Um servidor é uma espécie de supercomputador, dotado de um ou mais processadores, bancos de memória e sistemas de armazenamento de dados. O backup das informações contidas ali é de fundamental importância para qualquer negócio.

O backup de servidor na nuvem é uma solução de alto nível. Ela é especialmente importante para quem quer manter a estabilidade nos sistemas e boa performance. Preparamos um post especial para você entender melhor o conceito e seus muitos benefícios. Acompanhe conosco!

O que é o backup de servidor na nuvem?

Trata-se de um serviço no qual os dados e aplicativos nos servidores de uma empresa são armazenados em backup e armazenados em um servidor remoto. As empresas optam por essa modalidade para manter arquivos e dados salvos em outra instância para se protegerem caso ocorra uma falha no sistema, interrupção ou desastre natural.

Hoje, o backup do servidor em nuvem é uma vantagem competitiva significativa para muitas organizações, já que elas armazenam a maioria ou todos os dados e aplicativos críticos para os negócios em servidores locais. Com o serviço, elas obtém mais segurança para os seus dados.

Hospedar os dados (e os servidores) na nuvem quer dizer, basicamente, que você está colocando as suas informações na internet e garantindo um nível maior de estabilidade para o seu negócio. Caso ocorra uma falha tecnológica, por exemplo, é possível contar com um serviço e um softwares de alto nível para restaurar a continuidade do negócio de forma ágil.

Esse tipo de backup na nuvem é, basicamente, a realização da cópia de dados e sistemas próprias da empresa, principalmente aquelas que operam com servidores locais. O serviço opera por meio de um software, desenvolvido especificamente para proteger os servidores físicos e virtuais, além de aplicativos críticos.

Isso é feito por meio de um console único, baseado na nuvem. É uma excelente solução para proteger os seus dados digitais ao contar com parceiros especializados no assunto, que cuidarão da realização dos backups.

O principal benefício de um backup realizado na nuvem é que a empresa garante a segurança da infraestrutura mesmo em caso de desastres naturais ou ciberataques, como os ransomwares. Isso vale tanto para servidores por inteiro, como aplicativos e sistemas operacionais, como para os dados.

Quais são as vantagens desse modelo de armazenamento?

Agora, é o momento de conhecer os benefícios práticos desse modelo de negócio.

Flexibilidade

Assim que um serviço de backup de servidor na nuvem é configurado, ele realiza o versionamento (atualização para a nova versão) dos arquivos sempre que ocorrer alguma alteração. Isso faz com que as empresas tenham mais confiabilidade e segurança em seus dados.

Além disso, ele dispensa os gestores de TI da necessidade de realizar novos backups de forma manual. Com isso, a empresa consegue se concentrar em suas próprias atividades-fim e naquilo que for prioritário para o negócio.

Como se não bastasse, o backup na nuvem conta com maior escalabilidade, já que a maioria das soluções são estabelecidos por meio de contratos que exigem o pagamento apenas pelo que for usado. Assim, a empresa passa a contar com um controle otimizado dos seus gastos, o que facilita o planejamento financeiro.

Diversas opções de recuperação

Diferentes contextos dentro da empresa exigem diferentes necessidades de recuperação. Um ataque de ransomware, por exemplo, requer um método diferente, que vai muito além da simples restauração de uma planilha.

Com o backup de servidor na nuvem, a sua empresa passa contar com várias opções de recuperação, como a transferência de ativos físicos para o servidor virtual, ou até mesmo de dados virtuais para um meio também virtual. Isso faz com que o negócio esteja preparado para diferentes contextos.

Custos reduzidos e segurança otimizada

Empresas de diferentes portes e segmentos estão sempre em busca de formas de reduzir os custos, mas sem deixar de oferecer serviços de qualidade. Nesse contexto, o backup de servidor na nuvem possibilita aos gestores uma elevação da segurança dos seus dados.

No entanto, não é só isso: os gestores não precisarão perder tempo com a conservação direta de servidores dedicados ou mídias de armazenamento, o que reduz significativamente os custos totais para manter as informações em segurança.

Facilidade de implementação

Você sabe o porquê de a transformação digital ser tão comentada e elogiada hoje em dia? Isso se explica pelo fato de que a tecnologia traz agilidade para os processos, o que ajuda a empresa a gerar novas oportunidades de negócio. Além disso, muitas soluções digitais são fáceis de serem implementadas e geram resultados no curto e médio prazos.

Com o backup de servidor na nuvem não é diferente, já que a infraestrutura está pronta para a utilização imediata de usuários. Assim, não há a necessidade de perder muito tempo implementando um sistema do zero, o que atrasaria os processos antes de gerar resultado.

Acesso aos dados estatísticos e de recuperação

O serviço de backup pode ser administrado pelos gestores por meio de um console de gerenciamento centralizado, baseado diretamente na web. Esse console, fácil de usar, possibilita a utilização de uma plataforma intuitiva, que proporciona o acesso facilitado aos dados estatísticos de backup e de recuperação.

Como implementar o backup de servidor na nuvem?

A melhor solução é contar com uma empresa especializada no assunto. Dessa forma, você delega a manutenção e as atualizações a um time altamente especializado. É importante lembrar que um servidor funciona de forma bem mais complexa em relação a computadores comuns. Assim, não é qualquer pessoa que entenderá os procedimentos para a realização e cuidados com o backup.

É possível encontrar empresas que tenham foco tanto no monitoramento físico de ambientes físicos como os virtuais, garantindo um gerenciamento de alto nível de servidores e sistemas. Dessa maneira, sua empresa garante disponibilidade, facilidade no acesso ao painel e cuidado com a sua infraestrutura tecnológica.

Entendeu a importância do backup de servidor na nuvem? Com esse serviço, você garante alto desempenho e segurança, além de tirar essa tarefa operacional das mãos dos seus colaboradores internos. Assim, eles poderão se concentrar em tarefas que agreguem valor direto às atividades-fim do negócio.

Gostou do artigo e quer continuar lendo sobre tecnologia? Então, aproveite para ler o nosso post sobre os motivos para realizar backup na nuvem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário