A proteção a ataques cibernéticos é um dos pontos que os gestores de TI devem estar atentos continuamente para prevenir possíveis problemas que comprometam a segurança da empresa. Por isso, é fundamental identificar as principais medidas para prevenir-se e evitar prejuízos e problemas inestimáveis.

A proteção DDoS, assim, tem um papel fundamental neste contexto. Essa ação é responsável por minimizar as chances de ocorrência de um ataque de negação de serviço. É importante estar atento para isso porque, por ser uma ação relativamente simples, ele é utilizado constantemente pelos hackers. Em 2019, por exemplo, ocorreu um aumento de 180% no número de ataques desta natureza.

Vamos mostrar o que são os ataques DDoS. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.

O que são os ataques DDoS?

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) tratam-se de ações de negação de serviço, realizados por cibercriminosos. É uma das mais utilizadas, principalmente, pela sua simplicidade: derrubar um serviço (site, sistema, entre outros) pelo excesso de acessos.

Assim, o objetivo é inundar o tráfego do alvo da ação, ou então utilizando uma brecha para enviar informações que possam desencadear uma falha. Assim, diversos sistemas, no DDoS, ficam comprometidos.

Como os ataques DDoS oferecem riscos para as empresas?

Pode parecer relativamente inocente apenas gerar uma sobrecarga de acesso e tirar um sistema do ar, mas a questão é que um ataque DDoS pode oferecer sérios problemas para as organizações, principalmente no que concerne a riscos.

Em primeiro lugar, e talvez o ponto mais evidente, é que um ataque DDoS pode causar prejuízos consideráveis para a organização devido à paralisação das atividades. Pense, por exemplo, em um e-commerce que tem seu site derrubado em uma ação dessas. Mesmo que seja por alguns minutos ou horas, isso pode causar sérios problemas para o faturamento do negócio.

Contudo, muitas vezes, ele funciona como uma espécie de cortina de fumaça: enquanto os responsáveis por segurança digital da empresa estão dedicando seus esforços para a retomada do serviço, os hackers passam a agir em relação a outras vulnerabilidades existentes e, assim, realizam aquilo que deseja, como uma ação de intrusão, infecção por ransomware, entre outros.

Ou seja, a proporção de um ataque DDoS pode ir para caminhos que, infelizmente, poderiam não ser previstos e pegar de surpresa alguns profissionais que ainda são inexperientes na área e não tenham previsto esta situação. Por isso, é importante contar com uma proteção DDoS para ter uma maior segurança em seu negócio.

O que é a proteção DDoS?

A proteção DDoS assim, é uma forma de minimizar as chances de ocorrência deste problema no dia a dia. A partir disso, são elaboradas algumas práticas importantes de prevenção às vulnerabilidades e o uso de controles de cibersegurança, permitindo ou minimizar a ocorrência, ou ter uma resposta rápida e proativa para a situação. Algumas das medidas são:

  • gerenciamento de patches;
  • realização de testes de phishing no e-mail;
  • monitoramento do tráfego;
  • contrataque da tentativa de negação de serviço;
  • uso de algoritmos e softwares avançados para monitorar tráfego recebido, entre outros.

Quais as vantagens da proteção DDoS?

Vamos mostrar a seguir quais são as principais vantagens da proteção DDoS. Aproveite para entender as razões pelas quais este é um serviço fundamental para a sua empresa.

Aumento da capacidade de tráfego

Um dos primeiros pontos vantajosos da aplicação da proteção DDoS é garantir o aumento da capacidade de tráfego. Isso permite, também, ampliar o tráfego no site e sistema. Isso é importante para permitir um fluxo maior de acessos simultâneos e, assim, oferecer um melhor atendimento para eles. Isso permite, também, estreitar relacionamento com seu público.

Escalabilidade

Outra vantagem é que você terá escalabilidade em seu tráfego. O serviço permite que você possa utilizar uma variedade de configurações significativas para que possa se adaptar nos mais diferentes cenários, incluindo uma sobrecarga orgânica.

Isso auxilia, também, a garantir uma maior fluidez nas atividades do negócio e minimizar as chances de travamentos, falhas, entre outros pontos para o site ou sistema.

Segurança

A segurança da informação é um ponto cada vez mais primordial para as organizações. Por isso, é importante que você esteja atento a medidas importantes que auxiliem na prevenção de ocorrências nas rotinas internas.

Assim, as medidas aplicadas para a proteção DDoS podem auxiliar a implementar protocolos que auxiliem a prevenir outros pontos importantes relacionados a ataques cibernéticos, perda de dados, intrusões, entre outros pontos.

Maior tranquilidade

Seus colaboradores do setor trabalharão de forma mais tranquila, conscientes de que tanto a rede da empresa quanto o site estarão mais seguros e direcionar os esforços para outras questões importantes da organização. Com isso, pode-se garantir, até mesmo, maior tranquilidade em outras questões da organização.

Minimização de ocorrência de outros problemas

Como falamos, os ataques DDoS podem trazer problemas que vão além da negação de serviço e que podem impactar severamente as atividades da sua empresa. Por isso, é fundamental ter um serviço de proteção. Se o ataque não é bem-sucedido, não gera, assim, a distração necessária para outras ações e os hackers poderão ter o ataque frustrado.

Como adotar a proteção DDoS?

Diante dos benefícios, você deve estar considerando a possibilidade de adotar a proteção DDoS, não é mesmo? Mas como realizar a adoção da proteção DDoS? Para isso, você pode contar com o auxílio de uma consultoria especializada em TI.

Assim, ela pode mostrar quais são os principais pontos de vulnerabilidade existentes atualmente para esse tipo de ação e quais são as soluções e medidas a serem implementadas para este fim. Além disso, torna-se importante treinar seus colaboradores para saberem identificar previamente a possiblidade de ocorrência do problema e saber como intervir, bem como não tirar o foco de outras questões de segurança.

Conte, portanto, com empresas especializadas neste tipo de questão. Assim, serão implementadas as melhores medidas para proteger a empresa e minimizar possíveis danos.

A proteção DDoS, assim, merece atenção por parte dos gestores de TI. Então implemente essas soluções em seu negócio e garanta menos risco de problemas.

Gostou deste conteúdo? Achou interessante este tipo de proteção? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e leve-o para outros colegas de profissão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário