Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Qual a importância e como inserir o backup em nuvem na minha empresa?

A informação é um bem essencial para qualquer empresa, afinal, é ela que confere um diferencial competitivo ao negócio. Entretanto, a proteção desses dados pode ser desafiadora, especialmente com as empresas suscetíveis aos mais diferentes tipos de ataques cibernéticos.

Não à toa, o prejuízo de empresas ao redor do mundo com perda de dados é cada vez maior. Para isso, faz-se necessário que a sua organização tenha uma política bem definida de backup. E a melhor opção entre os tipos disponíveis é o backup em nuvem. Quer entender a importância dessa modalidade e como adotar o backup em nuvem na sua empresa? Nós vamos te explicar na sequência deste artigo.

O que é backup em nuvem?

Backup nada mais é do que a cópia de segurança de um dispositivo de armazenamento para outro. Há alguns anos, a única modalidade de backup que existia era o backup físico, onde essa cópia era feita em fitas magnéticas, CDs, DVDs ou HDs externos. O backup em nuvem rompeu com este modelo, pois consiste em uma cópia salva em servidores baseados na nuvem por meio da Internet.

Qual a importância do cloud backup?

O backup físico, ainda que tenha um custo relativamente baixo, está suscetível a danos e extravios que podem rapidamente acabar com as suas cópias de segurança. Quando você opta pelo backup na nuvem, você conta com a expertise de empresas especialistas em segurança e manutenção de dados. Os backups são programados automaticamente e você não precisa arcar com os altos custos de um servidor interno.

Benefícios do backup na nuvem

Segurança

O backup na nuvem reduz consideravelmente a possibilidade de acessos indesejados às informações cruciais da sua empresa. Quando você conta com um apoio especializado, seus dados ficam protegidos de qualquer ataque virtual por meio de tecnologias como a criptografia de dados. Isso sem contar que esse método trabalha com backups automáticos, sem a necessidade de você programar qualquer ação.

Acessibilidade

Aquele tempo em que você só podia acessar os dados da sua empresa estando em um dos computadores dela acabou. O cloud backup permite que você acesse tais dados de qualquer lugar. Basta uma conexão com a Internet. Obviamente, são criados níveis de acesso para que ninguém indesejado acesse tais informações.

Redução de custos

Com o backup na nuvem, você reduz custos com servidores internos e seus impactos como manutenção, atualizações, energia elétrica, custo de pessoal, entre outros. Ademais, com o backup na nuvem você só paga pelo espaço que usa.

Como adotar o backup em nuvem na minha empresa?

O primeiro passo é avaliar qual o espaço necessário para as cópias de segurança, de forma que você contrate um plano do qual usufruirá por inteiro. Em seguida, convém fazer uma classificação dos dados, especialmente indicando quais são aqueles mais confidenciais.

Não menos importante, você deve avaliar os serviços de backup em nuvem disponíveis no mercado. Dê preferência a empresas com experiência na área que forneçam manutenções preventivas e total segurança.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos, acesse o nosso blog!