Para os negócios digitais modernos de hoje, fornecer desempenho superior e uma ótima experiência do usuário em escala é tão importante quanto novas funcionalidades e recursos. Isso requer um monitoramento amplo e profundo do aplicativo em cada jornada do cliente.

O monitoramento de aplicações ajuda as equipes a entender como o desempenho da tecnologia afeta os negócios e seus clientes. Eliminando pontos cegos e identificando problemas — de aplicativos de front-end a processos de negócios de back-end — e abrangendo redes modernas e serviços em nuvem, soluções desse tipo fornecem insights valiosos para impulsionar os negócios digitais.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo!

O que é o monitoramento de aplicações?

O monitoramento de aplicações é o processo que garante que sistemas e redes de software mantenham os níveis de desempenho necessários para dar suporte aos resultados de negócios.

Este processo é usado por profissionais de DevOps para medir e avaliar o desempenho dos elementos do aplicativo de software (do aplicativo à infraestrutura) e como o meio principal para detectar, triar e corrigir problemas de desempenho. À medida que a complexidade das aplicações aumenta, as ferramentas desta categoria também empregam análises para reduzir alarmes falsos, localizar anomalias e prever problemas.

Quais são os benefícios para os negócios?

A maioria dos departamentos de TI passa mais tempo reagindo aos problemas do que tentando identificá-los antes que eles causem interrupções. No entanto, para que eles funcionem com desempenho ideal e evitem erros, o monitoramento proativo das aplicações é essencial. Vamos detalhar os principais benefícios para os negócios.

Detecção precoce de problemas

Devido às grandes infraestruturas, tecnologias e usuários, detectar problemas na infraestrutura de TI se tornou um grande desafio para as empresas nos dias de hoje. A equipe de TI deve monitorar dispositivos e serviços internos, remotos, na nuvem e pertencentes ao usuário.

É extremamente importante monitorar suas aplicações regularmente, porque isso ajuda a reagir em um momento muito melhor para resolver quaisquer sinais de alerta que podem ser a razão para um grande desastre.

Se você não tiver nenhum sistema de detecção de problemas proativo em funcionamento, pode ser muito difícil ficar de olho na eficiência da TI e você faria monitoramento reativo e patching e, em seguida, sendo pró-ativo.

O monitoramento proativo tem um efeito positivo em todos os seus recursos de TI e nos usuários finais desses serviços. Manter uma verificação regular e atualizada permite que você retifique qualquer tipo de discrepância de seu sistema com antecedência.

As ferramentas de monitoramento têm a capacidade de examinar e monitorar continuamente a atividade em todo o seu ambiente de TI. Os dados coletados por essas ferramentas de monitoramento fornecem uma visão profunda de cada coisa que está acontecendo dentro de cada um de seus recursos de TI e, portanto, fornecem detecção de problemas antes que se tornem um problema principal.

Monitoramento de desempenho

Nesta era digitalmente rápida e altamente dependente de TI, é muito importante identificar todos os fatores de desempenho de TI que podem reduzir a performance geral de sua organização. Manter o desempenho superior de seus recursos de TI requer uma visão ampla de todas as atividades de TI, o que pode ser feito facilmente usando o monitoramento de aplicações.

O monitoramento fortalece o controle sobre o desempenho de toda a sua infraestrutura de TI e permite medir o desempenho exato do seu sistema. Ele não se concentra apenas nos problemas de desempenho atuais, mas também oferece uma visão geral de outros canais que podem precisar de melhorias em breve.

Evite interrupções na rede

As interrupções da rede podem ser internas ou externas. As interrupções externas podem ser causadas por ataques DDOS, hackers etc., enquanto as interrupções internas podem ser causadas por configurações de rede alteradas. É fundamental ter visibilidade dos problemas de rede, eventos críticos ou problemas relacionados à configuração antes que eles se tornem um motivo de falha de rede.

Com o monitoramento de aplicações implementado, você verá instantaneamente as principais estatísticas e dados que o ajudarão a identificar problemas que podem estar sinalizando para um possível ataque ou penetração na rede. Seus administradores de rede podem reagir rapidamente a eles antes que os invasores tenham sucesso em seus atos maliciosos.

Da mesma forma, é altamente preferível que sua infraestrutura de rede seja monitorada antes de fazer qualquer alteração nas configurações de sua rede. Isso ajudará sua equipe de gerenciamento de rede a detectar facilmente problemas de rede e resolvê-los antes que eles criem uma interrupção.

Identifique ameaças de segurança

O monitoramento é muito importante para identificar ameaças à segurança em qualquer dispositivo, serviço ou toda a sua infraestrutura de TI. Ele notifica você com antecedência sobre todas as ameaças que podem levar a uma violação de segurança, perda de dados ou qualquer outra vulnerabilidade de segurança ameaçadora.

As ferramentas de monitoramento de aplicações fornecem uma visão profunda de sua infraestrutura de TI para ajudá-lo a identificar quaisquer atividades suspeitas, como pico de tráfego incomum, dispositivos desconhecidos etc. Isso fornece uma maneira eficiente para você rastrear riscos de segurança, tomar ações preventivas e garantir a prevenção contra qualquer problema relacionado à segurança.

Como realizar o monitoramento de aplicações?

As métricas são um aspecto crucial do sistema de monitoramento de aplicações. É importante rastrear vários componentes de seu sistema e ter várias perspectivas diferentes se você deseja ser capaz de localizar com precisão e rapidez a causa raiz dos atrasos.

Isso requer visibilidade automatizada, possibilitada por um programa de software de monitoramento de aplicativo abrangente. Embora não seja uma lista completa, você deve considerar os seguintes aspectos para um monitoramento eficaz de aplicativos.

Experiência do usuário

O foco na experiência do usuário final fornece uma visão sobre o impacto real dos problemas do sistema. O índice de desempenho do aplicativo, ou pontuação Apdex, usa uma equação para calcular a satisfação, com base em solicitações rápidas, lentas e com falha. Da mesma forma, o tempo médio de resposta e as taxas de erro são essenciais para compreender o que o usuário final está realmente experimentando ao usar um aplicativo.

Tráfego de aplicativos

Compreender a taxa de solicitação, ou tráfego, pode fornecer informações sobre o desempenho. A solicitação de correlação está relacionada a outras métricas para ver o que acontece em períodos de alto uso (quedas repentinas também podem indicar problemas). Pode ser útil usar um monitor de uso de aplicativos para prever e se preparar para picos de tráfego que podem sobrecarregar servidores e redes.

Servidores físicos e virtuais

Você deve monitorar os aspectos básicos de seu sistema dos quais seus aplicativos dependem, o que significa analisar os servidores físicos e virtuais para carga excessiva de CPU, baixo armazenamento, alocação de recursos virtuais e possíveis problemas de hardware.

Capacidade de armazenamento e recursos

Recursos de armazenamento, como discos rígidos, memória ou CPU, podem ser a causa de uma falta de capacidade, causando o mau funcionamento do aplicativo. É útil se você puder rastrear não apenas as faltas de armazenamento atuais, mas também prever e se preparar para o gerenciamento de carga de trabalho futuro.

Métricas da camada de cache

Sua camada de cache é uma camada de armazenamento que permite a recuperação rápida de dados, em troca de armazenamento temporário de dados. Como o cache usa um local de armazenamento secundário (além do seu banco de dados principal), quando seus aplicativos recuperam dados, eles geralmente os acessam por meio da camada de cache. Se seu aplicativo está tendo dificuldade para recuperar dados, é necessário entender as métricas de desempenho baseadas em séries temporais de sua camada de cache e diagnosticar quaisquer gargalos na recuperação de dados de sua camada de cache.

Independentemente de quão complexos os ambientes digitais se tornaram, os clientes ainda esperam que as aplicações que eles usam funcionem a qualquer hora, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo. Isso torna o monitoramento de aplicações essenciais aos negócios e cruciais para o funcionamento de uma empresa próspera, e competitiva.

Precisa de um apoio especializado para otimizar a gestão de tecnologia na sua empresa? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços de consultoria em TI.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário