Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Gerenciamento de servidores: qual a importância e como fazer?

Toda empresa trabalha, em alguma medida, com servidores para conseguir realizar uma melhor administração de dados e, também, para execução de soluções que atuem, tanto de forma interna quanto para o seu público externo. Por isso, é fundamental que eles estejam funcionando de forma adequada, a fim de evitar indisponibilidades, entre outros problemas.

Falhas de segurança, vulnerabilidades e perdas de dados podem gerar sérios problemas. Além disso, sobrecarga no uso de recursos pode fazer com que seu negócio perca oportunidades importantes no mercado. Ainda é possível acrescentar que esses cuidados ajudam a compor a governança de TI.

Então, continue conosco, entenda a importância do gerenciamento de servidores e quais as melhores práticas para sua implementação e tire suas dúvidas a respeito do assunto!

Qual a importância do gerenciamento de servidores?

O gerenciamento de servidores é uma série de processos que visa compreender de que forma os servidores da empresa estão sendo utilizados. Dessa forma, auxiliam os administradores responsáveis a conseguirem controlar as variáveis envolvidas nos processos de seu uso, como desempenho, eficácia, avaliação do uso dos componentes e atualização.

Quando aplicado de forma estratégica, consegue minimizar problemas que colocam em risco o funcionamento da sua empresa ao longo do tempo, além de adotar medidas que visem, por exemplo, a automação de processos.

Quer ver um exemplo de como o gerenciamento pode ser útil? Imagine que seus servidores de aplicação estão operando próximo do limite e, devido à sazonalidade de algum serviço da sua empresa, há a expectativa de aumento na demanda dos servidores.

Com um gerenciamento de servidores eficiente, é possível identificar essa tendência e tomar as medidas necessárias — seja a adesão à computação e à nuvem (e, consequentemente, ao escalonamento dos recursos necessários), seja a aquisição de hardware que supra a questão.

É importante considerar a implementação do gerenciamento de servidores nos seguintes casos:

  • quando não há uma garantia da disponibilidade suficiente para a execução das aplicações;
  • quando se observa que o desempenho das aplicações está dando problemas, não conseguindo chegar ao seu máximo;
  • quando há um certo atraso no setor de TI para conseguir corrigir falhas ocorrentes nos servidores;
  • quando há problemas nos indicadores de desempenho de TI;
  • quando há ocorrência de vulnerabilidades que podem colocar as informações do seu negócio em risco;
  • quando não há um controle de custos acerca dos servidores de aplicação.

É importante considerar o gerenciamento de servidores como uma opção fundamental em seu negócio. No entanto, para isso, é fundamental que ele seja feito de forma eficiente, a fim de conseguir os melhores resultados.

Como fazer um gerenciamento de servidores eficiente?

Para que ocorra o sucesso da sua estratégia de gerenciamento de servidores, é fundamental saber algumas formas para conseguir mais controle e eficiência nesse aspecto. A seguir, veja alguns pontos que devem ser considerados.

Ter um responsável pelo monitoramento

Quando há a presença de uma pessoa que é, oficialmente, responsável pelo gerenciamento, torna-se mais fácil conseguir resolver as questões que envolvem o controle do desempenho dos hardwares. A pessoa responsável pode ter um papel de liderança e ter membros dos times dedicados a essa função também.

Com isso, essa pessoa é o interlocutor com os diretores e outros gestores, e consegue comunicar mais facilmente, solicitar as suas demandas e manter um maior controle sobre o gerenciamento, bem como pode elaborar relatórios para acompanhamento das questões.

Verificar se há necessidade de trocar os servidores

É fundamental analisar se os servidores estão acompanhando as demandas atuais e, principalmente, para as projeções de médio e longo prazo. Diante disso, é possível avaliar se há necessidade urgente de trocar, planejar a substituição dos servidores físicos ou, então, reavaliar o contrato de servidores em nuvem.

Avalie as necessidades de investimentos

Muitas vezes, é necessário realizar investimentos pontuais para que seja possível conseguir o máximo de desempenho das suas soluções. Por exemplo, nos casos de quem utiliza servidores em nuvem, diante de uma alta de demanda, torna-se possível escalonar o serviço e garantir a disponibilidade do seu serviço.

Quais as melhores práticas para gerenciamento de servidores eficiente?

Além do que foi citado acima, também é possível elencar algumas práticas que potencializam o gerenciamento de forma a torná-lo cada vez mais bem-sucedido e, assim, ter melhores resultados nessa prática. Vou mostrar as principais, a seguir.

Seja organizado

Um primeiro passo fundamental é conseguir organizar os dados provenientes dos seus servidores para identificar como está o desempenho atual, de que forma é preciso intervir, quais são as curvas de aumento de demanda em curto, médio e longo prazo, necessidades de manutenção, entre outros.

Avalie a possibilidade de terceirizar o gerenciamento de servidores

Se a sua empresa não pode dispor de um colaborador exclusivo para realizar o gerenciamento dos servidores, uma opção é terceirizar essa função (outsourcing de TI). Muitas organizações especializadas podem operar com essas funções de forma a melhorar essa questão, permitindo um maior controle e melhor funcionamento dos seus servidores.

Contrate os serviços de um provedor confiável

Para quem trabalha com servidores em nuvem, é fundamental realizar a contratação com empresas que sejam confiáveis, de fato, que sejam capazes de oferecer um serviço responsável, eficiente, de acordo com o porte e as necessidades da sua organização.

Para isso, pode-se seguir algumas dicas:

  • avalie se há reclamações sobre o provedor;
  • peça indicações para colegas e parceiros;
  • opte por aquelas que tenham parcerias com grandes nomes do mercado;
  • escolha por aquelas que tenham um suporte eficiente;
  • visualize se há especialistas na equipe do provedor confiável.

Com a escolha correta de um bom servidor, é possível conseguir dar um primeiro passo para uma melhor gestão de servidores e, assim, minimizar erros e falhas que prejudicam o funcionamento deles.

Qual a importância de fazer os investimentos adequados para gerenciamento de servidores?

O gerenciamento de servidores é um ponto importante para o sucesso em TI. Afinal, quando ele não funciona de forma adequada, pode trazer consequências severas para o funcionamento do negócio como um todo. Por isso, é importante proporcionar todo o suporte necessário para um gerenciamento eficiente.

Sem isso, os benefícios que falei no início deste texto poderão ficar aquém do esperado. Então, se o seu anseio é tornar o investimento mais eficiente, é fundamental saber direcioná-lo de forma adequada. Para isto, vou mostrar alguns pontos importantes a seguir.

Conte com um time de suporte e monitoramento

O time de suporte e monitoramento será responsável por estar atento às questões que possam impactar o funcionamento dos seus servidores. Assim, é importante que vocês estejam atentos para possíveis problemas que possam vir a surgir e saber como solucioná-los. Sem a infraestrutura necessária para isto, paralisações podem ocorrer, bem como perdas e danos.

Para que funcione bem, é importante a criação de um time de suporte e monitoramento, que acompanhará o seu funcionamento e poderá identificar quando estiver ocorrendo algum tipo de intercorrência e solucionar a questão rapidamente.

Crie uma estratégia de negócios

Os investimentos precisam direcionados de forma adequada, para que seja possível ter melhores resultados. Isso só é possível se você souber quais são as perspectivas do negócio atualmente no que concerne ao uso dos servidores: há uma perspectiva de troca a curto ou médio prazo? Há um aumento de demanda previsto para os próximos meses? Se sim, como isso pode ser solucionado?

Para todos esses impasses, uma estratégia de negócios pode ser interessante. Ele será responsável por nortear o que é prioritário no gerenciamento, o que é necessário para alcançar determinado objetivo, bem como permite acompanhar planos futuros para essa área.

Tenha um gerenciamento preventivo e sob demanda

Seu negócio tem um plano de contingência para situações nas quais ocorra algum tipo de problema no gerenciamento de servidores? Sabe como proceder nestas situações? Se não, é hora de rever essas questões. Quando há um investimento adequado nessas questões, também, é possível minimizar prejuízos e restabelecer o funcionamento do servidor com agilidade.

O gerenciamento de servidores é fundamental para que as organizações consigam manter a disponibilidade dos serviços internos e externos da sua empresa. Sem isso, seu negócio pode incorrer em prejuízos severos, além de outras questões como problemas de segurança, vazamentos, perdas de dados, entre outros.

Com ele, é possível ter uma maior segurança sobre os arquivos que circulam na empresa, bem como proteger dados e documentos. Em um contexto no qual sua empresa pode ser penalizada por problemas desta natureza, segundo os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é fundamental que sejam tomadas as medidas necessárias para proteção das informações que ali circulam.

Também permite um melhor acompanhamento dos indicadores e métricas do setor, com maior eficiência. Assim, você pode verificar se há algum tipo de problema que possa comprometer o pleno funcionamento deles e corrigir as questões no ponto exato, de forma cirúrgica.

Como mencionei, há uma importância muito grande nesse conceito. Por isso, pode ser uma boa alternativa contar com uma consultoria capaz de conseguir realizar esse controle com eficiência, estratégia e manter o máximo de desempenho e, também, segurança dos dados circulantes na sua empresa.

A gestão de servidores é um dos pontos que sua empresa precisa ficar atenta para garantir um TI mais moderno, eficiente e capaz de realizar suas atividades de forma eficiente. Por isso, é importante sempre estar atento às novidades e questões da área.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para otimizar o seu negócio e trazê-lo para era da transformação digital.