Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Práticas que deixam o seu sistema de computadores em perigo

O uso de computadores já faz parte da nossa rotina. Nos últimos anos, esses equipamentos se mostram essenciais para a execução do trabalho dentro e fora das empresas, isso quando os colaboradores trabalham em home office.

Diante de tamanha utilidade dessas máquinas, alguns cuidados são necessários para manter o sistema de computadores sempre protegido. Isso porque, atualmente, praticamente todas as companhias dependem do bom funcionamento destes equipamentos para realizar tarefas.

Por isso, é preciso entender quais atitudes podem estar colocando a segurança do seu sistema de computadores em risco e mudar esses hábitos o quanto antes.

Por que é importante preservar o sistema de computadores?

O sistema de computadores, é fundamental para o funcionamento destes equipamentos. Este sistema é composto por um conjunto de elementos que, juntos, permitem que os computadores executem suas tarefas de maneira satisfatória.

Além de permitir o bom funcionamento das máquinas, o sistema de computadores também permite que ferramentas que vão facilitar a execução do trabalho sejam instaladas com mais agilidade.

Quando a empresa conta com o auxílio de uma equipe de suporte de TI, recebe também indicações de uso e como manter a saúde do sistema de computadores.

Caso sua firma ainda não conte com um time de TI alocado internamente ou com serviços terceirizados, os riscos que seus sistemas correm são grandes.

Além disso, quando falamos sobre a importância do suporte de TI para as empresas e o sistema de computadores, também falamos sobre segurança em TI.

Tema que não pode ser deixado de lado pelos empresários, visto que, o vazamento de dados pode trazer sérios problemas e com os sistemas funcionando perfeitamente, os riscos são mínimos.

Diante de todas estas informações em relação a segurança de TI, funcionamento e vida útil dos computadores, entende-se porque cuidar do sistema de computadores de uma corporação é investir em produtividade, segurança e lucratividade.

Partes que compõem o sistema de computadores

Existem três partes fundamentais que formam um sistema de computadores, cada uma dessas partes é fundamental para que o computador funcione em sua total capacidade.

É como se cada parte do sistema fizesse uma tarefa para que no fim, tudo saia perfeitamente, sendo assim cada elemento é importante. Veja quais são eles:

  • Hardware: é considerada a parte física do sistema, como dito acima, todas as partes são importantes.

Em relação ao hardware, ele é composto pelo disco rígido, processador, memória RAM e placa mãe, este conjunto de elementos faz com que o equipamento execute as tarefas com mais agilidade. O que, com certeza, vai agradar aos seus colaboradores e ao suporte de TI.

Para entender melhor o que é hardware, pense em todas as partes do computador em que você consegue tocar/pegar.

  • Software: enquanto o hardware é composto por partes tocáveis, o software é formado por elementos apenas visuais.

Esta parte do sistema de computadores, se destina aos programas instalados no computador para exercerem diferentes funções.

O software é uma das partes que mais exigem cuidados do suporte de TI, isso porque, permite interação entre usuário e equipamento e quando não estão em pleno funcionamento, não há como trabalhar.

Por exemplo, quando as máquinas apresentam falhas na segurança de TI, você deve ter especialistas no assunto para detectar entre os programas qual está apresentando falhas e corrigi-las de imediato.

  • Firmware: o firmware tem como função fazer com que computador execute tarefas mais complexas, além de ligar o hardware ao software. O firmware é um software que emite um baixo controle sobre as duas partes citadas acima, permitindo que um vínculo seja criado entre ambas as partes.

Esta parte do sistema, também permite que as particularidades do sistema de computadores sejam configuradas pelo suporte de TI. 

Práticas que colocam o sistema de computadores em perigo

É preciso entender a importância do sistema de computadores para cuidar deles da maneira correta, como já explicamos anteriormente. Apesar de serem máquinas que executam diversas tarefas, é preciso cuidado com o como essas tarefas vêm sendo executadas para que os danos não prejudiquem a utilização dos equipamentos.

Veja agora práticas que colocam seus sistemas em risco e evite-as:

  • Overclock: apesar de não ser uma prática 100% ruim, seu uso em demasia ou sua operação, quando não é feita por profissionais experientes, pode desgastar os componentes do computador, devido ao excesso de calor. Esta prática consiste em acelerar o funcionamento do hardware para melhorar o desempenho do equipamento. No entanto, deve ser feita com moderação pela equipe de suporte de TI.
  • Não investir em antivírus: os antivírus têm a função de proteger os computadores e ainda detectam a presença de possíveis ameaças. Por isso, estes softwares devem estar sempre atualizados para que seus equipamentos não corram riscos.

Ainda falando sobre proteção de sistemas de computadores, é importante dar atenção ao firewall. Estes softwares têm a função de impedir acessos não autorizados à internet, ainda, não permitem que sites considerados perigosos e mal-intencionados sejam acessados pelos computadores.

  • Baixar itens sem atenção: é preciso ter cuidado ao baixar arquivos na internet, criminosos agem por meio de links e imagens falsas em e-mails e redes sociais diariamente. Assim, um simples download pode colocar todo um sistema em risco.

Em casos como este, é sempre bom contar com suporte de TI para dar orientações aos colaboradores sobre como se comportar no ambiente on-line. É preciso evitar baixar fotos, músicas e vídeos advindos de qualquer fonte.

Além disso, os programas instalados também devem ser motivo de atenção, downloads em qualquer site ou plataforma podem prejudicar o desempenho do computador. Além de trazer riscos de invasão, ainda deixam a máquina lenta.

Na dúvida, não baixe arquivos suspeitos e evite dores de cabeça.

  • Utilizar softwares de limpeza muito invasivos: quando uma limpeza na memória interna é realizada, o computador tende a ficar mais rápido na execução de tarefas, mas é preciso se atentar nas ferramentas escolhidas para tal limpeza.

Se o software utilizado for muito invasivo, arquivos importantes e documentos podem ser apagados e não mais recuperados. Por isso, tome cuidado com os programas de limpeza utilizados e sempre configure o tipo de limpeza que deseja realizar.

Os sistemas de computadores são essenciais para o trabalho bem feito e a rotina das empresas. Sendo assim, não abra mão da segurança e opte sempre por ajuda profissional para cuidar desta área.

Para saber contratar uma equipe de suporte de TI para te ajudar, visite nosso site.