Muitos gestores ainda enfrentam problemas relacionadas à infraestrutura de tecnologia em seus negócios, o que acaba desviando seus colaboradores das atividades-fim da empresa. Uma forma de evitar esse desvio de objetivos é por meio da terceirização do gerenciamento de serviços de TI.

Isso porque terceirizar a gestão de serviços de TI é uma maneira de se concentrar naquilo que realmente interessa e deixar toda a carga operacional das tarefas relacionadas a ela nas mãos de profissionais competentes e preparados.

Pensando nisso, preparei este artigo para você entender direito como funciona essa estratégia. Nele, você vai aprender mais sobre essa prática e descobrir como encontrar parceiros ideais para a sua execução. Então continue a leitura e confira!

O que é gerenciamento de serviços de TI?

Esse modelo de gestão de TI possibilita a adoção de uma postura proativa em relação às necessidades da empresa. Ao alocar adequadamente os recursos disponíveis e gerenciá-los de forma integrada, isso gera valor para os negócios. Entre suas atribuições, temos:

  • avaliação dos recursos tecnológicos disponíveis no ambiente de trabalho;
  • estabelecimento das carências atuais da empresa em relação aos recursos, o que a restringe de cumprir suas metas;
  • implantação de mudanças e otimizações nos serviços de TI;
  • gerenciamento de melhorias digitais de forma integrada;
  • monitoramento de resultados e deficiências nos processos;
  • atendimento de ocorrências especiais e meios de minimizar essas falhas.

Como podemos ver, o alcance do gerenciamento de serviços de TI é bem completo. Contudo, um meio de atingir todo o potencial em otimização dos processos é terceirizar essa gestão para que profissionais especialistas cuidem da alocação de recursos da melhor maneira. Dessa forma, torna-se possível obter os melhores resultados.

Quais são os benefícios da terceirização?

Agora, conheceremos de forma mais detalhada as vantagens de transferir o gerenciamento de serviços de TI em sua empresa. Acompanhe!

Contar com uma equipe especializada

Empresas que fornecem serviços de TI contam com profissionais preparados para atender as necessidades específicas dos clientes e as deficiências tecnológicas do negócio. Esses colaboradores externos passam por treinamentos e certificações de forma contínua. Assim, eles conhecem todas as tendências do mercado para otimizar as rotinas produtivas.

Um profissional terceirizado conta com a experiência acumulada após trabalhar com várias empresas e, com isso, consegue fornecer um nível maior de conhecimento em comparação à maioria dos colaboradores internos. Quando surgem situações atípicas que podem comprometer o negócio, ter alguém com mais bagagem no assunto é essencial.

Ter consultoria focada em resultados

Esse benefício é especialmente interessante, já que se trata de alocar profissionais naquilo que eles fazem de melhor. Além disso, como já mencionei, ao contratar especialistas para se concentrar na sua infraestrutura geral de TI, você e seus colaboradores ficam liberados para focar nas atividades-fim da empresa.

Economizar tempo para se dedicar aos assuntos principais do negócio é fundamental, principalmente em empresas de pequeno e médio porte. Isso porque, ao entregar os serviços de TI a bons fornecedores, toda a força de trabalho interno da empresa estará concentrada na produção de resultados — deixando as questões de infraestrutura e manutenção para os trabalhadores terceirizados.

Reduzir custos e otimizar o investimento

Cortar custos sem perder a produtividade é o objetivo de qualquer negócio, independentemente do porte da empresa. Isso é alcançado por meio da terceirização de TI, já que os gestores não precisam manter uma equipe interna numerosa dedicada à tecnologia e podem contar somente com aquilo de que realmente necessitam.

Automatizar tarefas

Por fim, outro motivo pelo qual a terceirização dos serviços de TI tem se consolidado como uma opção bastante atrativa é o fato de esse tipo de contrato facilitar a automatização de tarefas dentro do negócio.

Inclusive, esse item se relaciona diretamente ao anterior, quando mencionamos a redução de custos. A automatização vai dispensar a necessidade de manter uma ampla equipe interna, na medida em que a possibilidade de liberar colaboradores de tarefas repetitivas vai resultar na diminuição dos gastos.

Desse modo, além de transferir seus profissionais para trabalhos mais desafiadores e estimulantes, você ainda conseguirá mais qualidade e agilidade nos seus processos.

Como encontrar parceiros para esse gerenciamento?

Para encontrar a equipe ideal, priorize empresas de credibilidade no mercado e que disponibilizem o maior número possível de funcionalidades. Nesse sentido, procure por parceiros que ofereçam serviços como:

  • monitoramento da rede e dos servidores durante 24 horas por dia;
  • automatização de tarefas;
  • proatividade na resolução de problemas.

Desse modo, é possível filtrar suas necessidades e se concentrar apenas nas empresas que fornecem um pacote mais sólido de serviços. Isso é importante também para que você consiga avaliar o nível de conhecimento desses profissionais: com um maior número de habilidades, é possível ter uma TI preventiva, modernizada e alinhada com o seu negócio.

Gostou deste post sobre gerenciamento de serviços de TI e quer saber mais sobre a possibilidade de terceirizar sua TI e otimizar seus processos? Então, entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!

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