Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

O que é DevOps e qual sua colaboração para a área de TI?

O que é DevOps e qual sua colaboração para a área de TI?

A evolução dos processos de desenvolvimento de software vem forçando as fábricas a se adaptar para entregar um produto final compacto, confiável, sem muitos bugs e de maneira rápida. Uma das metodologias de desenvolvimento que surgiram com essa evolução de processos é o DevOps. Neste post, vamos explicar o que esse termo significa e qual sua colaboração para a área de TI. Vamos lá?

O que é DevOps?

DevOps (mescla de desenvolvedor e operações) é uma metodologia de desenvolvimento de software baseada no alinhamento entre os times de desenvolvimento e de operações de TI em relação aos processos, ferramentas e responsabilidades. O objetivo é aumentar a velocidade de desenvolvimento de um produto sem perder a qualidade.

Como funciona?

O alinhamento entre esses dois times consiste na automatização da maioria dos processos de desenvolvimento de software para dar agilidade, tornando possível a realização de vários deploys em um curto período de tempo. Essa automatização, conhecida como “Entrega Contínua”, foi adotada por grandes empresas, como Flickr, Facebook e Amazon. Várias versões dos softwares dessas companhias podem ser entregues diariamente e sem perda de qualidade, diferentemente das entregas convencionais que podem levar até nove meses.

Os processos mínimos que devem ser automatizados são:

  • Teste;
  • Integração;
  • Desenvolvimento;
  • Configuração;
  • Monitoramento.

Qual o impacto na área de TI?

O DevOps consegue tornar a comunicação entre os setores de desenvolvimento, garantia de qualidade (QA) e operações de TI mais fácil e rápida. Essa metodologia vem se tornando cada vez mais popular por agregar diversos benefícios de maneira praticamente imediata na qualidade do produto final.

As vantagens da utilização de DevOps na área de TI são diversas. Uma vez que você consegue entregar mais versões do seu software, com um alto grau de qualidade em um curto prazo, você otimizará seu tempo. Além disso, também será possível:

  • Aumentar a produção;
  • Diminuir o número de erros que terão que ser corrigidos após a entrega do produto;
  • Focar mais em inovação do que em correções de erros;
  • Aumentar a confiança do usuário final em relação à qualidade do seu produto.

Existe o receio de que a implementação do DevOps tornará a utilização de metodologias ágeis de desenvolvimento menos eficientes, mas isso não é verdade. O objetivo da metodologia ágil é entregar os produtos finais de forma eficiente. Porém, normalmente esses produtos ficam acumulados na parte de operações de TI. Nesse sentido, um dos principais propósitos do DevOps é evitar esse acúmulo por meio do fluxo da “Entrega Contínua” citada anteriormente.

Mas, antes de implementar o DevOps, as empresas devem primeiro desenvolver estratégias que incluem governança de TI, gerenciamento de risco, segurança e garantias de qualidade (QA) para se certificar de que a metodologia não atrapalhará os processos que já existem.

Agora que você já sabe qual a colaboração do DevOps para a área e como ela impacta positivamente toda a parte de gestão de TI de uma empresa, que tal colocar a metodologia em prática? Invista na melhoria de processos e compartilhe conosco sua experiência! Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!