Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Quais os prós e contras de gerenciar sua TI com um analista terceirizado?

Quais os prós e contras de gerenciar sua TI com um analista terceirizado?

A flexibilização das relações de trabalho deu a oportunidade para empresários optarem por novas estratégias de negócio. A contratação de profissionais que não estão diretamente ligados às atividades fins tornou-se mais simples, barata e rápida.

Nesse sentido, a área de gestão em TI tem passado por profundas mudanças nos últimos anos. Analistas terceirizados e outros profissionais de alta capacidade técnica passaram a trabalhar como consultores especializados em várias empresas.

Eles escolheram um estilo de vida com mais liberdade e vínculos empregatícios mais simples. Para as empresas, essa mudança diminuiu os custos com governança em TI e ainda permitiu o acesso mais rápido a profissionais bem qualificados.

Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de contar com um analista terceirizado? Então leia o nosso post de hoje!

Principais vantagens da terceirização

A terceirização de relações trabalhistas contempla dois pontos principais: o primeiro está relacionado à modificação das estratégias operacionais da companhia, permitindo que ela foque nos seus aspectos mais importantes dentro do seu perfil corporativo. Já o segundo diz respeito à redução dos custos operacionais ao contratar uma empresa ou profissional especializado para executar uma determinada função.

Entre as suas principais vantagens, podemos destacar:

Redução de custos

A tecnologia sempre foi considerada uma área com alto custo de investimento. Diante disso, muitas empresas optam por apenas contratar a estrutura de hardware e software necessária para a execução de suas rotinas diárias. A terceirização pode ser implementada para diminuir os gastos com a manutenção desses ativos ao permitir o acesso a bons profissionais com custos reduzidos.

Maior controle dos serviços

Um profissional de TI terceirizado apresenta relatórios frequentes com os serviços executados, as metas de qualidade atingidas e o estado dos equipamentos. Isso permite maior controle sobre a sua estrutura e a atuação do analista dentro do ambiente corporativo.

Retorno do investimento

A terceirização de TI não só reduz os custos de contratação, mas também permite que o ROI em projetos e investimentos em TI seja maior. O analista contratado avaliará regularmente o desempenho e o consumo dos sistemas e equipamentos utilizados, sugerindo melhorias para os processos operacionais da companhia.

Acesso a profissionais mais qualificados

Uma empresa moderna sempre terá equipamentos e sistemas diversificados, o que torna inviável a contratação de um profissional qualificado para a gestão de cada dispositivo. Nesse sentido, a terceirização de TI torna mais simples a contratação de pessoas altamente qualificadas, que são capazes de adaptar as suas rotinas de acordo com o perfil corporativo da empresa.

Principais desvantagens da terceirização

O processo de terceirização exige alguns cuidados pela parte de quem contrata. Mal executado (ou aplicado a determinados tipos de empresa), ele pode trazer algumas desvantagens quando comparado à contratação direta.

Ironicamente, uma das principais desvantagens é também uma de suas maiores vantagens. A terceirização apresenta um modelo de trabalho flexível, portanto, um profissional contratado pode abandonar um projeto corporativo antes que ele possa ser concluído, causando prejuízos para a empresa.

Você também poderá perder o controle sobre os seus ativos digitais. A terceirização sempre envolve o controle de alguns processos operacionais por terceiros. Portanto, a companhia deve ser capaz de impor limites e garantir a sua segurança digital.

Como a terceirização pode ser benéfica

A tecnologia é um departamento vital na estrutura operacional de várias empresas. Ela permite que rotinas sejam executadas mais rapidamente, com menor taxa de erros e mais confiabilidade. Mas, para que a empresa possa desenvolver uma estratégia digital de qualidade, é necessária a contratação de um analista terceirizado com grande conhecimento técnico e operacional.

O outsourcing em TI permite que companhias com orçamento reduzido possam ter acesso a esse tipo de profissional sem as burocracias e custos tradicionais da contratação direta. Assim, ela pode manter o seu departamento de TI funcionando com alta eficiência e disponibilidade sem que a tecnologia passe a ser uma grande fonte de gastos.

Bem gerida, a tecnologia auxiliará a empresa a ter um novo patamar de qualidade e competitividade frente a seus concorrentes. Processos automatizados, produtos mais inovadores e equipes mais produtivas são apenas algumas das vantagens que a TI trará no longo prazo.

E você, já trabalhou com um analista terceirizado na sua empresa? Compartilhe essa experiência conosco!