A possibilidade de sofrer ataques cibernéticos aterroriza até mesmo os usuários casuais de internet. Mas e quando falamos sobre um setor contábil inteiro? Aí, a perspectiva se torna ainda mais aterradora: isso porque informações fiscais valiosas estão em jogo.

Uma boa medida para garantir que todos esses cuidados sejam implementados é contatar uma empresa que conte com os melhores profissionais do ramo. Além disso, neste post mostraremos meios de proteger o setor contábil da sua empresa de ciberataques. Acompanhe!

Monitoramento de rede

É possível contratar uma empresa externa para monitorar a sua rede em tempo real, além de realizar a migração de servidores. Desse modo, você garante um aumento no nível geral de segurança, já que contará com o apoio de profissionais especializados nesse tipo de proteção.

Isso é especialmente importante em uma área sensível como a contabilidade, na qual os profissionais da área trabalham diretamente com dados dos clientes. É necessário se proteger da melhor forma possível contra vazamentos. O monitoramento de rede garante que a sua empresa possa se antecipar às ameaças.

Utilização de antivírus e softwares licenciados

A utilização de softwares piratas expõe a empresa a vulnerabilidades significativas. Os programas sem licença não recebem atualizações, por exemplo — isso expõe a rede a novas modalidades de ataques cibernéticos.

Além disso, a própria instalação de um antivírus expõe a empresa a riscos, já que é muito grande a possibilidade de o arquivo de execução estar acompanhado de um trojan, que torna a rede mais vulnerável aos ataques.

Armazenamento das informações contábeis

Guardar os dados na nuvem consiste na realização de cópias de segurança de dados valiosos da empresa. Dessa forma, caso algum equipamento seja infectado com vírus, por exemplo, os documentos estarão a salvo na rede.

Isso é fundamental para os profissionais de contabilidade, que lidam com dados de clientes a todo momento e ainda são responsáveis pela transmissão de informações fiscais ao governo. Manter seus dados a salvo se torna fundamental até mesmo para resguardar a boa reputação no mercado.

Backups realizados na nuvem são ainda mais importantes por oferecerem a possibilidade de consulta rápida, mesmo em smartphones. Dessa forma, é possível encontrar documentos de forma bem mais ágil. Além disso, pen drives e discos rígidos, por exemplo, estão sujeitos a furtos.

Capacitação dos colaboradores

Para elevar a segurança da informação como um todo, é necessário conscientizar e treinar os colaboradores. Só desse modo será possível garantir que eles realizem tarefas básicas destinadas à proteção dos sistemas. O mero ato de conectar um dispositivo trazido de fora pode acarretar consequências devastadoras para o negócio.

Assim, é fundamental contar com consultores especializados na área de tecnologia da informação. Eles transmitirão todo o conhecimento necessário para que as informações contábeis estejam a salvo da ação de cibercriminosos.

Controles de acesso

Em uma empresa, independentemente do seu segmento, há uma hierarquia clara, que define os papéis e tarefas delegadas a cada um. Desse modo, o colaborador de um setor não precisa ter, necessariamente, acesso a informações próprias de outro departamento.

Um sistema de controle de acessos funciona com essa mesma lógica: trata-se de oferecer níveis de acesso que estejam totalmente de acordo com a necessidade de que certos profissionais visualizem determinadas informações. Colaboradores pouco experientes são mais vulneráveis a ataques cibernéticos, por exemplo.

Dessa forma, um profissional que ainda esteja se familiarizando com a rotina fiscal e as tecnologias empregadas pode acabar comprometendo os dados acidentalmente, gerando vazamentos perigosos.

Como pudemos ver no post, a contabilidade é uma área especialmente sensível quando falamos de ataques cibernéticos. Com a ajuda de profissionais especializados e a terceirização da TI do seu negócio, será possível se precaver contra fraudes digitais e ainda otimizar a utilização de soluções digitais em seu negócio.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre as melhores opções de servidores? Então, aproveite a visita e leia o nosso post sobre a escolha entre uma opção local e um sistema na nuvem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário