Em tempos de transformação digital é inviável manter uma empresa sem uma boa infraestrutura de TI. Foi o tempo em que o setor de tecnologia da informação cumpria uma função meramente funcional, resolvendo problemas com computadores. Atualmente, o setor de TI faz parte das estratégicas de negócios nas empresas, tantos em termos operacionais, quanto em relação à segurança.

É importante que a gestão de TI dentro de uma empresa tenha como responsabilidades a criação de políticas e estratégias de tecnologia, com a definição dos melhores equipamentos, a forma como serão armazenados e tratados os dados e a escolha dos profissionais qualificados para o setor.

Neste post, vamos entender da importância de uma infraestrutura de TI para a sua empresa e como implementá-la. Confira!

Como é formada a infraestrutura de TI nas empresas?

Há algumas décadas era possível definir um padrão de infraestrutura de TI ideal para as empresas, pois havia uma base sólida que atendia com qualidade a todos os segmentos. Com a evolução e barateamento das tecnologias, evolução dos softwares e possibilidade de personalização a um preço acessível, as empresas passaram a poder criar projetos de infraestrutura de TI sob medida para atender todos a suas demandas específicas.

Levando para uma análise mais clássica, podemos definir a infraestrutura de TI de uma empresa como a reunião de softwares, hardwares, recursos e componentes de serviços que suportam os processos de TI necessários para a produtividade de uma empresa. A infraestrutura de TI reúne todos os elementos virtuais que viabilizam o funcionamento dos processos de uma empresa, sendo que podemos considerar parte da infraestrutura:

  • hardwares;
  • softwares e aplicativos;
  • sistemas operacionais;
  • gestão e armazenamento de dados;
  • plataformas de comunicação e redes;
  • serviços integrados;
  • plataformas de internet.

Não podemos esquecer que, apesar de não fazerem parte da infraestrutura, as documentações, processos e recursos humanos são fundamentais para que a boa infraestrutura de TI possa ser utilizada em sua máxima eficiência.

Qual a importância do setor de TI em uma empresa?

Agora que entendemos qual é a base de uma infraestrutura de TI, para que você entenda a importância dela para uma empresa, apresentamos os benefícios que, se bem estruturada, essa infraestrutura pode trazer para a sua empresa.

Ganhe em produtividade

Quando a empresa adota as melhores soluções de TI para o seu negócio, há uma redução nas paradas, nos erros e nos retrabalhos. O resultado é um ganho exponencial de produtividade e qualidade nas entregas.

Redução de custos

Falamos acima que a adoção de uma boa infraestrutura de TI ajuda na redução de erros e retrabalhos. Aqui já temos um bom exemplo de redução de custos acompanhada do aumento da eficiência e produtividade. Além disso, há a possibilidade de redução de custos fixos e variáveis com a diminuição de infraestrutura física a partir do momento em que a empresa opta pela virtualização total ou parcial da infraestrutura.

Melhoria na qualidade do serviço

Quando há uma fluidez nos processos, com redução nos gargalos e atrasos, reduz-se a pressão sobre os colaboradores, que podem trabalhar com mais concentração e entregar melhores resultados. Além disso, com a automação de processos, a empresa pode reduzir tarefas burocráticas e repetitivas, reduzindo a margem de erros que seriam causados por fator humano, como cansaço, esquecimento ou falha de execução.

Como implementar uma boa infraestrutura de TI?

A primeira coisa que um gestor de TI deve fazer, antes de realizar um projeto de implementação de infraestrutura de TI é de fazer um diagnóstico dos ativos tecnológicos que a empresa tem em mãos.

Dessa maneira, é possível encontrar os pontos que necessitam de melhoria e mapear as necessidades de cada área. Com o resultado desse diagnóstico em mãos, o gestor deverá ser capaz de responder as seguintes perguntas.

  • Quais são as soluções de software necessárias para a minha empresa?
  • Como a minha equipe utiliza os ambientes integrados de rede?
  • Em qual ambiente está o meu banco de dados? Está seguro?
  • Qual o dimensionamento ideal para a minha infraestrutura de TI?
  • Como é feita a gestão dos meus ativos de hardware e software?
  • Tenho plano para disaster recovery?

Um fator importante no projeto de implementação ou renovação de uma infraestrutura de TI é a definição da escalabilidade necessária para o crescimento de sua empresa. Esse foi um grande erro que as empresas cometeram no passado, o de investir pesado em infraestruturas físicas e estáticas que ficavam defasadas e obrigavam o gestor a fazer um upgrade sem planejamento, reduzindo a capacidade produtiva.

Com a computação em nuvem, por exemplo, essa escalabilidade pode ser feita de maneira automática, ajudando a empresa a responder com agilidade às demandas de mercado. Para as pequenas e médias empresas, nem sempre é possível reunir um gestor e equipe para cuidar de todo o processo de implementação e gerenciamento de uma infraestrutura de TI adequada.

Nesse cenário, uma boa opção pode ser a contratação de uma consultoria de TI, com profissionais especializados e acostumados a lidar com os mais variados portes e segmentos de empresa.

O que é uma consultoria de TI?

Se a sua empresa não tem uma equipe e nem um orçamento para elaborar um projeto de implementação de infraestrutura de TI, para não perder o foco em seu core business, uma solução pode ser a contratação de uma consultoria especializada.

Uma consultoria de TI nada mais é do que um serviço que envolve o fornecimento de uma série de conhecimentos, profissionais, competências e aconselhamento especializado em relação à tecnologia da informação.

O objetivo é colaborar para a otimização do desempenho do departamento de TI de uma empresa, seja em relação a um aspecto específico ou sobre a infraestrutura como um todo, com a aplicação de know-how de uma equipe especializada externa.

Entre as principais atribuições e uma consultoria de TI em uma empresa está a viabilização das melhores opções em relação às soluções tecnológicas que atendam aos problemas enfrentados pela corporação. A consultoria deve, também, acompanhar todo o processo de implantação e avaliar os resultados práticos para fazer os eventuais ajustes.

O time de consultores deverá ser formado por profissionais com uma grande bagagem de conhecimento técnico e prático, pois lidam com outras empresas de vários portes e segmentos. Isso significa que, muitos dos problemas pelos quais a sua empresa passa podem já ter sido tratado por eles antes, o que acelera o processo de resolução. Com a consultoria, a sua empresa ganha em:

  • contar com profissionais qualificados, sem ter que contratar uma equipe e arcar com encargos trabalhistas;
  • acelerar a evolução tecnológica da empresa, podendo responder com mais rapidez às demandas de mercado;
  • poder focar no core business, sem que o gestor tenha que dividir o foco.

Como vimos, uma boa infraestrutura de TI pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa em tempos de transformação digital. Foi o tempo em que contar com bons dispositivos tecnológicos era um diferencial ou um “luxo” para uma corporação. Estamos falando de uma necessidade mínima para empresas de todos os segmentos e portes que querem se manter competitivas nos dias atuais.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário