio. Uma das primeiras que esse profissional evidenciará é a de armazenar arquivos de forma segura, com um sistema de backup para emergências.
A consultoria, então, terá o papel de apresentar a melhor opção possível. Avaliando tanto a demanda quanto o orçamento disponível, apresentará os principais fornecedores para esse fim — sem qualquer compromisso com nenhum deles e sendo honesto em suas indicações.
Agora, para entender de que forma os consultores conseguem trazer benefícios para as empresas, também é importante saber de que forma esse serviço é realizado.
Antes de tudo, o profissional define um objetivo, alinhado entre ele e a empresa, bem como as responsabilidades e a participação de cada parte no projeto. Trata-se da criação do escopo e da matriz de responsabilidade entre essas partes. Também é função do consultor questionar o cliente sobre o negócio (suas expectativas e necessidades) para conseguir uma visão completa e holística do projeto.
Imagine, por exemplo, uma empresa que contrata o serviço de consultoria para escolher a melhor solução de e-mail a ser implementada. Nesse caso, podem ser aplicadas duas opções:
Assim, baseado em uma visão global e holística, além da sua experiência de mercado com outros projetos, o consultor deverá entender as necessidades do negócio e apresentar as melhores opções para o serviço de e-mail.
De fato, escolher uma consultoria de TI pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio, tais como:
Para além do que falamos anteriormente, a consultoria de TI age de forma eficiente, também, na gestão de projetos das organizações, auxiliando na estruturação dos mesmos. Alguns dos pontos em que ela atua de forma eficiente são:
Para isso, o profissional que trabalha com consultoria deve ser:
Para compreender de que forma a consultoria de TI pode atuar em seu negócio, é fundamental que os gestores internos saibam identificar em qual ponto a empresa está entre os níveis de maturidade existentes. São eles:
Isso é importante de ser identificado, porque a consultoria de TI agirá de formas diferentes caso a caso. Afinal, se os processos não estão estruturados, pensar em uma expansão poderá acarretar um crescimento não-sustentável para sua empresa. Assim, faça essa análise previamente e encaminhe-a para o futuro consultor.
Para aproveitar todos esses benefícios, é preciso ter ao seu lado a melhor consultoria de TI. Por isso, é importante considerar algumas questões antes de fazer a escolha adequada. Confira, a seguir, as principais delas!
O que a sua empresa deseja no momento? Encontrar um serviço específico? Melhorar a gestão de TI, como um todo? Realizar a migração de processos para a nuvem? Implementar uma política de segurança da informação eficiente?
Ter consciência sobre isso é essencial para conseguir selecionar parcerias que trabalham com temas específicos. Algumas empresas, por exemplo, são especializadas em cybersecurity — logo não atuam em outras vertentes (como o processo de migração para cloud computing).
Para que o serviço ocorra de forma adequada, também é preciso que haja uma sinergia entre o consultor e a organização. Então, lembre-se de conferir se a opção escolhida tem o alinhamento necessário para atingir esse objetivo.
Outro fator essencial para obter os melhores resultados é a comunicação entre as partes. Por isso, se a empresa que realiza a consultoria não priorizar essa escuta do que os seus gestores têm a dizer, esse pode ser um primeiro sinal de alerta.
Analise bem como o suporte ao cliente é realizado pela empresa. Afinal, o trabalho de consultoria, muitas vezes, envolve o acompanhamento de um determinado projeto do início ao fim, bem como a adesão de novas soluções e metodologias.
Em vários casos, podem ocorrer dúvidas e necessidade que precisarão ser solucionadas diretamente com o consultor. Se você está implementando metodologias ágeis em seu negócio, por exemplo, dúvidas sobre como os passos devem ser seguidos podem surgir durante o caminho. O consultor deverá estar disponível para auxiliar os seus colaboradores nesse processo.
Pesquise quais foram os outros clientes da consultoria e como eles avaliam o trabalho realizado. Aproveite esse contato para tirar suas dúvidas: veja como os consultores operam, se oferecem o suporte necessário, como ocorreu o crescimento dos resultados etc. Confira ainda se há algum tipo de reclamação em sites especializados.
Além do que já falamos até aqui, há alguns pontos que devem ser considerados na hora de contratar uma consultoria de TI. São eles:
A contratante também tem responsabilidades ao contratar uma consultoria de TI. Afinal, nem tudo ficará a cargo desse profissional. Para que a questão fique devidamente esclarecida, é fundamental estabelecer um SLA (Service Level Agreement).
Nele, estarão os acordos sobre o que é competência de cada um, a fim de avaliar o que é requisito dele e o que será responsabilidade dos seus colaboradores. Lembre-se que, para um poder executar bem suas ações, é fundamental que o outro faça a sua parte de forma adequada.
Assim, o documento normatiza essas questões e evita-se desentendimentos e mal-entendidos. Não deixe de elaborá-lo ao contratar uma consultoria, ok?
Diante de tudo isso, se você quer contar com uma consultoria de TI eficiente, saiba que a Global Data oferece o melhor serviço para o seu negócio! Temos diferenciais importantes para que a sua empresa tenha a maior eficiência no dia a dia, aplicando as tecnologias necessárias para esse fim:
Com certeza, temos consultores de TI capazes de oferecer o serviço de que o seu negócio precisa para um crescimento consistente, conquistando os objetivos propostos a curto, médio e longo prazo.
Entender o que faz um consultor de TI é importante para evitar possíveis frustrações inadequadas no futuro e conseguir identificar o que realmente a sua empresa precisa desse serviço. Espero que tenha abordado suas principais dúvidas sobre o tema.
O consultor pode auxiliar, também, no aumento da produtividade do negócio. Saiba mais sobre esse tema neste artigo e tire suas dúvidas.
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