Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Quais os benefícios das metodologias ágeis para o gerenciamento de TI

Quais os benefícios das metodologias ágeis para o gerenciamento de TI

As metodologias ágeis trouxeram uma série de benefícios para quem trabalha com o desenvolvimento em TI. Elas permitem a entrega de produtos em prazos mais curtos e possibilitam um trabalho de criação com mais flexibilidade. Além disso, o desempenho e a qualidade de novas soluções são aperfeiçoados.

As metodologias ágeis podem ser adaptadas em busca de um gerenciamento de TI mais eficiente. Assim, o resultado poderá ser alcançado rapidamente, com mais segurança e qualidade. Quer saber mais sobre como isso é possível? Então leia o nosso post de hoje!

Transformam a tecnologia em ferramenta de trabalho

A gestão de projetos de TI deve ser feita com planejamento e bons métodos de trabalho. Para empresas que buscam o sucesso da sua estratégia de negócios, a tecnologia deve atuar como um dos caminhos que permitem alcançar esse objetivo. Com um método baseado em ciclos de vida, é possível implementar novas rotinas de trabalho que possibilitem um ganho contínuo de conhecimento e eficiência nas operações corporativas.

Muitas vezes, o gerenciamento de TI envolve empreendimentos complexos, inseridos em meios com estrutura operacional dinâmica e com ROI difícil de ser mensurado. Além disso, é comum que o gerenciamento seja implantado em companhias que não possuem a tecnologia como o seu core business. Nesse cenário, você deverá integrá-la na rotina empresarial para auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos.

Contribuem para o desenvolvimento de práticas de trabalho

Isso pode ser feito com o desenvolvimento de uma série de habilidades na equipe de TI. Ela deve ser capaz de auto-organizar-se e compartilhar informações que melhorem a prestação de serviço. Com as metodologias ágeis, ela também será capaz de se adaptar melhor às alterações em um projeto, além de entregar produtos mais rapidamente.

Os métodos ágeis permitem o desmembramento de mudanças durante a execução de um empreendimento em várias pequenas iniciativas, e os times de trabalho podem entregar o resultado de suas atividades com mais facilidade. E por meio da integração das equipes, a troca de informações será feita de forma mais rápida e natural, aumentando a velocidade de adoção de novas práticas de trabalho durante o empreendimento.

Para a empresa, o ROI em TI será maximizado. Com a entrega de um produto sendo feita com uma frequência maior, as atividades do time de TI ganharão mais transparência e visibilidade. Além disso, a produtividade aumentará enquanto os riscos diminuirão.

Melhora a gestão e contribui para oportunidades de negócio

As metodologias ágeis permitem que o time responsável pelo gerenciamento de TI consiga responder às mudanças mais facilmente. A entrega de um produto será feita com mais agilidade e os lucros poderão ser obtidos mesmo em ambientes turbulentos. Além disso, a sua flexibilidade e estabilidade contribuirão para a solidez de um novo projeto.

O trabalho de um time de TI não é feito por conta própria. Para que ele alcance o sucesso almejado, é indispensável compreender a função da tecnologia na busca por melhorias internas no ambiente corporativo. Diante disso, investimentos na área devem ser incentivados, uma vez que eles permitem ganhos em qualidade de vida, prestação de serviços e redução de custos no longo prazo.

E você, o que tem feito para melhorar o gerenciamento de TI na sua empresa? Deixe um comentário!