Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Quais as vantagens de investir em antivírus para empresas?

Quais as vantagens de investir em antivírus para empresas?

Computadores, tablets e celulares passaram a desempenhar um papel fundamental na rotina de companhias em todo o mundo. Independente do tamanho do negócio, os aparelhos eletroeletrônicos auxiliam na execução de tarefas, automatização de processos e na redução de custos. Por outro lado, o aumento da presença da tecnologia trouxe novos desafios: com o aumento das ameaças digitais, a presença de programas de proteção como firewalls e antivírus para empresas tornou-se indispensável para garantir a confiabilidade dos dados corporativos e dos sistemas.

Independente do tamanho da empresa e do time responsável pelo gerenciamento do parque de TI, a escolha de um bom antivírus é o primeiro passo para o sucesso da política de segurança corporativa. No texto de hoje falaremos sobre as principais diferenças entre o antivírus vendido como serviço e o vendido como software. Ficou curioso? Acompanhe!

Quais são os principais tipos de antivírus?

Muitas pessoas já estão acostumadas com a necessidade de usar um programa de proteção em seus dispositivos eletrônicos. A maioria das ferramentas de proteção pagas são oferecidas por meio de planos nos quais a empresa compra uma licença e a companhia responsável pelo software oferece atualizações de segurança com prioridade para os usuários pagos. Elas se diferem das soluções gratuitas por terem menos complexidade e atualizações mais frequentes, mas permitem que usuários possam postergar atualizações, desabilitar a proteção em tempo real ou remover o programa.

Já as soluções de antivírus vendidas como serviços (antivírus gerenciados) são oferecidas por meio de planos mensais com contratação de acordo com o número de usuários, e normalmente são administradas por um especialista em segurança digital terceirizado. Esse profissional garantirá que todos os sistemas da companhia estejam protegidos, que as atualizações não interrompam o fluxo de trabalho da empresa e que todos os computadores estejam com as atualizações em dia.

Principais vantagens do antivírus gerenciado

Entre os principais benefícios do antivírus gerenciado, podemos destacar:

A administração é mais simples

O gerenciamento de um plano de segurança pode ser uma tarefa complicada para várias pessoas. Em grandes companhias, a manutenção de todos os computadores é mais difícil em função da grande quantidade de dispositivos ligados na mesma rede. Já em pequenas, ela pode enfrentar a falta de conhecimento técnico dos funcionários que lidam com os computadores diariamente. Quando uma solução de segurança gerenciada é contratada, um profissional especializado é designado para efetuar toda a administração da segurança digital.

A proteção é contínua

Muitas pessoas costumam desligar a proteção antivírus de seus computadores por acreditarem que os seus hábitos não colocam a rede corporativa em risco, ou por terem a impressão de que os seus computadores ficam mais lentos quando o antivírus está ativado. Em uma solução gerenciada, a remoção ou a desabilitação da ferramenta de proteção por pessoas não autorizadas não é permitida.

Todos os sistemas estarão com o mesmo nível de segurança

A contratação de uma empresa para o gerenciamento do antivírus tem como contrapartida a necessidade de todos os equipamentos digitais compatíveis executarem a mesma ferramenta de segurança. Isso faz com que todos os sistemas sempre estejam com o antivírus atualizado, prontos para enfrentar as ameças digitais.

A maioria das soluções tem baixo custo de manutenção

Grande parte das ferramentas de antivírus gerenciado é oferecida por meio de pagamentos mensais de acordo com o usuário. Assim, o custo de implantação e gerenciamento é menor do que o de uma solução onde uma licença única é comprada.

Maior proteção dos computadores

Mesmo com todas as soluções digitais implantadas, uma infecção de arquivos ainda pode acontecer. Diante disso, ter a postos um profissional de segurança digital bem preparado para remover a ameaça rapidamente é fundamental para a manutenção da confiabilidade de seus sistemas. Com a utilização de uma ferramenta de antivírus gerenciada, a presença desse profissional pode ser feita sem grandes investimentos.

Qual a melhor solução?

A adoção de um programa de segurança como serviço ou uma solução clássica deve ser feita de acordo com as necessidades de cada companhia. Para uma empresa que busca reduzir custos e precisa de um profissional especializado no monitoramento do ambiente de TI, a adoção de um antivírus gerenciado pode ser a melhor ferramenta. Entretanto, uma empresa que tenha profissionais bem treinados e capazes de gerenciar com sucesso os equipamentos de tecnologia da empresa pode optar pela compra de software antivírus on-premises.

Em todos os casos, a escolha de um antivírus para empresas é fundamental para que a companhia possa prevenir-se das ameaças digitais. E você, o que faz para proteger a sua empresa? Compartilhe as suas soluções conosco!