O Microsoft SharePoint é um aplicativo baseado na web usado para compartilhamento de documentos, business intelligence, pesquisa avançada, colaboração de conteúdo e muito mais. Ele é composto por um conjunto multifuncional de tecnologias que podem ser integradas ao Office 365, bem como recursos úteis de gerenciamento de documentos.

Neste artigo, nós apresentamos essa poderosa ferramenta e falamos sobre os benefícios que o uso dela pode trazer para a sua empresa. Confira!

O que é o Microsoft SharePoint?

O SharePoint é uma plataforma de colaboração e gerenciamento de documentos baseada na web. Embora altamente flexível, ele é usado principalmente para armazenar documentos e comunicar informações entre as organizações.

Com a plataforma, os usuários podem criar uma intranet (ou sistema interno de internet) que funciona como qualquer outro site. Por meio desse espaço centralizado e seguro, os usuários podem acessar, compartilhar e editar documentos.

Quais são as principais funcionalidades da ferramenta?

O Sharepoint é um sistema de colaboração baseado na web que permite integrar arquivos, pastas, documentos e todos os outros tipos de informações de negócios no servidor de forma segura.

Ele pode ser acessado em diferentes tipos de dispositivos conectados com a Internet, por meio de um navegador da Web como Microsoft Edge, Chrome, Firefox etc.

Alguns dos recursos do SharePoint são:

  • compartilhamento de arquivos com pessoas dentro e fora de sua organização;
  • recursos de gerenciamento de conteúdo para ajudar a organizar e gerenciar informações usando bibliotecas, listas, metadados, gerenciamento de registros e políticas de retenção;
  • sites de equipe que fornecem um local para grupos predeterminados de usuários visualizarem e colaborarem com conteúdos, dados e notícias;
  • sites de comunicação para compartilhar mensagens entre organizações, com subsites dinâmicos e personalizáveis;
  • aplicativos móveis para permitir que os usuários acessem intranets, sites de equipe e conteúdo em dispositivos Android, iOS e Windows;
  • automatização de processos de negócios, criando alertas e fluxos de trabalho.

Quais são os benefícios do SharePoint para as empresas?

O SharePoint pode agilizar os processos de negócios e reduzir custos. Ele também pode encorajar o compartilhamento de informações, transparência e colaboração. Para usuários, desenvolvedores e designers, há muitos outros benefícios a serem obtidos com o uso da ferramenta. A seguir, falamos sobre os principais.

Multifuncionalidade integrada

Com o SharePoint, os administradores podem atribuir diferentes níveis de permissão, dependendo do status do usuário. Além disso, o software possui funções para compartilhamento de documentos, gerenciamento de arquivos, redes sociais, informações comerciais e praticamente tudo o mais envolvido nas operações do dia a dia de uma empresa.

Administração centralizada

A facilidade de gerenciamento é um dos benefícios mais significativos do SharePoint. Os administradores podem acessar rapidamente os recursos de operação, incluindo configurações de segurança, coleta, backup e dados do site, assim como executar restaurações e atualizar privilégios, tudo em um único painel.

Gerenciamento de documentos e colaboração

O SharePoint permite organizar as informações da sua empresa de forma acessível. Um dos principais benefícios é o fluxo simplificado de informações devido ao armazenamento em nuvem, que permite fácil acesso a arquivos.

Nesse contexto, vale lembrar que funcionários informados tomam as melhores decisões, cumprem prazos, entendem a estratégia do negócio e têm condições de contribuir com maior precisão para o alcance dos objetivos da empresa.

Simplificação do processo de negócios

Uma plataforma de colaboração como o Microsoft SharePoint torna possível coletar e organizar dados em um só lugar.

Informações de fornecedores, comunicação com clientes ou interações com parceiros são registradas pelos formulários do SharePoint. Assim, seus funcionários podem criar portais de business intelligence e exibir esses dados em painéis, web parts ou scorecards.

Isso os ajudará a tomar melhores decisões, rastrear as preferências dos consumidores e prever flutuações na demanda e na oferta.

Independentemente do setor, o aumento da produtividade é um objetivo de todas as empresas. Nesse sentido, ter uma ferramenta como o Microsoft SharePoint pode fazer toda a diferença. As funcionalidades colaborativas se traduzem facilmente em otimização de tempo e outros recursos para qualquer organização.

Se você estiver interessado em implementar o SharePoint como ferramenta de colaboração na sua empresa ou aprender a extrair o melhor da plataforma, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário