Em um dia normal de trabalho, é normal que muitos colaboradores acabem tendo a sensação de que se desviaram muito da produção ativa para resolver pendências operacionais. Isso porque a tecnologia se tornou protagonista em muitos segmentos, mas nem todo negócio conta com profissionais especializados nela.

Nesse contexto, a terceirização de TI surge para garantir que os seus colaboradores não precisem se ocupar de atualizações de programas e instalações de novos softwares, por exemplo. Agora, apresentaremos o funcionamento desse modelo e seus principais benefícios. Acompanhe conosco.

Como funciona a terceirização da gestão de TI?

A terceirização de TI, também conhecida como outsourcing, ocorre quando uma empresa escolhe por repassar os processos de tecnologia a terceiros — ou parte dele, ao menos. Atualmente, ela se configura como um meio de liberar colaboradores talentosos de tarefas puramente operacionais.

Assim, além de delegar essas funções a especialistas em tecnologia, os gestores conseguem alocar a sua equipe em funções mais estratégicas. Isso retira um peso grande, já que os profissionais contratados passam a monitorar toda a infraestrutura de TI, identificando falhas no processo com mais agilidade.

Além disso, terceirizar a sua TI implica, também, um plano eficiente de atualização tecnológica, baseado nas demandas, nas prioridades e no orçamento da empresa contratante. Os profissionais terceirizados apresentam relatórios periódicos para facilitar a mensuração dos resultados obtidos.

Quais são as suas principais vantagens?

Agora que já sabemos como a terceirização de TI funciona, é hora de conhecer os seus benefícios específicos.

Foco nas atividades principais

Terceirizar tarefas que não façam parte das atividades-fim do negócio deixará os colaboradores livres para se dedicar aos trabalhos específicos da sua empresa.

Se você comanda uma equipe de contadores, por exemplo, será possível fazer com que eles se concentrem apenas nas obrigações fiscais e auditorias, deixando o trabalho operacional de tecnologia (como instalação de atualizações, introdução de novas ferramentas e suporte técnico) para a empresa parceira.

Isso porque a tecnologia é indispensável para gerar novas oportunidades, mas é preciso se concentrar no produto final a ser entregue aos clientes. Se a sua empresa utiliza equipamentos de TI, faz muito sentido deixar que uma equipe se dedique exclusivamente a essa infraestrutura.

Redução de custos

Com a contratação de parceiros, é possível reduzir a equipe interna de TI, o que garante corte de gastos. Além disso, é preciso levar em conta a legislação brasileira, que prevê direitos além da remuneração direta, como o pagamento de tributos como FGTS e INSS, que oneram a sua folha.

Assim, ao terceirizar a maioria das atividades, você passa a ter um maior controle sobre esses gastos, já que realizará o pagamento de uma quantia acordada entre as duas partes. Os gestores da empresa contratada serão os responsáveis por custear os seus próprios gastos trabalhistas.

Aumento da segurança

Os cibertaques e as fraudes digitais têm se tornado cada vez mais sofisticadas, comprometendo redes inteiras e expondo informações internas valiosas. Isso exige a utilização de mão de obra qualificada para proteger o negócio de vazamento de dados, que pode afetar mesmo os registros dos clientes.

Dessa forma, a terceirização é um modo, também, de repassar essa gestão a pessoas com conhecimento atualizado sobre as diversas possibilidades de riscos que envolvem a utilização de tecnologia. Além de garantir um ambiente mais seguro, eles também conhecem todas as questões relacionadas à conformidade.

A instalação de um mero antivírus pode servir para usuários individuais, mas se basear em apenas um software para garantir a segurança de todo um empreendimento é extremamente arriscado.

Acesso a tecnologias de ponta

Vivemos a era da transformação digital. Esse bordão é muito utilizado, mas os seus efeitos são pouco discutidos. Nesse novo modelo de negócio, a tecnologia se torna um meio pelo qual a maioria das empresas agrega valor e novas oportunidades.

Assim, softwares e hardwares se tornam obsoletos com mais rapidez, já que as exigências tecnológicas têm crescido. Gestores e empreendedores em geral podem não ter todo o tempo necessário para se manter atualizados sobre as novas tendências. Desse modo, a terceirização garante que você esteja sempre em contato com pessoas que dedicam suas carreiras a pesquisar sobre novas tecnologias e equipamentos.

Além disso, esses profissionais serão os responsáveis por conduzir a rotina de atualizações dos programas, garantindo uma infraestrutura poderosa para a sua empresa. Eles ainda indicarão os melhores equipamentos para o seu negócio, sempre respeitando o seu orçamento e as suas necessidades.

Alta performance

Você sempre se certifica de encontrar as melhores opções disponíveis quando realiza novas contratações, certo? Com empresas terceirizadas de TI, o cenário é o mesmo: essas companhias buscam se associar a colaboradores com qualificações e certificações comprovadas.

Isso porque ninguém leva a tecnologia mais a sério do que uma empresa que oferece a terceirização de TI. Buscar firmar uma parceria é garantir alta performance em seus processos, com agilidade nos seus serviços. Tudo isso se reflete no produto final, repassado diretamente aos clientes.

Aumento da produtividade

Quando uma empresa utiliza determinados equipamentos e tecnologias por muito tempo, pode haver a impressão de que está tudo correndo como o desejado. Isso porque os gestores acabam perdendo a noção sobre o que pode ser realmente aperfeiçoado para gerar mais produtividade.

Porém, contar com as mesmas tecnologias e hardwares por longos períodos desperdiça oportunidades relevantes. Pequenos problemas operacionais, como vírus, acabam deslocando o foco do que o negócio realmente produz.

E como combater esse problema e garantir que os seus colaboradores produzam mais? Por meio da contratação de parceiros externos: eles saberão indicar tudo o que deve ser modificado para que o desempenho supere as expectativas iniciais.

Como escolher parceiros de alto nível?

O ideal é priorizar empresas que utilizem uma abordagem mais integral de combate às falhas. Assim, tenha em mente que problemas na rede de computadores, de segurança e de queda de desempenho afetam a produtividade do negócio.

Desse modo, priorize a contratação de profissionais que ofereçam um serviço diversificado. Isso porque é essencial ter uma TI preventiva, mas sem deixar de lado a modernização e o cumprimento das metas do negócio.

Como pudemos ver no artigo, a terceirização de TI é um excelente meio de fazer com que seus colaboradores foquem as atividades específicas do negócio. Isso gera mais produtividade e modernização para a sua empresa.

Ficou interessado por essa possibilidade? A Global Data é uma empresa com ampla experiência na área de tecnologia de informação. Um dos seus grandes diferenciais é estudar o negócio do cliente para que o melhor conjunto de serviços, totalmente adequado à demanda, seja implementado. Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário