Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Manutenção preventiva de TI: saiba como a GD trabalha

Quando se trata de gestão de empresas, vale aquele ditado: “É melhor prevenir, do que remediar”. É exatamente disso, que se trata a manutenção preventiva de TI.

Você conhece as vantagens, sabe do que se trata ou deseja implementar na sua empresa? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o tema e como o GD Solutions trabalha.

O que é manutenção preventiva?

Não é novidade para ninguém que hoje em dia, praticamente todas as empresas fazem uso de computadores, notebooks e demais dispositivos móveis para realizar suas atividades. Tarefas importantes em diversos setores de uma companhia, precisam do auxílio destas máquinas para serem realizadas.

Agora, imagine seus colaboradores executando tarefas essenciais para o dia a dia e os computadores simplesmente para de funcionar ou então, começam a travar e a rede não responde. Provavelmente, muito trabalho e tempo serão desperdiçados até que a fonte do problema seja encontrada. Por isso, cada vez mais empresas têm investido em suporte de TI e manutenção preventiva.

Quando computadores apresentam falhas e ficam muito tempo sem responder aos comandos, a produtividade de sua empresa pode sofrer um grande impacto. Além disso, clientes podem deixar de ser atendidos, reuniões podem não acontecer e os lucros podem diminuir. Tudo o que o empresário deseja evitar.

A manutenção preventiva, se trata de ações planejadas pelo suporte de TI de uma empresa com a finalidade de encontrar onde possíveis falhas possam ocorrer, antes que de fato elas aconteçam. Estas falhas são procuradas nos sistemas, nos softwares, nas licenças e nas máquinas da empresa. Na verdade, em todo equipamento que esteja ligado ao TI, desta forma, evitando surpresas desagradáveis.

A manutenção preventiva envolve a realização de diversas tarefas diferentes. Estas podem envolver simples passos, como a verificação de antivírus e back ups ou passos mais complexos, como a análise de sistemas e atualizações, por exemplo.

Cabe ao suporte de TI decidir de quanto em quanto tempo esta manutenção preventiva deve ser realizada. Não há um prazo certo, pois, isso dependerá das demandas de sua empresa, atualizações e do estado dos equipamentos.

De forma mais direta, a manutenção preventiva se trata de verificar se tudo está funcionando perfeitamente na empresa e evitar que alguma falha surja de surpresa.

Um dos pilares da manutenção preventiva, é o planejamento, o que sabemos que é fundamental em qualquer setor de uma empresa e com o suporte de TI não seria diferente.

Importância da manutenção preventiva

Como dito acima, todas as áreas de uma empresa precisam de planejamento para que funcionem plenamente e para que seus colaboradores possam exercer suas funções com tranquilidade. Caso sua companhia não tenha um suporte de TI fixo ou uma empresa terceirizada que presta esses serviços, os riscos de perder dias, meses e até anos de trabalho são grandes.

A GD Solutions acredita que a manutenção preventiva é um investimento na saúde da empresa. Funciona como um check up, não é necessário ter um problema de saúde aparente para realizá-lo, mas ao fazê-lo, pode-se prevenir danos maiores.

Quando se fala em investir em suporte de TI e manutenção preventiva, ainda há quem não acredite na sua importância e não dê o devido valor a estes serviços. Porém, a manutenção preventiva está muito mais ligada à economia do que ao gasto sem necessidade.

Isso porque a manutenção preventiva possibilita a antecipação de problemas, possibilitando a troca de peças ou a atualização de sistemas. O que sai muito mais barato do que as medidas de emergência, que geralmente são tomadas quando máquinas param de funcionar de repente.

O que envolve a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva deve ser definida pelo suporte de TI de acordo com o que os profissionais entendem como necessário para a empresa. Mas, a GD Solutions tem alguns exemplos de ações realizadas durante esta manutenção.

  • Atualizar: os softwares e programas utilizados nos computadores da sua empresa devem estar sempre atualizados. Somente assim, problemas maiores podem ser evitados, como falhas na rede ou máquinas que não respondem aos comandos.
  • Limpar: periodicamente os equipamentos devem ser limpos detalhadamente, desde limpezas mais simples, como a dos teclados, até aquelas mais complexas, onde as máquinas precisam ser desmontadas. O suporte de TI também deve instruir aos colaboradores que não consumam alimentos onde os computadores estão, assim, evitando acidentes e aumentando a vida útil dos equipamentos.
  • Armazenar: a manutenção preventiva, também sugere alternativas mais viáveis para a armazenagem, desta forma, evitando a perda de arquivos e informações importantes em casos extremos. Um bom exemplo, é o armazenamento na nuvem. Além de salvar dados, ainda libera espaço na memória do computador, evitando lentidão e sobrecarga.
  • Ambiente: também é papel da manutenção preventiva, indicar os melhores locais dentro das empresas para que os computadores e notebooks fiquem. Afinal, os fabricantes também indicam fugir de locais com temperaturas muito altas e onde haja umidade excessiva. Tudo isso, diminui a vida útil dos equipamentos e causa mau funcionamento.

Vantagens da manutenção preventiva

  • Mais produtividade: com as ações preventivas, as máquinas tendem a funcionar por muito mais tempo sem apresentar problemas, assim evitando que os colaboradores precisem parar o trabalho até que as falhas sejam resolvidas.
  • Segurança de dados: com sua manutenção em dia, os equipamentos funcionam melhor. Com antivírus em dia, softwares e programas atualizados e licenças em ordem, dificilmente informações, dados e documentos serão perdidos, o que aumenta a segurança de dados.
  • Economia: resolver pequenas falhas e problemas mais simples, leva menos tempo do suporte de TI e também sai mais em conta do que adquirir novos computadores caso o estrago pela falta de manutenção seja muito grande. Então, se você não quer extrapolar seu orçamento, a manutenção preventiva é o ideal.
  • Mais vida útil às máquinas: atos preventivos de qualquer espécie, tendem a aumentar a vida útil dos computadores. Quando os funcionários não comem ou bebem perto dos equipamentos, quando a limpeza é feita periodicamente ou quando as máquinas são guardadas em local correto, tudo corrobora para que sua vida útil seja prolongada.

A GD Solutions oferece serviços de manutenção preventiva em diversos aspectos, além de serviços de TI terceirizados. Para conhecer nossas soluções, clique aqui.