Com a expansão da computação em nuvem como uma solução geral para as empresas, novos serviços começaram a ser oferecidos. A demanda que começou com o software como um serviço (SaaS) aumentou para abarcar outros recursos, como plataformas e infraestruturas inteiras.

A ideia era manter a flexibilidade e a inovação em diversas áreas, de modo que gestores não precisassem resolver muitos problemas da TI.

Diante disso, cunhou-se um novo termo: o XaaS. Trata-se de uma ideia expansiva, de “tudo como um serviço”, que engloba todos esses modelos e paradigmas. Entender bem o que é XaaS e como ele impacta no dia a dia é fundamental para obter o melhor da nuvem no negócio e revolucionar a TI.

Se quiser aprender o que você precisa sobre o tema, não deixe de conferir o resto do artigo.

O que é XaaS?

Com tantas siglas surgindo no mundo da cloud, foi necessário pensar em uma que caracterizasse esse tipo de modelo como um todo: o XaaS. Significa, portanto, “tudo como um serviço”, um conceito que representa qualquer tipo de serviço que pode ser ofertado na cloud.

Você provavelmente já sabe como a nuvem é utilizada para armazenar documentos, por exemplo (um tipo de SaaS). O usuário faz o upload de um arquivo e mantém lá, sem precisar arcar com a infraestrutura ou com a atualização do sistema. Tudo apenas disponível com um acesso à internet. O XaaS representa esse modelo e vários outros em um só conceito.

O “X” representa uma incógnita no lugar dos serviços específicos, denotando que qualquer coisa hoje pode ser oferecida nesse mesmo tipo de paradigma.

O aspecto comum a todos esses serviços é o uso baseado na demanda. Em vez de comprar um produto, pagar uma licença e tê-lo para sempre, as empresas agora contratam recursos sempre que precisam. Desse modo, elas pagam só pelo que utilizam e podem cancelar o contrato sempre que quiserem. É uma estratégia mais flexível que atende à modernidade.

Afinal, atualmente, a TI se tornou ainda mais essencial para organizações de todos os tipos e tamanhos. Com esse novo momento, é preciso que os gestores se esforcem para montar infraestruturas e parques tecnológicos com muita rapidez, de modo a competir com os concorrentes. Contudo, adquirir tantos equipamentos, espaço e mão de obra ainda é um desafio.

Por essa razão, o modelo da computação em nuvem se tornou tão importante no mercado. Atende a essa procura ao oferecer componentes sob demanda de forma rápida e prática para os líderes.

A grande característica é a diminuição da responsabilidade de clientes sobre o setor, já que, com os componentes do XaaS, os provedores cuidam de toda a estrutura. Cabe aos usuários apenas acessar o sistema e utilizar a interface para o objetivo principal.

Depois do sucesso do software como um serviço (SaaS), praticamente remodelando a economia para o padrão do pagamento sob recorrência, as companhias começaram a investir mais nesses paradigmas. O foco era oferecer soluções personalizadas para atender a mais demandas do que o SaaS atendia. Surgiu então o PaaS (plataforma como um serviço) e o IaaS (infraestrutura).

Com o tempo, surgiram ainda mais opções, como veremos mais adiante neste artigo. Elas utilizam a mesma lógica do SaaS, PaaS e IaaS para outros recursos, o que facilita a adoção para os usuários.

Sem precisar se preocupar com a parte técnica, nem com manutenção e segurança, os contratantes dispõem de mais tempo para o seu core-business. Podem se dedicar para se manter competitivos e fortes no mercado, de forma a garantir a expansão do negócio.

Como funciona?

O “tudo como um serviço”, XaaS, disponibiliza recursos computacionais por meio da internet. Assim, existe uma lógica de servidores e clientes, sendo que os servidores estão distribuídos e descentralizados nos data centers dos provedores. O usuário só preciso de acesso à internet para usar os recursos, sem precisar baixar nada.

A depender do que está sendo oferecido, existe uma mudança na relação provedor-cliente em termos da responsabilidade de cada um. No SaaS (software como um serviço), o cliente só precisa logar no sistema via web e utilizar para a finalidade específica. A segurança, a manutenção, as atualizações e toda a base infraestrutural são gerenciadas pelo fornecedor.

Já no IaaS (infraestrutura como um serviço), os clientes naturalmente controlam mais aspectos e precisam de um conhecimento mais especializado.

Para que serve?

Vamos comentar agora alguns dos inúmeros benefícios do XaaS.

Aumento da produtividade

Um dos fatores é o aumento da produtividade. Uma vez que a nuvem permite uma adesão rápida e sem complicações, a empresa consegue implantar seus recursos de forma fluida e otimizar o dia a dia. Com uma infraestrutura segura, estável e robusta, é possível aumentar os indicadores de produtividade, com melhores resultados em menos tempo.

Redução dos custos

Contar com os diversos componentes do XaaS é não ter que investir em infraestrutura física de TI. Da mesma forma, a empresa economiza seriamente com espaço interno, refrigeração, mão de obra e outros gastos inesperados. A partir disso, os esforços e investimentos são direcionados para as áreas mais essenciais do negócio.

Escalabilidade e personalização

Um dos principais aspectos benéficos dos modelos da cloud é a escalabilidade. Isso quer dizer que as empresas conseguem contratar exatamente o que vão utilizar e pagam um valor adequado, contudo, caso precisem de mais recursos, elas podem fazer rápidos upgrades e obter um pacote mais expansivo. Quando não precisarem mais dos adicionais, podem realizar um downgrade e voltar ao cenário anterior.

Essa flexibilidade prepara a empresa para o mercado. Equipa a organização com os componentes necessários para as incertezas do dia a dia e torna a adaptação mais natural, o que impacta nos lucros. Contar com soluções específicas e personalizadas sempre que houver necessidade é a chave para evitar gastos que não trazem bom ROI.

Segurança

Além disso, estamos falando de uma tecnologia que oferece sempre um pool de recursos de proteção para garantir os melhores resultados. A nuvem apresenta backups automáticos, criptografia e monitoramento constante para assegurar menos infecções com vírus e menor possibilidade de ataques virtuais danosos.

Acesso à tecnologia de ponta

O que torna o XaaS tão interessante para empresas de todos os tamanhos é que essa tecnologia contribui para uniformizar as condições de concorrência.

Ou seja, dá poder a pequenas empresas para concorrer em termos iguais com as grandes. Um dos fatores que demonstram isso é o acesso à tecnologia de ponta sem grandes investimentos ou aquisições.

Somente com uma contratação rápida, pequenas empresas conseguem acesso distribuído a grandes pacotes de componentes computacionais e ganham com maior capacidade de produção, agilidade no dia a dia e inovação.

Qual é a aplicabilidade do XaaS?

Nesta seção, vamos aprofundar quais são os componentes ofertados como um serviço dentro da ideia de XaaS.

Além dos tradicionais que já citamos, temos o MaaS (monitoramento). Trata-se de uma solução voltada para orquestrar e controlar outras aplicações na nuvem, de modo a garantir segurança e eficiência. Ou seja, ajuda a evitar que a administração dos recursos se torne desastrosa.

A CaaS (comunicação) oferece serviços de telefonia e comunicação, tais como VoIP e voz como um serviço. O Desktop como um serviço (DaaS) oferece áreas de trabalho prontas para que os colaboradores consigam trabalhar a partir de um login. É muito útil em casos de home office.

Vamos comentar também os tradicionais e suas diferenças. O IaaS (infraestrutura) é um modelo que permite ações mais específicas, como análise de dados e desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial. Oferece a base técnica para estratégias mais robustas e criação de plataformas e ambientes.

O PaaS (plataforma) é a base para o desenvolvimento de apps. Funciona como um ambiente preparado para que a empresa crie seus aplicativos. Já o SaaS, o mais comum, é uma aplicação com um determinado fim, que pode ser armazenamento, análise de dados ou e-mail.

O XaaS representa a continuação da evolução da computação em nuvem para abarcar ainda mais serviços e personalizar ofertas para as empresas. A grande vantagem é a possibilidade de começar rápido, mesmo sem grandes conhecimentos e sem equipe para gerenciar as questões técnicas do TI.

Agora que você já sabe o que é XaaS, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para a TI de sua empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário