A qualificação é um ponto-chave para os profissionais de TI. Afinal, mudanças significativas ocorrem constantemente e se torna fundamental estar sempre atualizado para melhores estratégias e uso das melhores ferramentas.

Os principais players do mercado de tecnologia, conscientes disso, oferecem possibilidades de certificações profissionais, que auxiliam aqueles que desejam aumentar sua base de conhecimento em TI.

Uma das mais importantes do mercado, a Microsoft, oferece uma série de certificações para os profissionais de TI. Quer saber mais sobre elas? Acompanhe este conteúdo e tire suas dúvidas a seguir. Boa leitura.

Como funcionam as certificações Microsoft?

Para entender como funcionam as certificações Microsoft, você precisa ter em mente um conceito importante: Trilha do Conhecimento. Por meio disso, a empresa divide suas provas e certificações em áreas de conhecimento. Assim, os profissionais de TI devem buscar aquelas relacionadas com as suas funções principais.

Assim, são oferecidos cursos para as seguintes áreas de atuação dentro da TI:

  • desenvolvedor: para aqueles que realizam projetos, testam e são responsáveis por manutenção de soluções em nuvem;
  • administrador: responsáveis por implementar, monitorar e realizar as manutenções para soluções da Microsoft;
  • arquiteto de soluções: devem ter experiência em computação, armazenamento e segurança, utilizando as soluções Microsoft;
  • engenheiro de dados: responsáveis pelo gerenciamento, monitoramento, segurança e privacidade de informações no dia a dia;
  • cientistas de dados: aqueles que implementam a inteligência de dados nas soluções, a fim de resolver problemas de negócios;
  • engenheiros de IA: quem trabalha com serviços cognitivos (Machine Learning, mineração de conhecimento, entre outros), adotando as soluções da Microsoft focadas para este fim;
  • engenheiro de DevOps: permitem a adoção do DevOps no ambiente de desenvolvimento em TI;
  • engenheiro de segurança da informação: atua na proteção dos dados, evitando ameaças, gerenciando acessos, aplicativos e redes;
  • consultor funcional: realiza consultoria sobre os produtos específicos da Microsoft, como o Microsoft Dynamics 365 e a Microsoft Power Platform.

Quais são as 9 principais certificações Microsoft?

Diante de diversas possibilidades, é importante analisar quais são as principais certificações Microsoft que podem acrescentar positivamente em sua carreira e estejam mais alinhadas com tendências para o futuro, potencializando skills.

Por exemplo, atualmente, a própria Microsoft tem dado um maior direcionamento para serviços de nuvem e, portanto, certificações nessa área (especialmente para Azure). Mas como definir quais são as certificações mais importantes para sua carreira dentro das fornecidas pela Microsoft?

Mostraremos a seguir os caminhos de certificação que ela oferece, apontando as 9 principais, classificando de acordo com três níveis: básicas, baseadas em função, adicionais. Confira a seguir.

Certificações básicas

Essa classificação oferecida pela própria Microsoft oferece as bases para fundamentos de tecnologia aplicados ao serviços da player. Vejamos as três principais desta categoria a seguir.

1. Microsoft Certified: Azure Fundamentals

A Microsoft Certified: Azure Fundamentals norteará o profissional sobre o uso da plataforma Azure, uma das mais importantes da empresa no momento. Para a prova, você deverá saber sobre questões gerais de tecnologia, tais como: conceitos de computação em nuvem, desenvolvimento de aplicativos em nuvem e provisionamento da Azure.

2. Microsoft 365 Certified: Fundamentals

A Microsoft 365 Certified Fundamentals mostra que você possui domínio básico sobre as opções disponíveis no Microsoft 365. Você deve saber responder questões básicas relacionadas com segurança e privacidade dos itens. Além disso, deve mostrar que compreende os benefícios da adoção dos serviços em nuvem e conhecimento no modelo SaaS.

3. Microsoft Certified: Power Platform Fundamentals.

A Microsoft Certified: Power Platform Fundamentals indica que o profissional compreende os recursos e valores do Power Platform. Por exemplo, deve ter a capacidade de produzir um aplicativo de tela simples, criar um painel do Power Bi, entre outras questões básicas ligadas à plataforma.

Assim, ele deve saber, além de produzir uma solução com a plataforma, conseguir automatizar processos básicos, realizar análises de dados, construir chatbots práticos, entre outros.

Certificações baseadas em função

O direcionamento dessas certificações estão para funções específicas que você terá no seu ambiente de trabalho. Confira a seguir as 3 mais importantes que você deve estar atento.

1. Microsoft Certified: Azure Developer Associate

A Microsoft Certified: Azure Developer Associate é uma certificação focada para profissionais que vão atuar diretamente com Azure. Para realizar a prova, o candidato deverá provar que tem, pelo menos, 2 anos de experiência com ele. O profissional pode ter atuado com:

  • projetos;
  • construção;
  • teste;
  • manutenção de aplicativos e serviços na plataforma Azure.

2, Microsoft Certified: Power Apps + Dynamics 365 Developer Associate

A Microsoft Certified: Power Apps + Dynamics 365 Developer Associate foi reformada recentemente e é focada para os profissionais que trabalham de forma conjunta com o Power Apps e o Dynamics 365. Assim, quem ontem a certificação está apto para projetar, desenvolver e expandir a adoção do segundo em uma solução.

3. Microsoft Certified: Dynamics 365 Sales Functional Consultant Associate

A Microsoft Certified: Dynamics 365 Sales Functional Consultant Associate é focada, principalmente, para os consultores funcionais que trabalham diretamente com o Dynamic 365 em suas atividades. Assim, tem o objetivo de trazer melhorias para as atividades de consultoria, conseguindo potencializar a força de vendas do profissional. A Microsoft recomenda que os profissionais, antes de tentar a certificação, busquem trabalhar em um projeto de implementação de aplicativos baseados no Dynamics 365.

Certificações adicionais

As certificações desta categoria auxiliam a conferir a especialização necessária para realização de determinadas funções para os profissionais de TI. Pode-se incluir aqui, até mesmo, a capacidade de ser um tutor para o próprio programa de certificação. Vejamos a seguir as 3 principais desta categoria.

1. Microsoft Certified: Azure for SAP Workloaders Specialty

Essa é uma das certificações focadas para especialistas, ou seja, direciona sua carreira para áreas mais especializadas, gerando diferenciais importantes que servem como destaque a outros concorrentes no mercado.

A Azure for SAP Workloads Specialty é direcionada para arquitetos ou engenheiros, a prova permite certificar o colaborador para atuar com Landscapes do SAP. Para isso, o profissional deve comprovar que compreende os conceitos relacionados com a migração de soluções e operacionalização da plataforma SAP, bem como sobre carga de trabalho e possibilidade de operacionalização desse tipo de arquitetura.

2. Microsoft Certified Educator

A Microsoft Certified Educator é importante para quem tem interesse em atuar, também, como educador ou tutor para as provas da Microsoft. Assim, é possível mostrar que você domina os temas de uma área específica e tem a expertise para promover uma experiência de ensino única, e de excelência.

3. Microsoft Office Specialist: Microsoft Word Expert (Word and Word 2019)

A certificação Microsoft Office Specialist: Microsoft Word Expert (Word and Word 2019) o auxilia a conseguir explorar o potencial no uso do Microsoft Word. Isso demonstra que você é especialista na criação de documentos profissionais, para as mais diferentes áreas e situações diferentes. Pode parecer simplista mas, para recebê-la, você deve ter aproximadamente 150 horas de conteúdos para adoção prática dos itens ali ensinados.

Como preparar-se para as certificações?

Afinal, como preparar-se para as provas? A própria Microsoft oferece, no site relacionado à certificação escolhida, aulas gratuitas para a realização do exame. Caso queira, você pode, ainda, preparar-se com aulas pagas com um instrutor especialista.

Além disso, também são oferecidos espaços com fóruns de perguntas: o MCP (voltado para os Partners) e o MCT (voltado para os Trainers). Por lá, você pode dividir suas dúvidas e questões com outros profissionais e acompanhar se questões semelhantes às suas foram solucionadas. Você também poderá ter o suporte da plataforma Mindhub, a oficial de cursos da Microsoft.

Ou seja, você poderá ter todo o suporte necessário para conseguir melhores resultados e, assim, obter a certificação necessária para impulsionar a sua carreira. Muito bom, não é mesmo?

Obter as melhores certificações Microsoft é fundamental para destacá-lo em sua carreira. Além de todo o aprendizado gerado no período de estudos, é possível garantir oportunidades mais interessantes de trabalho. Por isso, esteja atento, estude e obtenha a melhor qualificação para atuar como profissional de TI com as certificações dos maiores players do mercado.

Por isso, é importante que você, ao contratar serviços para seu negócio, considere escolher aqueles que tenham profissionais com essas certificações em seu corpo de colaboradores. Por exemplo, para consultorias e terceirização de TI, conte com a GD Solutions.

Temos os profissionais mais bem qualificados do mercado, com certificações de alto nível e capazes de proporcionar a melhor experiência para seu negócio. Entre em nosso site e saiba mais sobre nosso serviço.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário