Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Inglês na área de tecnologia: será que é mesmo importante?

Inglês na área de tecnologia: será que é mesmo importante?

Falar um idioma estrangeiro sempre foi um diferencial admirável para o currículo de qualquer profissional. Mas para os profissionais de TI, mais do que a simples fluência no inglês, é muito importante se dedicar mesmo ao estudo desse idioma, sobretudo na sua parte técnica.

Se você atua no ramo, mas deixou o estudo do inglês para segundo plano na sua lista de prioridades, descubra por que isso pode ser um verdadeiro tiro no pé para a sua carreira. Será que aprender inglês é mesmo importante para a área de tecnologia?

Mais conhecimento sobre a sua área

Uma parte impressionante dos livros sobre programação, tecnologia da informação, design de interfaces, equipamentos de informática, e tudo o mais que possa girar em torno desses temas são escritos em inglês. E mesmo aqueles em outros idiomas acabam ganhando traduções para a língua inglesa e pouca coisa para o português. Ou seja, para ter acesso ao melhor material sobre TI, é imprescindível dominar o inglês.

Aprimoramento nas linguagens de programação

Com a prática, o programador acaba decorando as linguagens que utiliza mais no seu dia a dia. Mas é importante atentar-se para o fato de que os códigos e comandos usados nos trabalhos de TI são escritos em inglês. Você terá muito mais noção do que está fazendo no Javascript, C, Python, PHP e muito mais se souber o idioma.

Certificações importantes

Apesar de existirem muitos cursos relevantes no Brasil para quem quer se aprimorar como profissional, as certificações mais importantes e de reconhecimento internacional são, em sua maioria, feitos em inglês. Será preciso entender as questões, responder e desenvolver seus raciocínios por escrito, portanto, saber ler, pensar e escrever em inglês se faz fundamental.

Oportunidades de estudo fora do país

Mostrar que fala inglês já não é mais um diferencial tão impactante na maioria das profissões. Você quer mesmo potencializar seu currículo? Faça um curso no exterior. Porém, isso vai lhe exigir ótimos conhecimentos do idioma!

Facilidade de comunicação com profissionais estrangeiros

Várias empresas que atuam no Brasil são braços de corporações estrangeiras ou têm parceiros e clientes de fora do país. Pode acontecer de você se ver obrigado a, eventualmente, trocar dados ou se comunicar com colaboradores de outros países e, nesse caso, o inglês acaba sendo incontornável por ser um idioma internacionalmente aceito.

Um bom profissional de TI deve ter como uma de suas características a fome por conhecimento. A questão é que boa parte desse conhecimento está em inglês, o que exige que ele domine cada vez mais a fundo o idioma, não só para aprender a base da atividade, mas também para manter-se atualizado. É claro que somente ser um exímio conhecedor de inglês não vai fazer de alguém o melhor profissional de TI no mercado, porém, essa desenvoltura permitirá que o profissional seja capaz de investir nas melhores fontes de estudo e aprimoramento.

Você acha que deveria estudar inglês para aprender mais sobre TI? Para você, qual a importância desse idioma na área de tecnologia? Conte um pouco das suas experiências nos comentários do blog!