Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Principais erros que comprometem a segurança de dados da sua empresa

Quando falamos que toda e qualquer empresa, independentemente de seu porte, deve ter uma equipe de suporte de TI para auxiliar nas ocorrências do dia a dia, um dos principais motivos está relacionado à segurança de dados.

A segurança de dados é imprescindível para donos e administradores que desejam que a empresa funcione da maneira correta e mantenha sua marca com credibilidade.

Afinal, estes são fatores que auxiliam no crescimento dentro do nicho de atuação.

Por isso, dar atenção à segurança de TI e proteção de dados, não é gasto e sim, investimento.

Hoje em dia, praticamente todas as informações de uma companhia estão ligadas aos meios digitais, a internet. E se não está, deveria, pois esta é a melhor forma de armazenar informações e manter a segurança de dados.

Dados armazenados em nuvens, documentos guardados em arquivos digitais, senhas, e-mails, tudo ao alcance de um clique.

No entanto, ao mesmo tempo que essas ferramentas facilitam a rotina de trabalho, também exigem atenção por parte da segurança de TI para evitar problemas e gastos desnecessários. 

Não há como negar que, no cotidiano, fazer grande parte das tarefas on-line facilita e muito a vida de colaboradores e empreendedores. Com o crescimento do home office como modalidade de trabalho, a possibilidade de realizar grande parte, senão todas as tarefas remotamente, é quase um sonho.

Porém, é importante ressaltar que, nem todas as informações recebidas, armazenadas e tratadas nos meios digitais estão seguras.

Ou melhor, sem a segurança de TI que somente o suporte de TI oferece, quase nenhuma informação está a salvo. 

A segurança de dados, deve ser motivo preocupação constante neste meio, visto que, dependendo do tipo de tecnologia ou dos programas utilizados por sua empresa e funcionários, informações confidenciais podem ser acessadas por terceiros com facilidade.

Ainda, de acordo com o nicho de atuação de sua companhia, a segurança de dados deve ser ainda mais rigorosa. Isso porque, é responsabilidade da instituição proteger os dados dos clientes e existem leis que garantem essa proteção.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece diretrizes para que dados sejam resguardados e informações de clientes sejam obrigatoriamente protegidas.  

Por que investir em segurança de dados?

Como você deve ter percebido acima, informações são extremamente valiosas no mundo dos negócios. Por isso, muitas empresas investem pesado em segurança em TI para manter seus dados a salvo, longe de criminosos e também, da concorrência.

Na maioria dos casos, a segurança de dados é uma preocupação por conta dos motivos já citados neste artigo. Porém, esta proteção também é importante mesmo dentro da empresa, afinal, algumas informações têm acesso restrito a alguns colaboradores e não devem ser compartilhadas com todos os funcionários.

Um bom suporte de TI, faz com que somente pessoas autorizadas, seja dentro ou fora das instalações da companhia, tenham acesso às informações determinadas.

Outro ponto que ressalta a importância da segurança em TI, está ligado a confiança que sua marca, serviços e empresa transmite aos clientes e aos clientes em potencial. Não é difícil entender que uma empresa que tem vazamentos corriqueiros de dados não transmite segurança. Desta forma, você pode perder seus parceiros de negócios atuais e ainda, não ter chances de crescimento no mercado.

Sendo assim, se o que você deseja para sua empresa é uma boa reputação e confiabilidade, o melhor a se fazer é investir em segurança.

5 principais erros cometidos por empresas em relação a segurança de dados

 

  • Falha humana: este é um erro em relação a segurança de dados, é relativamente normal. Afinal, somos humanos e estamos sujeitos a cometer erros e cometer falhas.

No entanto, quando estes erros são cometidos no mundo corporativo, podem gerar prejuízos enormes à empresa. 

A grande maioria dessas falhas, acontece por falta de atenção, mas outras tantas, ocorrem por falta de treinamento e despreparo.

Sendo assim, se você quer que as falhas sejam apenas uma possibilidade remota em sua empresa, treine seus funcionários.

  • Não investir na segurança de TI: com certeza, este é o maior erro dentro de uma corporação.

Não há como cobrar colaboradores quando ocorrem falhas se o setor de suporte de TI não funciona ou nem existe na firma.

A segurança de dados é uma junção de esforços, a contratação de profissionais, treinamento de colaboradores, investimento em equipamentos e softwares de proteção etc.

  • Falta de estratégias: infelizmente, a proteção de dados instalada na sua companhia pode falhar, e se falhar, você sabe o que fazer para conter os danos?

Além de investir na segurança e proteção, também é preciso traçar estratégias de como agir em casos de falhas no sistema.

Ter códigos para avisar funcionários, gerentes de bancos e até mesmo o suporte de TI em caso de ataques, é fundamental.

  • Não investir em prevenção: se antecipar as falhas, é o melhor remédio em diversos ambientes e no corporativo, não é diferente.

Nesta prevenção, também estão inclusas as estratégias de contenção de dados, além de manutenções preventivas e demais ações que os especialistas considerarem pertinentes.

As ações mais frequentes são: manter softwares atualizados; treinar colaboradores; realizar auditorias com regularidade e plano de contingência;

  • Não investir em sistemas confiáveis: por incrível que pareça, muitas empresas ainda fazem uso de softwares e aplicativos ilegais.

Tal atitude prejudica e muito a segurança de dados, afinal, estes produtos piratas, não oferecem proteção alguma.

E, caso ocorra alguma falha no sistema ou invasão, para quem o gestor irá reclamar?

Fuja do que é mais barato e mais fácil agora, para não precisar enfrentar complicações e até problemas com a justiça, no futuro.

Procure por profissionais de TI, muitas companhias menores não têm suporte de TI por acreditarem ser um investimento alto.

No entanto, essa crença já caiu por terra, além disso, hoje em dia a terceirização de TI facilitou e muito a vida do pequeno e médio empresário.

Sendo assim, não há mais desculpas para não se atentar a segurança de dados e fazer sua empresa crescer ainda mais.

Para mais informações sobre suporte de TI terceirizado e segurança da informação, visite nosso site, clicando aqui.