Um dos aspectos mais interessantes da transformação digital é que é possível ter acesso a uma ampla variedade de ferramentas sem um investimento exagerado. Além disso, toda empresa consegue encontrar algo para otimizar as suas próprias atividades.

Neste post, mostraremos como a tecnologia da informação para pequenas empresas é uma realidade. Apresentaremos ferramentas que podem ser contratadas e os principais benefícios do investimento. Acompanhe!

Qual é a importância da tecnologia aplicada às empresas?

Primeiro, é importante destacar que adquirir soluções digitais e consultoria especializada não é mais privilégio das grandes corporações. É possível buscar a ajuda de profissionais com alto nível de conhecimento a preços justos.

Além disso, o investimento em tecnologia garante que os gestores consigam fornecer respostas mais rápidas às demandas internas e externas do negócio. Com uma iniciativa como a terceirização de TI, os seus colaboradores deixam de se dedicar a tarefas puramente operacionais para se concentrarem nas atividades-fim da empresa.

É possível alinhar totalmente a utilização de determinadas tecnologias aos objetivos principais da empresa. Se o seu negócio ainda está preso a procedimentos obsoletos, que resultam na perda de informações valiosas, é hora de investir em TI.

Quais são os benefícios?

Melhoria na rentabilidade e aumento de produtividade são os dois principais benefícios do investimento em tecnologia da informação. Isso porque utilizar as ferramentas disponibilizadas pela transformação digital é uma forma de estar cada vez mais próximo dos seus clientes e entregar produtos melhores.

O uso de ferramentas e soluções digitais apropriadas permite que os gestores produzam melhor e economizem tempo. Tudo isso faz com que as entregas dos produtos finais sejam otimizadas, combinando agilidade e modernização dos próprios processos.

Com a eficiência garantida pelo investimento em tecnologia, os clientes se tornam mais satisfeitos com os produtos que adquirem. Além disso, a tecnologia é escalável: é possível contratar os serviços e expandi-los junto com o crescimento da sua própria empresa.

Tecnologia da informação para pequenas empresas: como investir?

Vamos ver agora quais setores as pequenas empresas podem eleger para investir quando falamos de tecnologia.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem dispensa a utilização de pen drives e discos rígidos, equipamentos que podem ser furtados e ocasionar a perda de documentos valiosos para o negócio. Além disso, a consulta direta se torna bem mais rápida: com alguns cliques, o gestor encontra o nome do arquivo que deseja acessar.

Como se não bastasse, é possível acessar os documentos por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Isso é especialmente importante para funcionários que estejam em campo e precisem de determinadas informações de forma urgente para fechar algum negócio, por exemplo,

Políticas de segurança de rede

Com a colaboração de profissionais especializados, fica mais fácil monitorar devidamente a rede interna e se precaver contra ciberataques. Como os gestores têm uma rotina bastante atribulada, é natural que nem sempre estejam atualizados sobre as ameaças que podem comprometer o negócio.

Assim, é fundamental investir em uma consultoria especializada. Com a ajuda desses profissionais, a empresa se protege contra ataques que podem resultar no vazamento de dados dos clientes e informações financeiras da própria companhia.

Utilização de softwares licenciados

Implementar softwares piratas em sua empresa é um barato que sai bastante caro. Isso porque os programas originais estão em constante atualização, justamente para garantir uma defesa sólida contra novas ameaças.

Além disso, as rotinas de atualização podem ser automáticas. Em uma dessas operações, é possível que a empresa que fabrique o software fique sabendo que a sua cópia não é legalizada. Assim, a sua empresa pode receber multas e sanções — e ainda ficar totalmente desprotegida contra as ameaças.

Como pudemos ver no post, a importância da tecnologia da informação para pequenas empresas não se resume unicamente à proteção dos sistemas. É possível, também, incrementar as próprias formas de utilizar a tecnologia a seu favor, como no caso do armazenamento em nuvem.

Gostou do post e se interessou pela possibilidade de implementar ferramentas tecnológicas ao seu próprio negócio? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário