Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Filtro de conteúdo web: quais os benefícios?

Filtro de conteúdo web: quais os benefícios?

Nos primeiros anos da internet, gestores de TI não tinham grandes problemas para definir qual tipo de conteúdo estaria disponível para acesso dentro de uma rede corporativa. A simples configuração de um bom firewall bastava para que qualquer tipo de item malicioso fosse barrado. Em função das tecnologias que se popularizaram nos últimos anos, os desafios para a definição de um bom filtro de conteúdo web aumentaram.

Novas ferramentas foram criadas para garantir mais proteção contra malwares e vírus sem comprometer a produtividade dos colaboradores,. Elas auxiliam companhias a administrarem a sua rede interna em busca de estabilidade e segurança, independentemente do tipo de equipamento que os seus funcionários estejam utilizando para trocar informações. Se você quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens e os principais tipos de filtro de conteúdo web que estão disponíveis para a sua empresa, fique ligado nas nossas dicas!

Como os itens de proteção funcionam?

As ferramentas de proteção web estão cada vez mais disseminadas no meio digital. Elas se integram a browsers nativamente ou por meio de plugins, aos sistemas operacionais e às soluções de gerenciamento de rede em busca de mais segurança e confiabilidade. Todos os programas funcionam de modo semelhante: durante a navegação, eles checam o conteúdo da URL acessada e, caso ela faça parte de uma “lista branca” ou não apresente indícios de vulnerabilidades, o acesso é liberado.

Hoje, você pode contar com ferramentas que vão além do já difundido firewall disponível para a maioria dos sistemas operacionais. Filtros para páginas de pishing, por exemplo, já são ferramentas nativas da maioria dos navegadores. Algumas soluções corporativas são capazes de centralizar o controle de todos os pacotes de dados que circulam dentro de uma rede, monitorando switches, firewalls e roteadores.

Como um filtro de conteúdo web pode auxiliar a sua empresa?

A manutenção de um bom controle das conexões de internet de uma companhia trará diversos benefícios. Aumento da segurança, da confiabilidade dos sistemas e menor risco de ataques por meio de brechas do sistema são apenas algumas das melhorias proporcionadas por essas tecnologias. Podemos destacar, também:

Aumento da segurança

Os avanços da Web 2.0 vieram acompanhados de novas tecnologias, que tornam sites muito mais dinâmicos. Entretanto, o mesmo código que pode nos oferecer uma navegação mais arrojada, ao ser manipulado por alguém mal intencionado poderá causar sérios problemas de segurança. Uma solução efetiva será capaz de identificar e bloquear qualquer conteúdo malicioso que esteja escondido dentro de uma página web, protegendo a rede corporativa de ataques.

Proteção contra conteúdo inadequado

Acesso à pornografia ou o download de conteúdos protegidos por direitos autorais ilegalmente podem causar problemas para muitas empresas. Ao impedir que esse tipo de dado circule pela sua rede, você evitará uma série de problemas legais e de segurança que o acesso a esse tipo de conteúdo pode causar. Além disso, a rede ficará menos carregada e os pacotes de dados críticos serão priorizados.

Melhorias na produtividade dos funcionários

A busca por métodos e ferramentas que aumentam a produtividade dos colaboradores é uma preocupação frequente de gestores de empresas de todos os tamanhos. Uma das principais fontes de diminuição de produtividade é o uso indiscriminado da internet. Além de causar perda de lucros para a companhia, essa prática poderá levar ao sobrecarregamento desnecessário dos equipamentos da rede. Ao configurar corretamente as suas ferramentas de controle de tráfego, você garantirá que somente os dados essenciais para o dia a dia dos funcionários estejam disponíveis para acesso, impedindo que conteúdos irrelevantes à atividade principal da empresa sejam visualizados.

Como ele torna a web mais segura a confiável?

O filtro de conteúdo web é a ferramenta que verificará e encerrará qualquer tipo de conexão insegura que um dispositivo tentará fazer utilizando a rede corporativa da companhia. Além de verificar o nome do domínio acessado, o filtro analisará todo o tráfego web, permitindo que somente conteúdos seguros sejam exibidos na tela do computador do usuário. Dessa forma, a empresa terá mais confiança nos dados que são transmitidos pelos pela sua rede e os seus colaboradores terão acesso a conteúdos seguros e livres de códigos maliciosos.

E você, quer saber como adquirir um filtro web? Entre em contato com um de nossos especialistas e não se esqueça de deixar seu comentário sobre o nosso post!