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NOC: eficiência, vantagens e como a GD Solutions trabalha

Atualmente, além de estar presente em quase todas as presas de todos os tamanhos, a tecnologia da informação (TI) precisa de monitoramento para funcionar a todo vapor.

É preciso estar atento a todos os itens que compõem a TI para empresas, tanto para se antecipar aos problemas quanto para resolvê-los de forma mais rápida e eficiente.

Quando se trata de gerenciar e monitorar os equipamentos ligados à rede, em suporte de TI utiliza-se o NOC. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre este termo, explicar como funciona e como a GD Solutions trabalha.

Para saber mais sobre o NOC e tudo que este serviço pode fazer pela sua empresa, continue a leitura.

O que é NOC?

Quando falamos sobre toda a tecnologia utilizada nas empresas hoje em dia, muitos gestores e empresários podem pensar que não fazem uso de tanta tecnologia assim, portanto, não precisam de um suporte de TI.

No entanto, quando falamos sobre TI para empresas, não importa se sua empresa usa 150 computadores e notebooks para realizar as tarefas diárias ou apenas 5.

Todas estas máquinas precisam estar funcionando de maneira eficaz para que a performance de seus colaboradores seja a melhor possível.

Pensando em colaborar para que este funcionamento seja pleno, as companhias implementam o NOC.

NOC, é uma sigla derivada do Inglês e significa Network Operations Center (Central de Operações de Rede, em Português). Esta sigla, se refere ao monitoramento constante que toda a infraestrutura de uma empresa, que seja ligada a tecnologia, deve receber para desempenhar seu papel da melhor forma.

Além de gerenciar todas as áreas da companhia que tenham ligação com TI, o NOC também tem como objetivo manter a infraestrutura de TI organizada, desta forma, garantindo que a sua empresa possa manter a competitividade no mercado.

Este serviço pode ser realizado por uma equipe de suporte de TI alocada dentro de sua empresa, mas também pode ser feito de maneira remota.

O principal objetivo do NOC, é manter a estabilidade na TI da sua empresa. Para isso, são utilizados softwares específicos que conseguem monitorar desde softwares e aplicativos até sistemas e links da internet.

Através da Central de Operações de Rede, ainda é possível ativar alertas que antecipem problemas em cada setor de TI e facilitem a recuperação de dados e sistemas em caso de falhas.

Como funciona?

Como falamos anteriormente, o NOC se refere ao monitoramento de possíveis falhas e foca na melhor maneira de solucionar tais problemas.

Porém, não se trata apenas disso, quando o suporte de TI coloca estas tarefas em execução, também utiliza este monitoramento para estabilizar e corrigir incidentes de maneira ultra rápida.

Desta forma, não prejudicando a produtividade da empresa.

Esta central de operações, ainda trabalha com a geração de relatórios com base nas informações colhidas sobre cada setor e mantém protocolos para garantir a segurança da TI para empresas.

A segurança dos dados é uma das maiores preocupações das empresas, visto que, falhas neste setor podem trazer prejuízos enormes para as companhias.

O NOC também auxilia nesta parte e ainda, conserva os backups, atualizações e licenças sempre em dia.

Com o NOC, você pode saber em quais áreas são necessários investimentos imediatos, onde seus recursos estão escassos etc.

Tudo isso reflete, na maneira como seus colaboradores exercerão suas funções e na satisfação de seus clientes e, consequentemente, na reputação de sua corporação.

Qual é melhor, NOC interno ou terceirizado?

Sempre que surgem tais questões, não há como oferecer uma resposta sem antes conhecer as necessidades, a demanda e o orçamento da empresa.

O gestor precisa analisar o que está funcionando e o que vem apresentando falhas na TI da empresa. O que deseja melhorar e o que é mais viável a longo prazo.

Se sua empresa já conta com suporte de TI interno, é preciso se questionar se estes funcionários podem agregar mais este serviço às suas funções sem prejudicar o andamento das tarefas que já ficam sob sua responsabilidade.

Caso a resposta seja sim, vale a pena ter os serviços de NOC interno. No entanto, se a resposta for negativa, o melhor a se fazer é contar com serviços de TI terceirizados.

Isso porque, as prestadoras de serviços de TI, como a GD Solutions, contam com profissionais especializados em diversos setores de TI e podem manter sua atenção apenas no NOC.

Além disso, empresas terceirizadas oferecem serviços full time, ou seja, 24 horas por dia. O que é excelente para companhias de diversos nichos com necessidades específicas.

Vantagens

  • Prevenção e antecipação de problemas: com o monitoramento da GD Solutions, realizado 24 horas, 7 dias por semana, faz com que informações importantes sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas não passem despercebidas.

Caso haja mal funcionamento em algum setor, o problema é resolvido de forma rápida, sem comprometer o trabalho.

  • Competitividade: sabemos que o mercado atual tem se mostrado cada dia mais competitivo em qualquer nicho de atuação, a implantação do NOC já é uma realidade e também um diferencial em empresas de todos os portes.

E ainda, tem crescido entre as pequenas e médias empresas, o que as coloca em destaque por conta da melhora nos serviços disponibilizados aos clientes.

Enquanto a boa gestão e a antecipação de problemas trazidos pelo NOC, aumenta a competitividade e lucratividade das companhias, a falta dele pode gerar perdas e baixo desempenho em diversas atividades.

  • Geração de relatórios mais específicos: com o monitoramento constante, é possível apontar quais setores apresentam falhas e como resolvê-las. A geração de relatórios detalhados, é o principal ponto de partida para a busca de soluções rápidas e eficientes.

Além disso, com estes relatórios fica mais fácil tomar decisões em relação a cada setor da empresa, com base em seu desempenho, o que traz melhorias e produtividade.

Agora que você já conhece mais sobre o NOC, como funciona e suas vantagens, entre em contato com a GD Solutions e obtenha todos os benefícios deste serviço de forma terceirizada. Ainda, veja as vantagens do monitoramento 24/7 e tire suas dúvidas com nossa equipe especializada.