A manutenção de redes é um processo importante realizado para avaliar as condições do cabeamento estruturado da empresa. Ele é fundamental, principalmente, porque cada vez mais dependemos de uma rede bem estruturada para gerar trocas de dados mais assertivas.

E isso vale não só para a conexão à internet, mas também para formação de redes internas. Com isso, as trocas de dados entre equipamentos ou servidores torna-se mais ágil, bem como facilita processos internos importantes.

Por exemplo, chamadas de voz e vídeo realizadas internamente poderão ter maior ou menor qualidade de acordo com a estrutura de rede interna. Por isso é tão importante que essa estrutura funcione adequadamente.

Assim, decidi trazer um artigo com todas as informações importantes para tirar suas dúvidas sobre o tema. Vamos juntos? Boa leitura e saiba mais sobre o tema.

Qual a importância da manutenção de redes?

A manutenção de redes é fundamental para garantir o bom manuseio e qualidade dos cabos utilizados nesse processo, minimizando que defeitos possam afetar o uso da conexão de rede em seu negócio. Imagine, por exemplo, que um cabo que esteja em más condições arrebente durante o dia a dia e, assim, gere interrupção do serviço.

Além disso, muitas vezes a estrutura presente também pode trazer problemas para as conexões. Gargalos podem atrapalhar a conexão, tornando-a mais lenta no dia a dia. Assim, é fundamental buscar a melhor estrutura de rede para seu negócio, permitindo as trocas de dados com maior eficácia.

Com isso é possível garantir conexões mais velozes, com menos problemas de interferências, bem como minimizar as chances de problemas no cabeamento. E, também, garantir uma melhor organização dos cabos na sua empresa. Afinal, a disposição pode auxiliar também a melhorar a estética do local e evitar eventuais acidentes com cabos expostos.

Quando a manutenção de redes deve ser feita?

A manutenção de rede pode ser feita em dois momentos: de forma periódica (preventiva) ou para resolução de algum problema (reparadora). Assim, ela é indicada nos seguintes casos:

  • quando uma obra civil (por exemplo, uma reforma) afeta a estrutura do cabeamento e prejudica seu funcionamento;
  • quando identifica-se que há interferências elétricas e magnéticas que estejam afetando a qualidade de conexão da empresa. Assim, a manutenção tem por objetivo isolar essas questões e evitar problemas;
  • quando é possível identificar ruídos nos cabeamentos no dia a dia;
  • quando é possível identificar deformidade do sinal;
  • quando há problemas com indisponibilidade recorrentemente;
  • quando você deseja fazer uma expansão da rede interna;
  • quando deseja implementar redes Wi-Fi com maior qualidade no negócio;
  • quando o posicionamento dos cabos atualmente têm prejudicado o dia a dia na empresa;
  • quando há mudança na disposição dos equipamentos, de forma que torna-se importante mudar a arquitetura de rede;
  • quando os testes de rede não estão dando bons resultados;
  • periodicamente, para analisar se há algum tipo de problema que esteja passando de forma imperceptível e

Por que fazer manutenção de redes na sua empresa?

A manutenção de rede tem um duplo papel: garantir uma arquitetura de rede eficiente e que permita atender a necessidades específicas da empresa e, também, resolver eventuais problemas que estejam envolvidos nesse processo.

Assim, por exemplo, se você encontra uma parte dos equipamentos da empresa que esteja sofrendo com oscilações no acesso à rede do negócio, mas as demais estejam funcionando adequadamente, pode ser um problema específico que está afetando aquelas máquinas. E, por isso, é fundamental realizar os ajustes necessários.

Ao mesmo tempo, com o crescimento do negócio, torna-se importante adequar a rede para a nova realidade. Afinal, se há mais dispositivos conectados, faz-se necessário permitir o suporte para esse maior volume nas trocas de dados.

Para isso é importante ter um projeto de cabeamento bem elaborado. Isso inclui questões tais como:

  • arquitetura da rede;
  • qualidade do cabeamento;
  • posicionamento dos cabos;
  • ambiente orientado para facilidade de mudança;
  • promover ações que possam, até mesmo, gerar mobilidade corporativa;
  • implementar medidas de monitoramento de rede;
  • promover protocolos de segurança da rede a nível físico;
  • empresa que ofereça o suporte adequado em caso de problemas, entre outros.

Quais problemas podem ocorrer se você não realizá-la?

A manutenção de redes auxilia a evitar problemas em seu negócio. Estão entre eles:

  • paralisação dos serviços dentro da empresa devido a problemas com o cabeamento, atrapalhando trocas de dados, voz, imagem, realização de chamadas de vídeo, entre outros, ou seja, com o objetivo de diminuir o downtime;
  • geração de indisponibilidade de internet;
  • queda nos circuitos de TV, que dependem da rede para realizar o acompanhamento, colocando a segurança da sua empresa em xeque;
  • não ter acesso aos dados utilizados nas empresas no dia a dia e que estejam armazenados em servidores internos ou, ainda, na nuvem;
  • redução de eficiência, perdas de prazos gerados pela indisponibilidade das informações;
  • prejuízos financeiros consideráveis devido a interrupção dos serviços.

Qual a importância de escolher um bom fornecedor para realizar a manutenção de redes?

Para realizar o processo de manutenção de redes em sua empresa, é fundamental contar com um fornecedor adequado para este fim. O profissional será responsável por realizar todas as alterações necessárias, verificando quais são os pontos vulneráveis e, assim, sanar eventuais problemas que possam ocorrer.

Quando o profissional não possui expertise no que está fazendo, pode ocorrer justamente o caminho inverso: a pessoa causar mais problemas do que resolver as questões que ali se mostram e, consequentemente, prejudicar o funcionamento da rede da sua empresa. E não é só isso.

Afinal, também podem ocorrer questões como problemas posteriores após a manutenção e que precisarão de intervenções dos profissionais. Se o fornecedor não oferecer o suporte adequado, você poderá ter problemas graves. Por isso é tão importante escolher os profissionais adequados para essa tarefa.

A manutenção de redes é um processo fundamental para as empresas, a fim de conseguir realizar as mudanças necessárias, seja para minimizar problemas, seja para aumentar a capacidade da conexão do negócio. Por isso escolha sempre empresas sérias e de qualidade para realizar os processos em seu negócio.

Para isso, conte com a Global Data. Nós temos as melhores soluções não só acerca de manutenção de redes, quanto para trazer outras soluções importantes para o seu dia a dia. Quer saber mais? Acesse nosso site, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.