Entre em contato

© GD Solutions. Todos os direitos reservado. By Next4.

Saiba tudo sobre os novos desafios do gestor de TI

Saiba tudo sobre os novos desafios do gestor de TI

Com mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas e o cenário mundial em um período um tanto imprevisível, o novo gestor de TI precisa estar preparado para enfrentar não só desafios técnicos, mas estratégicos e de negócios. Agora, ele precisa afirmar e provar, dia após dia, a importância da sua área dentro das organizações de todos os tamanhos.

Neste post, falaremos um pouco sobre as mudanças mais recentes com que os gestores de TI precisam lidar e o que eles devem saber para tornar essa tarefa mais fácil. Confira!

Impactos recentes no setor de TI

No cenário atual, o setor de TI precisa lidar com ameaças e impactos tanto externos quanto internos. Mas, apesar de o contexto mudar nas diferentes organizações e empresas, alguns problemas parecem ser os mesmos em todos os casos.

Um problema interno muito comum é a necessidade de conectar o trabalho de TI com as necessidades estratégicas da organização. Esse setor foi, por muito tempo, considerado apenas um gasto por administradores de empresas e a falta de comunicação dos gestores de TI também contribuía para que a empresa não reconhecesse as vantagens de um trabalho estratégico feito entre a área de tecnologia e os outros setores das organizações, reduzindo custos, aumentando lucros, operacionalizando e tornando muito mais simples a rotina da empresa como um todo.

Outra queixa comum dos gestores é a de que a tecnologia, na maioria das vezes, é o menor dos problemas. Esses profissionais estão familiarizados com toda a parte técnica das operações e conhecem uma infinidade de ferramentas. A questão, normalmente, é como aliar essas ferramentas técnicas a um trabalho que envolve recursos humanos e decisões estratégicas? Em outras palavras: como fazer com que as pessoas entendam a necessidade da técnica para o crescimento da empresa para que possam contribuir com o gestor de TI?

O que o novo gestor de TI precisa saber

Em tempos de crise e volatilidade dos mercados, o papel de um bom gestor de TI é ainda mais essencial para a saúde financeira das organizações. Nessas horas, no entanto, surge o desafio de desenvolver habilidades e práticas que assegurem e tornem reconhecida essa importância.

O gerenciamento de TI, longe de ser algo que se aprende exclusivamente com teoria, desenvolve-se também na prática a partir das experiências do profissional gestor. Por isso, envolve habilidades diversas que, muitas vezes, relacionam-se a conceitos de marketing, gestão de pessoas e finanças, por exemplo. O gestor, portanto, deve reconhecer a importância do gerenciamento de TI e aplicá-lo em sua empresa.

Outro ponto importante e que está nas mãos desse profissional é o controle e redução de custos da empresa. Principalmente em tempos de economia retraída e incertezas quanto às receitas de qualquer negócio, quem tiver em seu controle ideias e práticas que ajudem a simplificar tarefas e reduzir custos, serão profissionais de grande valia para as organizações. O novo gestor de TI, portanto, precisa estar atento a isso, investigando problemas e buscando integrações que aumentem a produtividade reduzindo custos.

Qual você acha que é o maior desafio do novo gestor de TI atualmente? Contribua com a discussão nos comentários!