Com a transformação digital e o aumento das soluções tecnológicas dentro das corporações, a terceirização do setor de TI se tornou uma ferramenta estratégica para as pequenas e média empresas. Quando o gestor delega essa infraestrutura para um provedor especializado, ele recebe vantagens competitivas interessantes, que vão desde o acesso às tecnologias inovadoras até o ganho de velocidade no desenvolvimento de produtos.

Se bem planejada, a terceirização de TI permite a redução de custos com contratação de pessoal e melhora o controle das despesa, que deixam de ser variáveis e podem se tornar fixas. Há uma considerável melhora na performance dos negócios, com os gestores podendo focar no core business, além de aprimorar o acompanhamento de resultados, por meio de métricas e relatórios que podem ser obtidos em tempo real.

O grande desafio que os gestores enfrentam é o de escolher, de forma criteriosa, um parceiro para assumir o setor de TI de sua empresa. Neste post, trazemos 8 pontos que você deve analisar nessa escolha. Confira!

1. Entenda a demanda de sua empresa

Esse é um erro muito comum de pequenos empreendedores: sair a campo para escolher um parceiro terceirizado, sem definir o que a sua empresa espera dele. Você escolheria um funcionário antes de saber o que ele fará e se ele tem as qualificações para tal? Provavelmente não. Então, por que fazer isso na hora de escolher um parceiro terceirizado?

Antes de começar a procurar por uma empresa para assumir a gestão de TI, defina quais são os requisitos básicos que ela deverá suprir, o que você espera dela e quais são as principais necessidades do seu negócio em relação à tecnologia da informação

2. Pense no custo-benefício

Mesmo que a sua empresa esteja com um orçamento apertado, não escolha um parceiro baseado apenas em preço. Para que você encontre o melhor custo-benefício, é importante que sejam avaliadas várias prestadoras.

Escolha aquela que consiga realmente atender às suas necessidades, tenha credibilidade e um preço acessível. Quanto maior for a amostragem, maior será a variedade de valores e SLAs para que você analise e ache uma solução que atenda ao seu perfil.

3. Foque na segurança

Se você vai colocar uma empresa para gerenciar a sua infraestrutura de TI, terá que tomar todas as precauções em relação à segurança, afinal, ela terá que garantir a proteção e a integridade de um ativo cada vez mais valioso para a sua gestão: os dados.

Avalie todos os critérios de segurança do futuro parceiro. Além disso, exija que a empresa forneça um bom controle de acesso e medidas de segurança que garantam a proteção da rede, tanto em relação ao sistema quanto à parte física.

4. Busque referências junto aos clientes

Uma das maneiras mais eficientes de analisar a reputação de uma empresa é entrando em contato com seus clientes anteriores. Busque o máximo de referências que puder, de preferência de negócios que atuam no mesmo ramo e que tenha o mesmo porte que o seu.

Se você não conhece esses gestores para marcar uma reunião, entre em contato com eles via e-mail ou telefone. Se também não for possível estabelecer esse contato, verifique a reputação da empresa em sites especializados, como o Reclame Aqui, e nas redes sociais. Certamente, você encontrará muitas referências.

5. Avalie os casos de sucesso

Além da pesquisa voluntária, a própria empresa que você deseja contratar pode apresentar os cases de sucesso de parceiros que utilizaram os serviços Isso dará uma base maior para que você avalie o perfil e a sua capacidade de atuação, assim como o formato do serviço, os prazos atendidos e o tamanho da infraestrutura.

6. Analise os objetivos do fornecedor

É importante entender como a empresa terceirizada enxerga a sua: como uma contratante ou como uma parceira de negócios. No primeiro caso, a contratada tende a focar em um serviço mais reativo, ou seja, sua ação é sempre motivada após algum problema.

Já as empresas que têm uma postura de parceiras de negócios trabalham de uma forma preventiva e proativa, sempre buscando evitar problemas e apresentando soluções para garantir uma boa disponibilidade de sua infraestrutura de TI.

É importante que o responsável pela empresa terceirizada se apresente como um colaborador, que está pronto para ajudar a sua empresa a atingir os objetivos comerciais estratégicos. Se isso acontecer, é bem provável que vocês comecem uma parceria duradoura e que traga benefícios mútuos por um bom tempo.

7. Teste amostras de serviços

Algumas empresas que fornecem o serviço de terceirização de TI oferecem amostras de seus serviços, por um tempo determinado. Essa é uma excelente estratégia para que o cliente não se amarre a um contrato antes de realmente saber se os serviços prestados atenderão à sua demanda. Para a empresa de TI, é uma chance de fidelizar o cliente antes mesmo de fechar o SLA.

Geralmente, esse período de testes varia de 7 a 45 dias. Nele, a sua empresa terá acesso a todas as ferramentas e recursos que a empresa fornece para os seus clientes fixos, para testes e todos os pormenores.

Muitas empresas disponibilizam essa informação diretamente em seus sites, mas, mesmo que você não encontre essa opção, não custa entrar em contato e tentar negociar esse período de testes diretamente com eles, para garantir que o alinhamento estratégico seja o mais próximo possível.

8. Avalie a estrutura e a equipe

Antes de fechar negócio com o fornecedor de TI, conheça a sua estrutura e, se possível, visite a sede da empresa. Certifique-se de que a equipe de atendimento tenha a capacitação profissional adequada para atender às suas demandas. Veja se a empresa conta com uma estrutura de ponta, para entregar um serviço proativo, baseado no monitoramento e na automação de processos.

Como vimos, a terceirização de TI é um movimento estratégico que muitas empresas estão fazendo em busca da otimização da gestão. Porém, antes de definir quem cuidará da sua infraestrutura, avalie bem os requisitos que listamos neste texto. Na GD Solutions, temos uma equipe com profissionais capacitados em servidores, redes, banco de dados, virtualização e tudo o que for necessário para modernizar a sua empresa.

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