As áreas de RH e TI costumam ser bem distantes e se integram pouco dentro das empresas. Geralmente, a comunicação entre esses setores se dá quando há a necessidade da adoção de um novo sistema para o processo de abertura de novas contratações ou para chamados de suporte.

Com o mundo vivendo uma nova realidade, imposta pela pandemia do coronavírus, houve um aumento da necessidade das empresas colocarem seus profissionais para trabalharem em regime home office. Esse momento impôs um novo desafio para a gestão de pessoas dentro da corporação. Isso porque os impactos foram maior do que o esperado para o RH, já que as mudanças ocorreram de forma repentina, com a necessidade de aplicar novas tecnologias sem uma transição planejada.

Neste post, vamos entender os motivos para que haja uma maior união entre RH e TI, e como o setor de recursos humanos pode ser beneficiado. Confira!

Por que a união entre RH e TI é tão importante?

O primeiro motivo para o setor de RH se manter próximo ao de TI é que, assim, ficará mais fácil para que haja um maior entendimento de equipe e das inovações necessárias para que a empresa responda com agilidade às demandas de mercado.

Por exemplo: quando a empresa consegue, por meio do cruzamento de dados, descobrir o que pensam os seus desenvolvedores, é possível reter, desenvolver ou contratar talentos. Para isso, é preciso acabar com alguns preconceitos, afinal, a tecnologia só tem a agregar na essência do RH, mudando os modelos de gestão tradicionais.

A tecnologia vem mudando de patamar dentro das empresas, contribuindo na otimização de tempo e recursos, e permitindo que as corporações atinjam melhores resultados com baixo investimento. Quanto menos burocráticos se tornarem os processos, melhor e mais produtiva será a rotina dos colaboradores, resultando em um maior engajamento.

Quais são os benefícios da união entre RH e TI?

A seguir, veja os benefícios práticos que a união entre RH e TI pode trazer para o negócio como um todo, que vão muito além a implementação de um software e de sua manutenção preventiva e corretiva.

Implementação da transformação digital

A transformação digital não é mais uma tendência a longo prazo: ela passou a ser um processo que consiste na adoção da tecnologia como espinha dorsal dos negócios.

O seu uso não é meramente funcional, mas tem como foco otimizar o desempenho e garantir melhores resultados para a empresa. Para que isso seja possível, é necessário que haja uma mudança de cultura organizacional e de estrutura completa na organização, colocando a tecnologia como centro estratégico do core business.

A união entre RH e TI é primordial, uma vez que os recursos humanos também se beneficiarão desse novo momento com melhores ferramentas de trabalho. Ao mesmo tempo, a equipe de tecnologia da informação necessitará de mão de obra qualificada e preparada para lidar com esse processo. Por isso, é o melhor momento para uma integração entre esses dois setores.

Disponibilização para comunicação por videoconferência

Em tempos de isolamento social, as empresas precisam lidar com tecnologias que permitam que o trabalho a distância seja o mais parecido possível do que seria em um ambiente de convivência pessoal. Nessa integração entre RH e TI, o setor de recursos humanos ganha na possibilidade de fazer processos seletivos via videoconferência, sem qualquer tipo de contato ou aglomeração.

Dependendo da plataforma com a qual a empresa trabalhe, há a possibilidade da seleção remota ir além das entrevistas, com a aplicação das demais etapas do processo a distância, possibilitando que o processo seja feito 100% online. O recrutador pode aplicar testes e os candidatos podem enviar os seus documentos para admissão pelo ambiente virtual seguro garantido pela equipe de TI.

Proteção de dados

Se tem um setor dentro de uma empresa que lida com dados sensíveis é o de RH. Além de armazenar dados sobre todos os funcionários da companhia, também são guardadas informações sobre candidatos que participaram de processos seletivos e que ainda estão em espera para serem chamados.

Para manter as informações de seus colaboradores seguras e obedecer a legislação de proteção de dados, o setor de TI deve disponibilizar sempre as ferramentas mais avançadas e atualizadas, além de criar políticas de segurança para estabelecer regras para o acesso a esses bens.

Dessa forma, somente pessoas autorizadas poderão acessá-los, reduzindo a exposição e facilitando o rastreamento em caso de vazamentos.

Armazenamento de arquivos em nuvem

A computação em nuvem é um dos pilares da transformação digital, e o setor de RH ganha em produtividade com o armazenamento de arquivos no ambiente cloud. Isso permite que, mesmo a distância, as equipes trabalhem nas mesmas tarefas de forma colaborativa, aumentando a produtividade.

Avaliação de desempenho

Outro momento em que o TI é um grande parceiro do RH é na avaliação de desempenho dos colaboradores. É o setor de tecnologia da informação que disponibiliza e garante o bom desempenho de ferramentas de análise de dados e emissão de relatórios, permitindo um estudo mais objetivo para que o gestor do RH tome as melhores decisões.

Como vimos, a união entre RH e TI é primordial para a saúde da empresa em tempos normais e se torna indispensável em momentos delicados como o que estamos vivendo. Para que o seu negócio colha esses benefícios o mais rápido possível, é importante que os gestores das duas áreas se reúnam e alinhem as expectativas para chegar a um cenário ideal de colaboração mútua, de acordo com as necessidades de sua organização.

Para as empresas menores que não contam com uma equipe de tecnologia da informação estruturada e interna, a melhor solução para elevar o patamar de forma rápida, sem aumentar os gastos, é com a terceirização dos serviços de TI pela contratação de um parceiro especializado. A GD Solutions oferece uma estratégia desenvolvida por meio de 4 fases: monitoramento, alinhamento estratégico, redução de custos e controle de investimentos.

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