Ambientes de TI bem estruturados são fundamentais para o bom funcionamento e gerenciamento de uma empresa. Seu funcionamento correto garante que operações como a aquisição de dados mantenham-se como o esperado, além de garantir a satisfação e segurança do cliente. Um descuido com a tecnologia da informação, especialmente quando mais complexa, pode levar a problemas que comprometem toda a operacionalidade da organização.
Para evitar uma situação como essa, fazer o monitoramento dessa área é a solução mais indicada, tornando-se algo praticamente indispensável. Saiba por que monitorar ambientes de TI e descubra quais os riscos de não se ter essa precaução!
Imagine um ambiente de TI com múltiplos servidores, switches, links, sites, PABX, ERP, CRM e mais. Subitamente, um serviço para de funcionar, comprometendo toda a operação de TI. Sem o monitoramento, é mais difícil encontrar o foco do problema, fazendo com que a empresa perca tempo (e recursos) tentando encontrar a solução. Ao monitorar ambientes de TI, é possível identificar essas falhas de maneira muito mais precisa e rápida, evitando prejuízos ao cliente e ao seu negócio.
O monitoramento de ambientes de TI não leva apenas à identificação mais rápida de problemas, mas também a uma correção muito mais eficiente. Isso porque muitos softwares de monitoramento desse tipo rodam scripts que identificam falhas assim que elas acontecem ou antes mesmo, oferecendo a solução de maneira imediata. Devido a essa característica, um sistema passa menos tempo fora do ar, por exemplo.
Graças aos scripts que rodam identificando problemas em potencial, monitorar ambientes de TI também garante uma prevenção de falhas mais efetivas. Com o monitoramento adequado, é possível antecipar-se à parada ou queda de um servidor, impedindo que o serviço fique paralisado.
Com a identificação mais rápida do problema também é possível evitar que ocorra o temido efeito em cadeia que leva a uma parada total do sistema. Isso minimiza as falhas e também garante que os impactos na empresa sejam menores.
Saber quais são os impactos de um servidor down, por exemplo, é fundamental para que os recursos sejam dispostos de maneira mais eficiente e prioritária. Monitorar ambientes de TI, portanto, permite uma avaliação mais completa do impacto de falhas na organização, levando a uma visão global. Com isso, é mais fácil estabelecer prioridades e dispor equipes para resolver determinados problemas primeiro e de maneira mais rápida.
Como a empresa passa menos tempo buscando a solução e como o sistema passa menos tempo parado, o resultado é uma redução de custos, tanto os operacionais quanto os custos de possíveis prejuízos decorrentes de problemas no ambiente de TI.
Um ambiente de TI que possui menos falhas e tempos menores de parada ou queda é um ambiente muito mais eficiente. Por isso, o monitoramento é uma prática que tem como resultado final a melhora e o aumento da eficiência de todos os serviços, gerando impactos muito positivos na organização como um todo.
Monitorar ambientes de TI é fundamental pra garantir que os problemas sejam identificados e solucionados mais rapidamente ou mesmo impedidos. Executar corretamente essa medida leva a uma redução de custos e, por fim, a um aumento da eficiência.
Para você, qual a importância de monitorar ambientes de TI? Sua empresa já toma esse cuidado? Comente e participe!
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