Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Monitoramento de Serviços e Processos do Windows com PRTG

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você sabe se um serviço ou processo que esta rodando no seu servidor para de funcionar? Sempre é notificado pelos usuários?

No artigo de hoje vou demonstrar não somente  como podemos monitorar e ser alertados, como também podemos deixar de forma automatizada outras ações vinculado a um evento e ou incidente.

Cenário:

Na empresa temos um servidor que roda 1 serviço e 1 processo críticos para empresa, além do plano de contingencia o responsável de TI tem que saber antes de todos que o serviço X e ou o processo Y parou de funcionar.

Solução:

Para saber quando o incidente ocorreu  além do monitoramento padrão do Windows, devemos monitorar o serviço especificamente  e ou o processo.

Vamos lá, o software de monitoramento utilizado é o PRTG, e utilizaremos dois tipos de sensores, o “WMI Service” e o “Windows Process”

No caso do monitoramento de serviço, uma vez que adicionado o sensor ele automaticamente vai listar todos os serviços que estão rodando no servidor, basta escolher quais deseja monitorar e pronto.

Para o monitoramento de um processo ,adicione o sensor “windows process” no device e nas configurações coloque o nome do executável.

Como resultado vai ter uma tela como esta:

Como podem apreciar na imagem acima, além do monitoramento do processo se esta rodando ou não, temos outros indicadores de desempenho da aplicação. Ou seja visualizamos os recursos utilizados dos servidor por esse processo.

Para cada item monitorado também podemos colocar gatilhos de notificação ou ação como por exemplo se esta aplicação consumir mais de 2gb de memória, reiniciar a mesma através de um power-shell de forma automatizada.

Referente ao monitoramento de serviços já é simplificado, ao adicionar o sensor, escolhe os serviços que querem ser monitorados e colocar um condição/notificação em caso de parada.

Se ficou com alguma dúvida por favor comente no fim do artigo e lembro que o PRTG é gratuito até 100 sensores, se ainda não baixou aproveite e baixe agora e veja o potencial que tem esta ferramenta[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]