Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Entenda as vantagens do backup em nuvem

Entenda as vantagens do backup em nuvem

Antes de falarmos nas vantagens do backup em nuvem, vamos a uma contextualização: recentemente a IBM divulgou um estudo no qual foi constatado que, em 2015, as empresas brasileiras perderam R$ 4,31 milhões com danos e roubos de dados. E mais: somos o país líder em trojans (programas maliciosos que se passam por autênticos para invadir computadores) no sistema bancário, de acordo com a Eset, e o oitavo com mais fraudes virtuais segundo a Symantec.

Somente o tema segurança da informação já é suficiente para pensarmos no backup em nuvem como um tema importante. No entanto, existem outras vantagens importantes em utilizá-lo. E é sobre elas que conversaremos neste post. Acompanhe!

O que é backup em nuvem

Antes, vamos relembrar o conceito de backup em nuvem (ou backup online, ou remoto). Ele é, basicamente, um tipo de serviço por meio do qual os recursos e a infraestrutura de computação em nuvem são usados para criar, editar, gerenciar e restaurar dados, serviços e aplicativos. É feito remotamente por meio da internet.

Ao contrário das técnicas tradicionais de backup (servidores físicos), o backup em nuvem é altamente flexível e escalável. Isso porque os serviços de apoio são geridos completamente pelo fornecedor que detém recursos tecnológicos para ampliar a capacidade, bastando que o contratante apenas faça a solicitação sempre que precisar — mediante uma adaptação do acordo de níveis de serviços (SLA).

Quais as vantagens do backup em nuvem

Dito isso, agora vamos a um detalhamento das sete maiores vantagens de se fazer backup em nuvem:

1. Segurança da informação

Um bom provedor de backup em nuvem garante total segurança dos dados, pois trabalha com criptografia (codificação dos dados), boas práticas, ferramentas e profissionais capacitados. Mesmo que criminosos virtuais ataquem as máquinas corporativas, os dados estarão a salvo com o fornecedor de cloud.

Além disso, como os dados são copiados e ficam disponíveis nos centros de dados do fornecedor, mesmo que aconteça um desastre natural (enchentes, furacões etc.) ou um incidente (incêndio etc.) na empresa, os dados estarão 100% seguros.

2. Baixo custo

Todo o custo de aquisição de ferramentas e hardwares para armazenar e fazer cópias de segurança internamente são mitigados, pois a infra cabe ao fornecedor de backup online.

Também o fato de poder contratar somente o necessário e ter flexibilidade para expandir a capacidade conforme o negócio cresce pode significar diminuição de gastos de TI. Ao fazer isso internamente, é preciso investir antecipadamente já prevendo o aumento do volume de dados processados e armazenados pela empresa.

3. Rapidez de implementação

Esqueça todo o stress gerado pelo longo período de implementação de equipamentos e softwares para fazer backup nos servidores internos. Com o backup em nuvem basta assinar o contrato com o fornecedor para ter a solução em questão de minutos, em poucos cliques.

4. Disponibilidade e mobilidade

Ter os dados na nuvem é ter a garantia do acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter acesso à internet, e recuperar arquivos por meio de um computador ou de um aplicativo de smartphone. Não há necessidade de ter que viajar com um laptop ou voltar ao escritório para ver um arquivo importante, por exemplo.

5. Simplicidade de gerenciamento e recuperação

Soluções de backup na nuvem tornaram o gerenciamento contínuo e a recuperação muito mais fáceis do que no formato tradicional. Basta ter a chave de acesso e realizar alguns cliques para encontrar e restaurar arquivos de backup.

6. Facilidade de utilização

Todas as soluções de nuvem tendem a ter gestão e interface de usuário baseadas na web. E os backups são realizados de forma automática. No máximo, é preciso sincronizar os dispositivos, o que facilita para os usuários que não precisam esperar por manutenções máquina a máquina como no modo tradicional do backup feito na infra interna de TI.

7. Sustentabilidade

Outro ponto interessante: com o backup em nuvem a empresa não precisa de salas de servidores, o que proporciona diminuição no consumo de energia elétrica. Também é uma ótima maneira de diminuir a geração de carbono, o que torna a TI verde mais que um discurso.

O que você achou destas vantagens? Entenda mais sobre o armazenamento em nuvem neste post: Cloud Storage: o que é e quais são os benefícios.