Estamos na era dos dados e, portanto, é cada vez mais comum que ocorra um volume na obtenção de informações. Consequentemente, os Data Centers passam a ter uma importância fundamental para a sustentação e crescimento dos negócios.

Muitas empresas, justamente por isso, passam a trazer um data center próprio, a fim de ter um maior controle e facilidade no dia a dia. Isso auxilia a uma série de benefícios, como vou abordar neste artigo.

Por isso, o processo de documentação do Data Center precisa estar constantemente atualizada. Mas você sabe o que é isso? Se ainda não conhece, mostrarei a seguir os principais pontos a seguir e como realizar um processo eficiente. Boa leitura.

O que é documentação de Data Center?

Também conhecida como As-built, a documentação de Data Center trata-se dos processos de pormenorização dos processos de movimentação, organização e realocação de Data Center. Com isso, os responsáveis têm sempre os registros atualizados de equipamentos e configurações, o que evita erros nas operações.

Esses erros podem gerar desde falhas, brechas de vulnerabilidade e, até mesmo, uma parada no negócio da empresa. Assim, é importante ter cuidado com esses procedimentos. Além disso, a documentação deve detalhar os pormenores da implementação do ambiente dos Data Centers, o que poderá ser útil, até mesmo, para determinar eventuais mudanças no futuro.

Ele orienta desde a construção do espaço do Data Center a, até mesmo, planejar eventuais reformas futuras. Portanto, mesmo que não esteja nos planos atuais, os gestores poderão preparar-se para realizar eventuais mudanças no futuro. Isso tudo sem comprometer o funcionamento e qualidade dos Data Centers.

A documentação de Data Center cumpre um papel importante dentro do gerenciamento do espaço que, também, pode contar com:

  • gestão de disponibilidade. É preciso monitorar a disponibilidade de todos os itens que são importantes para o funcionamento dessa área para o negócio;
  • redundância de hardware. Isso evita, principalmente a perda de dados e, também, que sua empresa fique fora do ar, em caso de problemas;
  • gestão de backup. Isso é fundamental para que as informações presentes sejam enviadas para os Data Centers. Lembre-se que os dados críticos precisam estar em locais diferentes, principalmente, caso ocorra algum tipo de desastre natural que impacte a integridade física do centro;
  • disaster recovery. Isso é fundamental para traçar diretrizes que seus colaboradores devem seguir sobre o Data Center, retomando as atividades;
  • software para gerenciamento de disponibilidade. Isso permite automatizar processos de gerenciamento dos espaços.

Quais as vantagens obtidas por meio de uma documentação bem realizada no projeto do Data Center?

Em primeiro lugar, a documentação de Data Center ocorre pela necessidade de ter esse espaço em seu negócio. Por isso, em primeiro lugar, preciso mostrar que há vantagens em trazer os próprios centros de dados para dentro da sua empresa. Veja a seguir.

  • redução de gastos com custos externos;
  • melhora da performance operacional;
  • permite-se buscar novas formas de atingir melhores performances;
  • trazer maior autonomia para gestão de dados nas empresas;
  • aquisição de ativos que poderão gerar maior valor para a empresa;
  • maior segurança para a empresa;
  • possibilidade de ter uma alternativa de backup para sua empresa que esteja sobre seus domínios.

Ter uma boa documentação do Data Center pode trazer uma série de benefícios para seu negócio, entre eles:

  • é possível identificar e registrar todas as eventuais modificações que possam surgir sobre o projeto inicial, identificando desvios;
  • permite que os gestores possam identificar necessidades de manutenção e, também, realizar planejamentos futuros para alterações posteriores;
  • possibilita que gestores possam ter uma visão imediata sobre o projeto do Data Center;
  • permite confirmar ativos, passivos e outros elementos presentes no projeto original;
  • auxilia a nortear projetos de reforma, mudança ou alteração no Data Center;
  • auxilia em futuros projetos de expansão, para o crescimento da estrutura;
  • registra-se o histórico de tudo que já foi realizado naquele Data Center.

Como é realizado o processo de documentação de Data Center?

Diante do que trouxemos, é importante, assim, você saber como esse processo de documentação de Data Center é realizado. Para isso, vamos trazer um passo a passo a seguir, que o auxiliará a nortear a realização dessas ações. Vejamos a seguir.

Planeje-se para o processo de documentação

Um primeiro ponto para realizar o processo de documentação de Data Center é planejar-se para esse momento. Isso é fundamental, principalmente, para definir quem serão os envolvidos no processo, prazos, orçamento e definir responsabilidades para cada envolvido.

Faça as avaliações necessárias

A documentação de Data Center precisa ter algumas avaliações importantes para que possa ser eficiente. São elas:

  • avaliações de eficiência energética, de forma a melhorar o PUE (Power Usage Effectiveness) do local;
  • ter planos de contingência sobre possíveis desastres que venham eventualmente a ocorrer, incluindo questões relacionadas com segurança física, lógica e sobre desastres (tais como inundações, incêndios, desastres naturais, entre outros);
  • bay face de equipamentos;
  • planejamento para realização de manutenções preventivas no dia a dia.

Avalie se a documentação trouxe os componentes necessários

Assim, alguns componentes que a documentação do Data Center pode trazer são:

  • planta baixa para planejamento do pré-projeto dos Data Centers;
  • detalhamento técnico de cada subetapa;
  • desenhos das áreas de piso elevados;
  • plano de ação que permite a evacuação do Data Center, caso seja preciso.

Conte com especialistas para realizar a documentação de Data Center

Uma das melhores formas de ter uma documentação de Data Center eficiente é contar com uma empresa especializada para gerar o processo. Isso é importante porque elas já sabem exatamente os pontos a serem observados.

Com isso, você deixa as questões para quem realmente domina o tema, minimizando eventuais erros e gerar um Data Center que seja, de fato, eficiente para o seu negócio, segundo o espaço presente. Portanto, é possível garantir mais segurança para os dados do seu negócio.

Por meio da documentação, torna-se possível ter um gerenciamento de Data Center mais eficiente. Por isso, essa etapa não pode ser negligenciada nesse momento. Sendo assim, é importante que você aplique as dicas que trouxemos neste artigo.

A documentação de Data Center tem um papel importante para a implementação e melhoria do local. Não deixe de investir nisso, ok?

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e faça com que ele chegue a mais pessoas que tenham interesse no tema.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário