No mundo acelerado de hoje, é essencial ter uma infraestrutura de comunicação com excelente desempenho, e isso passa pela qualidade da sua internet corporativa. Os negócios que lutam pelo crescimento em mercados competitivos exigem acesso 24/7 a:

  • ferramentas de compartilhamento de dados;
  • redes de comunicação interna;
  • CRM baseado em nuvem e plataformas de vendas; e
  • ferramentas básicas de comunicação, como telefone, e-mail e mensagens.

A implementação aprimorada de uma rede de comunicação corporativa afeta diretamente a produtividade, a eficiência, a receita e a lucratividade. Para tanto, é fundamental saber como melhorar a internet na sua empresa.

Neste artigo, eu trago 5 dicas básicas para você solucionar problemas comuns relacionados à qualidade da sua internet corporativa. Confira!

1. Faça verificações regulares de vírus e malware

Existem muitos programas de alta qualidade que examinam seu computador em busca de softwares maliciosos que podem diminuir a velocidade da internet ou pior. Nesse sentido, sua empresa pode se inscrever em um ou mais desses serviços. Verifique se os computadores contam com antivírus e antimalware instalados e se estão configurados corretamente.

É recomendável executá-los, pelo menos, uma vez por semana. A maioria pode ser executada dentro de um cronograma, para que você não esqueça. Além disso, caso deixe o computador ligado, poderá executar as atualizações no meio da noite.

2. Execute teste de velocidade da internet

Antes de considerar a otimização da largura de banda, primeiro descubra quais velocidades de internet você está realmente alcançando. Ao realizar essa verificação, anote a hora do dia. Você pode considerar a execução de testes de velocidade em mais de um site, bem como em mais de um computador — e, até mesmo, durante diferentes horas do dia.

Quando tiver uma boa ideia das velocidades que está obtendo, compare os números com o serviço pelo qual está pagando. Se não corresponderem, ligue para seu provedor de serviços de internet e questione-o sobre a situação.

3. Verifique os dispositivos ligados na sua rede

Outra maneira de otimizar a velocidade da internet nos negócios é avaliar quantos dispositivos estão conectados à sua rede. Usuários não autorizados podem compartilhar sua largura de banda, assim sendo retirar esses indivíduos da sua rede comercial pode liberar mais velocidade para seus funcionários e clientes.

4. Atualize seu computador

Como quase todo o resto dos dispositivos tecnológicos, o desempenho do computador diminui com o tempo. Computadores mais antigos não são capazes de processar velocidades mais rápidas da internet da mesma maneira que modelos mais novos, com melhores componentes de hardware, conseguem fazer.

5. Substitua seu modem e roteador

Conforme discutido no item anterior, dispositivos mais antigos não funcionam tão bem quanto os mais novos. E isso também se aplica ao seu hardware de internet. Mesmo que seu modem e seu roteador tenham prestado um serviço confiável por anos, eles podem não ter um desempenho tão bom se comparado a quando eram novos.

Você pode otimizar a velocidade da internet substituindo esses hardwares. Verifique sua conta de serviço de internet, na medida em que, se estiver alugando o equipamento, poderá substituí-lo por um pequeno ou nenhum custo adicional.

Melhorar a internet da sua empresa pode aprimorar a comunicação corporativa e, como consequência, fornecer maneiras diversificadas de envolver os clientes. Além disso, pode permitir que o negócio aproveite as oportunidades de mercado para gerar novas receitas e ajudar a expandir a base de clientes. O resultado direto é uma otimização nos processos de negócios, na produtividade dos funcionários e na satisfação dos clientes.

Quer dividir essas informações com seus parceiros de negócios? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário