Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Lentidão e queda no sistema de computadores: o que fazer?

Nada mais estressante do que tentar trabalhar no computador e a máquina travar a todo instante, não é? A lentidão e a queda de sistema só fazem com que a produtividade caia e inúmeros problemas apareçam.

Certamente, perder arquivos e refazer tarefas não são situações agradáveis, por isso, quando os computadores da sua empresa começarem a apresentar lentidão, acione o suporte de TI e busque as causas e encontre soluções para o problema.

Por que computadores apresentam lentidão?

Podem haver diversos motivos para que os computadores de uma empresa apresentem lentidão ou queda de sistema.

Separamos alguns problemas comuns que podem atingir suas máquinas. Assim, caso sua companhia tenha optado pela terceirização de TI, será mais fácil reconhecer e relatar os problemas aos profissionais.

Ainda para empresas que tenham um suporte de TI interno, observar estes pontos pode auxiliar na solução de problemas.

  • Malwares: o malware é um software produzido e utilizado para provocar estragos nos computadores, ele se instala e se espalha na máquina durante uma visita a um site ou quando o usuário faz download de uma imagem, por exemplo.

Ao longo dos dias, o malware vai tomando conta da máquina, ocupando espaços que eram para arquivos e outros programas e diminuindo consideravelmente a memória do computador.

O resultado dessa invasão é a falha do sistema e a lentidão no desempenho de tarefas, isso porque, o espaço que antes era reservado para softwares e arquivos agora está sendo consumido pelo invasor.

Para solucionar ou evitar que isso aconteça, o suporte de TI é fundamental. Os profissionais da área vão seguir protocolos de segurança, além de configurar e monitorar o desempenho da máquina. Desta forma, garantindo que o invasor tenha sido eliminado.

Contar com uma consultoria de TI também pode ser uma boa escolha, através de consultorias, os sistemas já existentes podem ser melhorados.

O gestor pode entender e passar mais conhecimento aos funcionários, evitando que novas invasões ocorram.

  • Pouco espaço para armazenamento: a memória RAM é fundamental para o bom funcionamento dos computadores, principalmente, quando se trata de empresas que geram muito mais dados que um computador utilizado em casa, por exemplo.

Para não sofrer com a lentidão causada pela falta de memória RAM, o ideal é uni-la a um CPU, assim, a performance da máquina será aproveitada em toda a sua capacidade.

Certamente, ao buscar soluções com o suporte de TI, você ouvirá sobre a importância da memória RAM e como ela é fundamental para a boa tanto para a execução de aplicativos quanto para evitar a queda do sistema.

Afinal, outra de suas funções é facilitar o processamento de dados e armazenar informações.

Sendo assim, se os seus colaboradores costumam utilizar o computador para realizar diversas atividades ao mesmo tempo, o ideal é ter o quanto for possível de memória.

Quanto mais memória, maior a capacidade de execução de tarefas e mais ganho em produtividade.

Ou seja, pouca memória disponível trará lentidão para a rotina, causará estresse e exigirá mais gastos com suporte de TI do que o necessário. Isso porque, suas máquinas apresentarão os mesmos problemas regularmente e você solicitará sempre os mesmos serviços.

Desta forma, o melhor a se fazer é investir na expansão da memória. Além de ganhar em produtividade, estará economizando em terceirização de TI.

  • Processador inadequado: em muitos casos, o processador utilizado pela empresa é bom e eficiente, mas ainda assim, os computadores estão sempre lentos. Nessa hora, o gestor recorre ao suporte de TI e descobre que apesar da qualidade do processador, ele não é adequado para as demandas de sua empresa.

Este pode ser o motivo para que as máquinas demorem a realizar tarefas e a responder a comandos, muitas vezes simples. No entanto, o processador não é algo que se possa negligenciar, visto sua importância para as máquinas e a execução de atividades.

Por isso, o suporte de TI ou a empresa que preste consultoria de TI para a sua companhia, indicarão a substituição do processador atual por um mais adequado a sua demanda.

Caso tal troca esteja fora do seu orçamento no momento, o suporte de TI pode lhe oferecer algumas opções para “apagar o incêndio” momentaneamente.

Porém, vale ressaltar que essa solução deve ser provisória ou sua produtividade pode despencar.

Como a terceirização de TI pode ajudar?

O suporte de TI é fundamental para encontrar as melhores soluções para a lentidão e queda frequente do sistema dos seus computadores.

Sabemos da importância destes serviços dentro de uma empresa, no entanto, nem todas dispõem de um setor fixo, e é aí que a terceirização de TI se faz necessária.

A terceirização de TI se refere ao ato de repassar as responsabilidades que o setor demanda a outra empresa, uma terceirizada.

Esta terceirização pode ser total ou parcial, sendo assim, é possível manter alguns profissionais da área atuando diariamente em sua empresa ou manter todas as responsabilidades do setor com a empresa contratada. 

Diversas empresas que fazem a terceirização de TI prestam seus serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que já demonstra grande vantagem sobre o suporte de TI.

Ou seja, se suas máquinas apresentarem lentidão aos fins de semana ou à noite, você receberá auxílio, sem precisar esperar horas para isso.

Com a terceirização de TI, você terá a sua disposição profissionais experientes, uma equipe completa pronta para sugerir e solucionar problemas rapidamente e até remotamente e ainda economizará.

Nos dias atuais, é praticamente impossível encontrar uma empresa de qualquer porte que não utilize tecnologia para trabalhar e atender seus clientes.

Sendo assim, o crescimento de serviços de consultoria de TI ou de terceirização de serviços vem crescendo a passos largos.

Empresas que desejam se manter em destaque em suas áreas de atuação, devem priorizar seus instrumentos de trabalho.

Então, se a lentidão e a queda de sistema têm afetado a rotina da sua companhia e prejudicado o desempenho de seus colaboradores, entre em contato conosco. Basta acessar o nosso site, clicando aqui