“Transformação digital”, “evolução tecnológica”. Esses termos têm se tornado frequentes no mercado e na vida dos gestores e empreendedores. Contudo, nem sempre essas palavras vêm acompanhadas de uma explicação prática.

Pensando nisso, preparamos este post, no qual apresentamos alguns benefícios relevantes da transformação digital nas empresas. Você verá que há um conjunto eclético de tecnologias que podem ser implementadas no seu negócio, contando com a ajuda de profissionais terceirizados de alto nível. Boa leitura!

1. Monitoramento da rede

A transformação digital tornou mais fácil o acompanhamento da infraestrutura tecnológica da empresa. Esse monitoramento contínuo garante que toda a rede interna se mantenha estável.

Esse monitoramento é feito por meio de uma série de ações inteiramente dedicadas a evitar falhas nos componentes virtuais e também nos ativos do negócio. Dessa forma, o ciclo de vida de cada equipamento é acompanhado de perto.

2. Otimização de processos

Você nota que a sua empresa ainda enfrenta alguns problemas relacionados à produtividade? Com a implementação de ferramentas de automação e políticas específicas de proteção de rede, é possível combinar o melhor de dois mundos: segurança e alto desempenho.

Chega de perder tempo após uma falha geral na sua rede. Do mesmo jeito, você evita delegar tarefas operacionais para colaboradores de alto nível, que poderiam estar trabalhando em outros projetos.

3. Redução de custos

Um dos diferenciais da transformação digital é a possibilidade de contar com especialistas no assunto para lidar com demandas de forma imediata. É claro que realizar treinamentos e capacitar os seus colaboradores é importante, mas e quanto ao que você pode mudar agora mesmo?

Com a contratação de colaboradores e consultores externos da área de tecnologia, por exemplo, sua empresa reduz os custos dedicados a manter uma equipe grande de TI ou treinar os seus próprios funcionários do zero.

Além disso, tecnologias como o armazenamento na nuvem são valiosas para combater panes do cotidiano. Perdeu um disco rígido repleto de informações do negócio?

Esse tipo de prejuízo não ocorre com a tecnologia, já que você passa a contar com colaboradores externos para garantir a manutenção dos seus arquivos salvos. De quebra, você ainda consegue ter acesso aos documentos de forma remota, sem precisar estar com um pen drive em mãos, por exemplo.

4. Vantagem competitiva

O Brasil é particularmente lento na transição digital. Nosso país está apenas dando os primeiros passos e ainda se encontra muito distante das nações mais acostumadas à tecnologia mais avançada.

E o que isso significa para o empreendedor brasileiro? Ora, uma oportunidade de ouro de se diferenciar! Como a esmagadora maioria das empresas não investe devidamente em tecnologia, quem o faz se destaca instantaneamente.

Dessa forma, há uma vantagem significativa. Tomemos como exemplo a automação de tarefas burocráticas dentro do negócio: enquanto os concorrentes estiverem deslocando colaboradores para tarefas puramente burocráticas, a sua empresa vai economizar tempo, reduzindo os erros humanos — e, consequentemente, também o retrabalho.

5. Atualização do modelo de negócios

Sua empresa vai muito bem localmente, mas o seu grande desejo é expandir as oportunidades globalmente? Para isso, você terá que garantir uma infraestrutura que mantenha a sua empresa sempre disponível na internet.

Veja a utilização de tecnologias como link redundante, por exemplo. Trata-se de um sistema alternativo dedicado a suprir a demanda dos equipamentos naqueles momentos em que o principal apresenta falhas. Desse modo, a sua rede estará sempre estável, mantendo um alto nível de performance.

Como pudemos ver no artigo, a transformação digital nas empresas é uma realidade bastante acessível a todos os empreendedores. Mesmo as pequenas e médias empresas têm muito a ganhar com a introdução de soluções digitais avançadas no negócio. Uma boa ideia é contar com a parceria de profissionais sérios e com amplo know-how na área.

Gostou do post e quer ler mais sobre as vantagens da tecnologia aplicada aos negócios? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre os motivos para contar com suporte de TI na sua empresa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário